A partir de hoje (07/01), a FENABRAVE (Federação nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa todo o setor de distribuição de veículos no Brasil, disponibilizou a consulta para os primeiros resultados de vendas de 2010.
Curioso como sou e habituado a fazer este tipo de consulta quase que diariamente, resolvi checar como o Cerato iniciou o ano-novo na sua batalha para se consolidar num segmento extremamente competitivo.
Com 88 unidades comercializadas nos 03 primeiros dias úteis de janeiro – 04 a 06, considerando que a FENABRAVE disponibiliza os resultados atualizados até o dia anterior -, o Cerato está a apenas 11 unidades do Linea (99) e já supera concorrentes como C4 Pallas (78), Focus Sedan (66), Megane (40) e Sentra (36), por exemplo. Em relação ao City, seu mais alardeado concorrente segundo a imprensa nacional, a distância ainda é grande – são 151 Hondas comercializados.
Para compreender um pouco mais as particularidades de cada mercado, resolvi analisar os resultados em alguns estados brasileiros:
REGIÃO SUL
Paraná
– No maior mercado do coreano neste início de ano, 14 unidades vendidas o colocam à frente de carros como o próprio Honda City, o Linea, o Sentra e o Megane, que é fabricado no estado.
Rio Grande do Sul
– Com 07 unidades, as vendas superam as de carros mais baratos como Idea e Golf e o fazem superar um forte concorrente como o Linea.
REGIÃO NORDESTE
Bahia
– No maior mercado para o Cerato na região, 11 unidades já foram vendidas. São números iguais aos do Voyage e que o colocam à frente de carros como Prisma, Astra, Polo Sedan e Fiesta Sedan.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Goiás
– 02 unidades vendidas, números iguais aos de Sandero e Linea, e superiores aos de City, Fit e C3.
REGIÃO NORTE
Amazonas
– Na região em que menos se vendem carros no Brasil, o Cerato, com 02 unidades, alcança a oitava colocação geral entre os automóveis.
REGIÃO SUDESTE
São Paulo
– Junto com o Paraná, é o maior mercado de Cerato neste início de ano. As 14 unidades nas ruas superam vendas de concorrentes como Sentra, Focus Sedan e o veterano Astra Sedan.
Rio de Janeiro
– Segundo mercado do coreano no país, as 13 unidades vendidas superam os resultados de concorrentes diretos como Vectra, Linea, City e Sentra.
Estes 07 estados representam pouco mais de 71% das vendas do carro, mas dão uma idéia interessante de como o mercado começa a enxergar o Cerato. Mais do que isso: de como a Kia pode se portar de maneira mais ativa em cada região para que o carro conquiste um crescimento sustentável.
Ao longo das próximas semanas, pretendo retomar este tipo de análise (que tanto gosto, diga-se de passagem).
Abraços!
Cara, estou impressionado com as informacoes detalhadas que vc traz. Agora fiquei bastante informado sobre o Cerato. Voce informa tudo que queriamos saber sobre o veiculo, ate o comportamento do mercado. Tenho um Megane e ja fui na Kia Recife para trocar num Cerato. Acho que na proxima semana fecho o negocio. Uma pergunta sobre uns itens que nao observei: nao existe marcador de temperatura? existe alarme?? grato. Tb sou de PE (Sao Bento do Una). Qual cor vc escolheu?
Hamilton, bom saber que você está acompanhando o blog.
Não existe marcador de temperatura, mas há um sensor no painel que avisa se houver qualquer tipo de anomalia. Em relação ao alarme, não vem de fábrica – considero este um dos poucos pecados da Kia. Mandei instalar na própria concessionária, saiu por R$ 350,00.
Em relação à cor, comprei o prata pela comodidade, já que era o disponível para pronta-entrega. Se pudesse, teria escolhido o cinza.
Parabéns pelo blog. Principalmente para quem tem o carro, estão sendo de grande valia as informações aqui a apresentadas Quanto à informação sobre o marcador de temperatura, creio que na versão E213 já vem com ele. Na minha, E202, realmente não tem o tal marcador.
Obrigado pelo retorno positivo sobre o blog, João!
vc é um doente, rapaz…
nunca vi um sujeito tão deslumbrado com um carro…
Cara, não estou deslumbrado com o carro, apenas ressaltando pontos que estou descobrindo ao longo do tempo. Mas é claro que, quando algo nos surpreende positivamente, costumamos falar sobre isso um pouco mais do que o normal.
Em relação a este levantamento de vendas, sempre o fiz, antes mesmo do Cerato.