Respondendo às dúvidas

Conforme prometi no post anterior, é hora de responder a perguntas enviadas por alguns dos nossos colegas – antes de tudo, quero agradecer pela participação.
Vamos lá:

Johny Berica
“Fala, Thiago. Sensacional o seu blog, estou caminhando para a aquisição de um Cerato, porém gostaria de saber um pouco mais sobre o tão comentado barulho interno após os 120 km/h, suspensão dura e sobre os preços de seguro.”
RESPOSTA:
Johny, após os 120 km/h o motor, extremamente silencioso em velocidades mais baixas, manifesta-se um pouco mais forte, mas nada que incomode uma viagem numa boa estrada.
A suspensão é mais firme que a de carros como o Vectra ou o Corolla, mas é mais confortável, por exemplo, que a do Civic – diria que é uma suspensão perfeita para países de primeiro mundo em que as ruas e estradas são verdadeiros tapetes. Não é algo, no entanto, que inviabilize a compra do carro.
Em relação ao seguro, o preço irá variar de acordo com o perfil do proprietário, com o CEP de residência, com a classe de bônus acumulado. De uma maneira geral, não é um seguro dos mais baratos – aqui em Recife, sendo casado, com classe 4 de bônus, garagem em casa e no trabalho, R$ 47 mil de danos materiais e de terceiros, o valor ficou em R$ 2.158.


Rafael
“Tenho dúvida em relação às rodas do Cerato. Notei que o seu é o mais básico e vem com rodas 15″!!! Eu achava que a roda do básico era 16″. E a roda 17″, tá disponível em alguma versão dele aqui no Brasil? Ele tem três pacotes, né? Básico MT, Completo MT e Completo AT. Se for isso mesmo, então o básico vem com 15″, o completo com 16″ e a roda 17″ não tem aqui?”
RESPOSTA:
Rafael, o Cerato é comercializado no Brasil atualmente em 05 versões:
– E.201, básico, equipado com câmbio manual e rodas de liga leve aro 15″;
– E.202, intermediário, equipado com câmbio manual e rodas de liga leve aro 16″;
– E.213, top, equipado com câmbio manual, rodas de liga leve aro 17″, maçanetas e friso traseiro cromados;
– E.252, top, equipado com câmbio automático de 04 marchas e rodas de liga leve aro 16″; e
– E.263, top, equipado com câmbio automático de 04 marchas, rodas de liga leve aro 17″, maçanetas e friso traseiro cromados.

Ale Arfux Jr.

“A minha pergunta é a seguinte: a quinta marcha, viajando a 110/120 km/h vai a quantos giros? Pergunto isso porque se passar muito dos 3 mil giros o carro fica beberrão na estrada.”
RESPOSTA:
Na única oportunidade que tive para ultrapassar os 120 km/h, o conta-giros acusou cerca de 3.500 rpm – o consumo instantâneo acusado pelo computador de bordo foi de aproximadamente 12 km/l. O ideal é rodar por volta dos 100 km/h, quando o consumo normalmente supera os 14 km/l utilizando o ar condicionado.

Augusto Breno

“Há um item do carro que não é muito comentado. O sistema Keyless. Você poderia falar um pouco sobre ele, e como funciona no Cerato?”
RESPOSTA:
Augusto, o keyless do Cerato possui 04 botões, 03 na parte frontal e 01 na parte traseira. Na dianteira, pode-se abrir e fechar o carro nos botões equivalentes a cadeados abertos e fechados, respectivamente. Há ainda um botão para abetura do porta-malas – para funcionar, basta apertá-lo por cerca de 03 segundos.
Na parte de trás, há um botão vermelho que serve para acionar um sinal sonoro do carro e localizá-lo, por exemplo, em estacionamentos lotados.
A parte negativa é que o keyless não é tipo canivete, mas um chaveiro pendurado à chave – algo que poderia ser revisto pela Kia, considerando todo o ótimo conjunto do carro.

Espero ter esclarecido às primeiras dúvidas. Se tiverem mais, por favor encaminhem para o e-mail thiagoparisio@gmail.com.

Abraços!