Aos muitos (como eu) que imaginavam tratar-se apenas de uma especulação, eis mais uma grande e agradável surpresa da Kia, o Cerato Hatch. Eis a matéria do site PIT STOP publicada há pouco:
“Essa deve pegar muitos de surpresa. A Kia apresentou nesta quinta-feira (1º), no Salão de Nova York, a versão de cinco portas do sedan Cerato, conhecido como Forte em alguns mercados. O hatchback havia sido flagrado em testes uma única vez e seu lançamento oficial era pouco cogitado, mas a montadora sul-coreana decidiu seguir sua nova filosofia e surpreendeu mais uma vez. Suas vendas se iniciam ainda este ano nos Estados Unidos e não há previsão de lançamento no Brasil.
O Cerato hatch é idêntico ao irmão três-volumes até a porta traseira. Daí para trás é (quase) tudo novo. Uma terceira janela dá ao modelo o aspecto típico da categoria e reforça a sensação de esportividade, já presente nas linhas da porta traseira com caímento acentuado – herança do sedan. A traseira inclinada exibe amplas lanternas que invadem a tampa do porta-malas e lembram o conjunto utilizado no utilitário Sportage.
Aerofólio, vidro com cortes retos e para-choque com aplique plástico que imita um extrator de ar dão o toque final de esportividade à traseira do hatch. Por dentro a Kia promete novidades, mas não divulgou imagens. Segundo a assessoria de imprensa da marca, o console central foi levemente redesenhado e há paddle-shift (borboletas atrás do volante) e sistema de ignição por botão para todas as versões.
Falando nelas, o Cerato hatch será comercializado nos Estados Unidos em duas opções de motorização: uma 2.0 e outra 2.4. Caso o modelo venha a ser lançado no Brasil, é bem provável que esteja disponível com o propulsor 1.6l de 126 cv e, na melhor das hipóteses, também com o 2.0 bicombustível.”
Se a lógica prevalecer, este modelo deverá estar no Brasil em 2011 para uma dura batalha no concorrido segmento dos hatches médios. Com este design, com os 05 anos de garantia e com o provável motor flex, é de se esperar um bom desempenho. O i30 que se cuide!
Abraços!