Eis o nosso primeiro depoimento vindo da região Norte: nosso colega Johnny Tavares, de Porto Velho-RO, gentilmente escreveu seu depoimento a respeito do seu Cerato recém-adquirido:
“Olá amigos cerateiros, quero trazer minhas impressões sobre o novo cerato de 6 marchas, especificamente o modelo e.233 ou SX.
Eu comprei ele no dia 16.12.10 em Curitiba, pois no PR estava mais barato e tinha o carro disponível no pátio, mas só peguei ele no dia 28.12.10 pq eu moro em Porto Velho-RO atualmente, e só entrei em recesso na última semana do ano. Enfim, bom negócio, preço da internet 59.900 + emplacamento + impostos + película + tapetes de bônus, só faltou o tanque cheio rsrs.
Quanto ao seguro do carro, cotei em vários lugares, realmente o da Kia é imbatível ficava em 2.800, mas eu acabei colocando no seguro de frota do meu pai q saia bem mais barato 1.500, mas p\ quem não tem essa possibilidade, o da Kia é a saída.
Bom, vamos passar para análise do carro em estrada. Eu sai de Guaratuba-PR com destino à Porto Velho-RO, com parada em Cuiabá-MT p\ descansar e curtir um pouco a família.
De Guaratuba-PR à Cuiabá-MT são +- 1.830 km, fiz o trajeto em 13 horas (já descontado tempo de abatecimento e parada p\ almoçar) eu e mais um ocupante, o Cerato fez aproximadamente média de 7,5 km/litro, sempre tentando manter uma velocidade mínima de 160 km/h, mas muitos trechos foi possível manter 200 km/h, e pouquíssimos à 220 km/h (vou postar os videos no youtube, depois posto o link aqui), sempre com rpm acima de 4.000 rpm. De Cuiabá-MT à Porto Velho-RO são 1.400 km, fiz o trajeto em 9 horas, só eu no carro, o Cerato fez média de 7,2 km/l, – idem – sempre tentando manter uma velocidade mínima de 160 km/h, mas muitos trechos foi possível manter 200 km/h, e pouquíssimos à 220 km/h.
O carro tem uma estabilidade enorme, quanto maior a velocidade mais colado no chão fica. Ultrapassagens com tranquilidade, pisou o motor responde de imediato com torque necessário à ocasião em marcha reduzida quando solicitado.
Sobre o carro perder traseiras em curvas, isso não procede, ele tem o comportamento normal de um carro sedã médio, e como tal deve-se em geral entrar aberto e ir fechando no ângulo central e tracionar na vetorial de saída da curva p\ reta, com isso elimina-se muita parte da força centrífuga gerando conforto e segurança.
Em relação à suspensão esta com certeza foi modificada, pois a minha amiga adquiriu o modelo igual o meu só que com 5 marchas à 2 meses atrás e eu o testei em trajeto urbano e na estrada, de fato a suspensão ficou mais macia, o único problema é que como a traseira é muito grande e pesada pode acontecer dependendo da lombada de ela pressionar totalmente a suspensão à ponto de ricochetear no retorno, mas isso ocorre em casos extremos, nada de se preocupar, apenas moderar na velocidade em lombadas, bem como na aceleração demasiada em saída delas.
Em relação ao conforto e posição de dirigir, posso dizer que parece um sofá da sala mesmo em altas velocidades, o isolamento acústico interno é ótimo atende as expectativas de um carro nesse patamar.
O que falta no Cerato que são meros detalhes mas deveriam existir: luz de cortesia no porta luvas, luz de cortesia embaixo do painel nos pés qdo da abertura da porta, bluetooth.
Único problema até o momento verificado: os farois estavam ficando embassados com umidade nos primeiros dias de uso, mas parece que parou… continuarei olhando p\ ver se o problema se repetira, o caminho será ir p\ ccs.
Avaliação: o carro é ótimo, desempenho, conforto, acabamento, melhor do que isso só se tivesse um motor 2.0, porque a carcaça merece e aspira por um, e um plus seria faróis xenon de fábrica na versão top”.