NA ESTRADA: Cerato é inimigo de lombadas

Praia do Chapadão (Pipa / RN)


O título pode parecer assustador, mas é a mais pura verdade quando se tem pela frente um carro com 04 pessoas a bordo, porta-malas cheio e lombadas acima da média pela frente. Foi o que encarei na minha viagem à Pipa (RN) no último final de semana.

Na estrada o comportamento, como sempre, foi exemplar. O carro respondeu bem quando foi necessário realizar ultrapassagens e se manteve bastante estável em qualquer situação. Na volta para Recife pude comprovar na prática: estava a aproximadamente 90 km/h e, de repente, apareceu um buraco à minha frente. A reação instantânea foi desviar – não havia nenhum carro ao lado nem atrás – e o Cerato manteve a firmeza necessária numa situação de emergência.

Já em Pipa a situação foi um pouco diferente. Numa região repleta de ladeiras e de ondulaçoes com altura acima do desejável, não foram poucas as vezes que senti o carro “lamber” o chão. E cada vez que acontecia era aquela dor no coração…

Para não perder o costume, o consumo foi muito bom. Considerando o trecho de ida, num misto de rodovia e de uma cidade com as condições desfavoráveis relatadas, a média foi de pouco mais de 10,7 km/l. Já na volta o consumo melhorou muito e a média foi de quase 14 km/l com ar ligado o tempo todo e 100 km/h de velocidade média.

Num dos próximos posts vou disponibilizar algumas belas imagens da região.