Nosso colega Rafael parece ter encontrado a solução para pelo menos um dos problemas relatados no post anterior e gostaria de compartilhar com todos:
“Hoje de tarde eu resolvi mexer no banco do meu Cerato por conta própria… O ruído estava me incomodando demais, e optei pelo “faça você mesmo”!
E deu certo… Nem que seja por enquanto!
Peguei uma chave “L” tamanho 14 e retirei o banco do meu carro para analisá-lo fora do lugar…
Ao retirar, logo percebi que não seria fácil resolver, pois apoiado no chão o banco não apresentou nenhum ruído, nem quando eu sentei nele…
Ao virar o banco de cabeça para baixo, notei que existia uma espécie de “pino-guia” em cada um dos trilhos, próximo aos buracos dos parafusos. E notei também que este pino entra dentro de um orifício do assoalho do carro sem enroscamento ou encaixe.
Deduzi que poderia ser a fricção do pino com o orifício que estaria causando o ruído, principalmente quando há uma pessoa sentada no banco, pois os trilhos sofrem uma pequena flexão para baixo, na parte central dos mesmos.
Peguei minha fita isolante 3M e enrolei umas 5 voltas de fita em cada pino, com sobra de fita para cima e para baixo, e coloquei o banco no lugar.
NÃO É QUE O RUÍDO PAROU?
Saí no carro com minha esposa ontem à noite e nenhum ruído…
Ainda estou em fase de testes, mas parece que o “faça você mesmo” funcionou!
Para quem está passando a mesma dificuldade em exterminar este barulhinho chato dos bancos dianteiros do Cerato, esta é uma boa dica!
Acho que quando levamos o carro na concessionária e o mecânico tira o banco fora, passa um óleo e retorna com ele para o lugar, este “pino-guia” deixa de fazer contato temporariamente com o orifício, e por isso que o ruído só volta a atormentar novamente após alguns dias de uso do veículo.
Segue em anexo uma ilustração do banco com o pino. (não reparem o lay-out bem amador!)
Grande abraço a todos!”