Proprietário reclama do consumo do seu Cerato automático

Nosso colega Alexandre Baima (Recife) nos enviou um depoimento sobre o alto consumo do seu Cerato automático e pedindo a colaboração dos demais leitores que porventura tenham passado pelo mesmo problema:
“Thiago,

Levei o meu carro, um Cerato E.263 2010/2011, na ultima segunda feira (22/11) para a Kia.

Inicialmente eu tinha um agendamento no dia 11/11, e levei o carro lá, e guando cheguei, me informaram que o carro teria que passar 2 dias para ser analisado. Como eu tinha um compromisso importante no dia seguinte, na parte da tarde, perguntei se não teria como me entregar até as 12h do dia seguinte, e me informaram que NÃO.

Fiz um novo agendamento para o dia 22/11, para que o carro ficasse 2 dias para ser analisado, conforme haviam me dito antes.
Para minha surpresa, no mesmo dia que deixei o carro, por volta das 17h me ligaram dizendo que o carro estava pronto e que eu poderia ir buscá-lo, o que achei bastante estranho.(antes seria 2 dias)

Ao chegar na Kia perguntei o que seria o problema, e me informaram que reprogramaram o carro e que ele estaria fazendo a media estimada. Acontece que após 2 dias de uso, não vi melhora alguma, ao contrario, inicialmente notei que ele consumiu mais do que antes (6,5 km/l, contra 6,8 km/l). E, atualmente, não estou convencido de que irá ocorrer alguma melhora.

Não sei mais o que fazer, a não ser acionar judicialmente a Kia, buscando uma reparação.

Conto com sua ajuda para divulgar a situação e pedir aos leitores que me ajudem a achar uma solução para esse problema.

Grato,

Alexandre Baima”
Alguém enfrentou um problema similar ao enfrentado pelo Alexandre? Se sim, como conseguiu resolver?