Onde está o cárter?

Uma das coisas que me chamou atenção quando comprei o Cerato foi a ausência do protetor de cárter como item de série e a sua indisponibilidade até mesmo como acessório nas concessionárias aqui de Pernambuco. A justificativa do vendedor era a de que o cárter do modelo estava instalado num ponto mais elevado e seguro de qualquer pancada. Pesquisando na comunidade oficial do carro no orkut, outros proprietários relataram a mesma situação. Até então, no entanto, eu não havia tido a curiosidade de ver o carro por baixo e se há realmente algum perigo em não haver qualquer proteção especial.
Hoje à tarde, ao levá-lo a um posto de serviço para a realização do 1º alinhamento e balanceamento, pedi ao funcionário que levantasse o carro ao máximo no elevador para que eu pudesse enfim tirar uma dúvida de algum tempo: o protetor realmente faria falta? Antes de qualquer comentário, vejam a foto a seguir:
A duas pequenas linhas em amarelo, que eu desenhei, servem para demonstrar a distância da parte mais baixa da dianteira do carro para a parte mais baixa do cárter.
A foto abaixo mostra o carro visto de frente:
Conclusão: pelo que pude constatar, o protetor de cárter para o Cerato não é realmente algo essencial, já que a altura em relação ao solo me pareceu suficiente. Somente uma pancada muito, muito forte seria capaz de fazer com que a peça pudesse ser comprometida.
De qualquer forma, aos que ainda não se sentirem seguros em deixar o carro totalmente desprotegido, é bom ficar atento com o possível surgimento desta peça como acessório nas concessionárias ou mesmo no mercado paralelo.
Abraços!