Depoimento de um proprietário – PARTE XXVII

Eis o relato de nosso colega Edemilton Scharnoveber (Curitiba / PR), feliz proprietário de um Cerato E.272, sobre o processo de aquisição e os primeiros momentos com o carro:

“Senhores Cerateiros,

Antes de tudo, preciso destacar que no processo de compra do meu novo Cerato ele sequer era uma das opções que eu tinha em vista. Na verdade, sempre dei mais valor aos opcionais adquiridos com o veículo do que a possibilidade de adquiri-lo 0 km. Em minha opinião, era melhor adquirir um seminovo completo do que um 0 Km com pouco opcionais.

Por outro lado, até aquele momento eu só tinha tido um único veículo 0 km (modelo nacional) e a experiência não foi muito boa, já que optei por um modelo enxuto e adicionei a eles diversos opcionais (ele ficou show, o mais completo da categoria). A decepção ficou por conta da revenda, já que dois anos e meio depois o vendi com quase R$ 15.000,00 de depreciação. E olha que o valor de compra nem era tão alto assim (em torno de R$ 40.000,00).

Prometi a mim mesmo que nunca mais tiraria outro veículo 0 km, a menos que a negociação fosse muito vantajosa ou na base do juro zero. A partir daí comecei a procurar minhas opções, já que estava saindo de um VW Polo Sedan 2.0 Comfortline 2004/2005. Esse carro era show. Comprei-o semi novo e paguei um bom preço, depois que me desfiz do antigo 0 km que tinha.

Meu interesse era, na verdade, por uma Mercedes C180 (a mais básica de todas), que já vinha com tudo – inclusive câmbio automático. Estava muito interessado no câmbio automático, já que meu antigo veículo tinha tudo que se possa imaginar de opcionais. Só me faltava mesmo o câmbio automático.

Todos sabem bem que a opinião feminina é sempre algo a se considerar quando se é casado. Ai de alguém comprar sem a aprovação da esposa. No meu caso não foi diferente. Ela odiou a opção da Mercedes, já que um modelo 2005 custava em torno de R$ 60.000,00, R$ 65.000,00. Carro velho, dizia ela e com toda razão. Era do mesmo ano que o meu, e eu ainda precisava investir mais do que o dobro para adquirir. Descartei.

Olhei então um Passat 2.0 FSI Turbo (automático, evidente) ano 2006/2007, um luxo. Carro velho, disse ela outra vez. Apesar de estar com 39.000 km, acabei lhe dando razão. Afinal, era dois anos mais novo que o meu e mesmo assim custava o dobro do que eu tinha (R$ 55.900,00). Neste momento, percebi que não a convenceria a menos que procurasse pelo rechaçado 0 km.

Realizei test-drive no Civic (completo), câmbio borboleta e tudo mais. Ela disse, falta porta malas… De fato, era menor até do que o próprio Fit no qual também fiz test-drive. “Carro muito pequeno, não combina com você” (tenho 1,76m de altura, não é muito, mas peso 90 kg). Achei que ela tinha razão outra vez.

Então veio a deixa: “nossa, que carro lindo… que carro é esse?”. No que eu olho para a TV, eis que surge a propagando promocional da KIA, Soul e Cerato a partir de R$ 49.900,00. Era esse que iríamos ver no dia seguinte.

Chegando à concessionária KIA PONTO K em Curitiba, fui muito bem atendido e para minha sorte, havia um único modelo por R$ 49.900,00 (preto), mas evidentemente, eu queria o automático e deste havia 03 unidades (vermelho, branco e prata). Me apaixonei pelo modelo com interior claro (cinza), mas este, somente o prata. É esse mesmo, exclamei, dependendo da negociação é claro… Completei. Então iniciamos nossas propostas.

A avaliação do meu usado ficou em R$ 1.000,00 a mais do que as demais concessionárias (Honda), e fiquei embasbacado quando ele me apresentou o preço final. R$ 57.900,00 pelo modelo E.272 (automático). Não obstante, realizei o test-drive num modelo E.272 disponível, mas equipado com rodas aro 17”. Fantástico! Minha esposa só teve uma queixa, quem ficaria com o carro, é claro, sugerindo que eu herdasse do dela.

Fiquei de pensar e voltar no dia seguinte (um domingo). Cheguei lá, disposto a fechar negócio, a loja abria às 10h, mas eu já estava lá às 9h40 aguardando a chegada do vendedor. E consegui o seguinte: modelo E.272 + sensor de estacionamento + alarme keyless + emplacamento + película + tapete carpet + banco de couro. É que eu tenho um filho de 02 anos de idade e o banco claro (cinza) iria precisar de lavagem pelo menos uma vez por mês. Briguei pelo couro, achei que seria a melhor pedida.

Pense no desespero. Depois de tudo negociado, ao tentar reservar no estoque, o vendedor observou que as 03 unidades que havia na loja tinham saído no dia anterior (sábado). Isso mesmo, o carro é tão formidável que vende muito rápido. Voltei para casa inconsolável. No final da tarde, ele me ligou novamente, dizendo que a sua gerente, tinha conseguido autorização para vender uma das unidades do estoque da KIA PONTO K de Pato Branco (parece que o estoque de todas elas – Curitiba, Ponta Grossa e Pato Branco – ficam aqui em Curitiba), ai ficou fácil.

Nem preciso descrever a emoção… Certo, peguei meu carro no dia 05/04/2011, ainda estou testando a máquina, mas confesso que mesmo tendo feito testes em carros “teoricamente” superiores eu não me decepcionei em nada com o veículo. Quanto ao consumo, pelos relatos que tenho visto me parece que enquanto se amacia o motor ele certamente irá consumir mais. Tomara, no primeiro tanque ele fez 7,33Km/l, no segundo ele fez 8,00Km/l e ainda estou no terceiro (no computador esta marcando 13,0l / 100 km), mas acho que vai acabar fechando mesmo nos 8,00 km/l.

Sobre o carro, só achei estranha a trava de vidro para passageiro de trás (filho pequeno), já que ela indisponibiliza inclusive os comandos do motorista (os vidros não funcionam). Além disso, se estiver travado o alarme não levantará os vidros quando for acionado.

O interior do meu carro, apesar de ser claro ficou com os bancos de couro em cinza escuro (meio grafite). Ficaram iguais aos detalhes do painel central e aos detalhes de porta (um erro da concessionária que não me incomodou, felizmente – eu tinha pedido tudo claro). Ficou sem igual, um show. Um interior bicolor, que não peca pela perda da esportividade, mas também não agride pela condição do só preto ou só cinza. É agradável de visualizar e acho que com o tempo não ficará enjoativo.”

Para-brisas substituído

Ontem pela manhã troquei o para-brisas danificado durante a viagem a Jatobá (PE). E digo uma coisa: nunca fiquei tão feliz em pagar R$ 180,00 relativos à franquia da seguradora.

Digo o porquê: um para-brisas novo para o carro custaria aproximadamente R$ 1.500,00! Isso mesmo, R$ 1.500!

O serviço ficou muito bem-feito e de quebra as palhetas do limpador também foram substituídas (gratuitamente) pelo seguro.

Fica a dica: jamais deixem de incluir a opção de cobertura para vidros, faróis e lanternas. É um pequeno aumento no valor presente do seguro que poderá evitar um grande gasto no futuro…

Cerateiro com dúvidas sobre alarme

Algum proprietário de Cerato E.233 ou E.283 saberia esclarecer a dúvida de um dos nossos colegas?

“Acompanho seu blog sobre o Cerato há bastante tempo, e no último fim de semana peguei o meu E.233.

Eu estou intrigado com o alarme! Eu mandei colocar, mas na nota fiscal consta assim: “MOD. ACIONAMENTO VIDROS”. Eu perguntei pra vendedora, e ela me disse que o alarme já tem, que se alguém quebrar um vidro, por exemplo, o alarme é disparado. Mas eu não encontrei aqueles sensores infra-vermelho de movimentação que ficam dentro dos carros.

Você poderia me tirar essa dúvida? O Cerato E.233 vem realmente com alarme anti-quebra-vidros por exemplo? Acho até um bom tópico para se postar no fórum, alertando os compradores, pois dificilmente os vendedores tocam neste assunto.

Desde já, meu muito obrigado!”

NA ESTRADA: Viagem a Jatobá (PE)

1.081 km e um pára-brisas trincado. Este foi o resultado do feriadão da Semana Santa para o Cerato.

Do abastecimento na saída de Recife (PE) até o 1º abastecimento na cidade de Petrolândia (PE) foram 502,8 km rodados. O consumo médio neste percurso foi de 12,86 km/l, com 5 pessoas a bordo, velocidade média de 100 km/h, porta-malas cheio e ar ligado quase 100% do tempo.

O lado ruim da ida está logo abaixo: para-brisas trincado graças a uma pedra arremessada por um caminhão num trecho em obras logo após o município de Garanhuns (PE). A partir de amanhã (25/04) vou correr atrás de lojas de acessórios vinculadas à minha seguradora, mas o prejuízo será de pelo menos R$ 180 (valor da franquia). Depois dessa aprendi: jamais fazer seguro sem cobertura para vidros, faróis e para-brisas, especialmente no caso de carro importado. Imaginem o prejuízo sem este benefício…

Com o carro mais leve – agora com 04 pessoas e bagagem no porta-malas – rodei mais 127 km em trechos entre Petrolândia, Jatobá (PE) e Paulo Afonso (BA) e o consumo melhorou em quase 7%: 13,74 km/l.

A volta seguiu as mesmas condições da ida, mas o consumo foi ainda melhor. Com gasolina comum (a mesma dos demais abastecimentos) cheguei aos 13,64 km/l. Nada mal.

Mais uma viagem e nada a reclamar do Ceratão. Bem, há apenas um pequeno ponto, mais do que conhecido por qualquer proprietário do carro: em trechos de asfalto ruim, a suspensão “reclama” um pouco. Em asfalto de qualidade, entretanto, o prazer ao dirigir volta com força total!

Só fico imaginando o que um Cerato 2.0 de 156 cv seria capaz de fazer nestas situações…

Depoimento de um proprietário – PARTE XXVI

Relato do nosso colega Medeiros, de Curitiba (PR), sobre o processo de compra de seu Cerato:

“Olá pessoal,

Moro na região metropolitana de Curitiba; comprei o meu Cerato E.222, 2010/2011, Prata, aproveitando a promoção da KIA nas versões de entrada do Soul e do Cerato (R$ 49.900,00 + Frete), numa negociação a meu ver satisfatória, já que consegui tirá-lo por R$ 55.000,00 com o alarme keyless e couro (segundo a vendedora, no padrão da versão do exterior, o KIA Forte).

Ontem fui ver o carro, cuja entrega será no dia 19/04, e confesso que fiquei maravilhado pelo que ficou o interior com esse couro; a cor é preta, porém as costuras e o bordado do logotipo da KIA foram feitos em cinza, acompanhando os demais detalhes do acabamento existentes nessa cor; ficou show mesmo; recomendo!!!

O seguro (danos a 3ºs em R$ 100.000,00 nas duas coberturas; assistência 24h; 100% dos vidros, lanternas e faróis; 400Km de guincho; cobertura em toda América do Sul; e 6 meses c/ 100% valor do 0Km + 15%), com franquia reduzida (R$ 1.464,00), pela seguradora KIA, sendo 1ro seguro, para condutora de 37a. + condutor de 50a., ficou ao valor de R$ 2.575,54 parcelado em 4x.

Desde antes de decidir sobre a compra, venho buscando o máximo de informações sobre o Cerato, aqui e no exterior (Forte). Já até sei onde comprar os complementos cromados da versão Top, adesivagem para proteção e personalização das rodas etc. Mas, confesso, que há muito tenho me focado nos problemas relatados. Face a isso, mesmo sem ainda ter pegado o meu, cheguei a algumas conclusões:

1. Existem Ceratos com problema na suspensão traseira, mas precisamente nos amortecedores, a que muitos atribuem a um lote específico, que pode ser corrigido, através de substituição desses, por Concessionárias KIA capacitadas (nem todas são);

2. O consumo do Cerato é muito bom, para um carro médio dos seus porte e conforto, em torno de 10Km/l na cidade e 13Km/l na estrada, para a versão mecânica, o que é corroborado por dezenas de testemunhos de proprietários;

3. Quanto ao Protetor de Cárter, NÃO DEVE SER COLOCADO!!!… Isso é fato, não só pelo que já foi dito (o Cáter do Cerato é mais elevado), mas também, e principalmente, por motivo de segurança, pois pelo projeto, também comprovado nos CRASH testes, em caso de colisão frontal o motor do Cerato cai para evitar sua penetração no habitáculo; o que não ocorrerá com o Protetor de Cárter; e

4. Como todo carro 0 Km, extistem eventuais problemas, comuns a qualquer linha de fabricação, de qualquer montadora. Já os tive de TODAS MONTADORAS, nacionais e importados (tropicalizados), de versões intermediárias às Top de Linha e, em todas, sempre tive um problema ou outro, particularmente em se tratando de modelos novos (lançamentos).

Em suma, sou uma pessoa muito detalhista no que tange ao veículo que dirijo e, posso lhes assegurar que, nenhuma anomalia foge-me. E, a meu ver, a maioria dos problemas relatados como: ruídos internos, maus contatos elétricos, regulagens de portas e tampas, não desmerecem o Cerato e são encontrados em alguns veículos de TODOS os modelos de QUALQUER montadora, particularmente nos importados… é uma questão de “sorte’.

Contrapõem-se a isso apenas dois tipos de relatos: os dos “sininhos” no motor (antigamente “batidas de pino”) e dos problemas na suspensão traseira que, muito embora possam ser casos isolados, compromete até a segurança dos ocupantes do veículo.

Para esses “premiados” com esses problemas (queira Deus que eu também não comungue dessa “sorte”), pela minha experiência, sugiro que se baseiem na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor) e acionem por escrito (mediante recibo, ou AR): em 1ª Instância a concessionária; em 2ª ela e a KIA (paralelamente). Na citada Lei, encontram-se até os prazos máximos para as correções dos problemas. E, se não atendidos, antes de recorrer à Justiça, encaminhem todo o histórico à mídia especializada (revistas e jornais).

Nunca cheguei à Justiça… Na minha “briga” mais difícil, num reparo de uma S10 Exceutive Diesel 4×4, já fora de garantia, que teria a mim o custo de mais de R$ 18.000,00, para a troca da caixa de transferência (americana) e do diferencial traseiro, quando cheguei à mídia especializada, a GM cedeu e reparou-a gratuitamente o veículo.

Voltando ao meu Cerato, seu batismo será na viagem de Páscoa com a família, onde percorreremos cerca de 1.500Km… Minha expectativa sobre o comportamento do carro é grande, vamos ver como ele se comporta…”

Dossiê CONSUMO: última chamada!

O prazo para envio de informações sobre o consumo dos nossos carros para finalizar o DOSSIÊ foi prorrogado até o próximo domingo (24/04). As informações necessárias são as seguintes:

– VERSÃO DO CERATO
– TIPO DE CÂMBIO
– QUILOMETRAGEM ATUAL
– PERCURSO MAJORITÁRIO (CIDADE OU ESTRADA)
– DISTÂNCIA DOS PERCURSOS DIÁRIOS (ATÉ 10 KM, ENTRE 10 E 20 KM OU ACIMA DE 20 KM)
– TIPO DE VIAS (PLANAS OU COM ACLIVES/DECLIVES)
– TRÂNSITO MAJORITÁRIO (REDUZIDO, MÉDIO OU INTENSO)
– TIPO DE COMBUSTÍVEL (GASOLINA COMUM OU ADITIVADA)
– CONSUMO MÉDIO (CIDADE E ESTRADA)

Lembrem-se: o e-mail é thiagoparisio@gmail.com.

BEST CARS 2011: Kia é destaque em premiação da revista CARRO

Prêmio BEST CARS 2011 (foto: Revista Carro)

A Kia Motors foi um dos grandes destaques da edição 2011 do BEST CARS, reconhecida premiação promovida pela revista CARRO desde 1996. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (19/04), em São Paulo (SP), e concedeu à sul-coreana 03 prêmios.

O Soul foi escolhido como melhor na categoria STATION / MONOVOLUME pelo 2º ano consecutivo e derrotou por boa vantagem o Citroën C4 Picasso e o Honda Fit.

Kia Soul - vencedor na categoria STATION / MONO

Já o novo Sportage garantiu a posição de honra na categoria SUV ao deixar para trás o Hyundai ix35 e o Sorento, também da Kia.

Kia Sportage - vencedor na categoria SUV

E por pouco a Kia não ganha mais uma: o Cerato ficou em 2º lugar na categoria SEDÃ MÉDIO após disputa intensa com o Toyota Corolla. O Honda Civic ficou na 3ª colocação.

Por fim, a Kia Motors venceu na categoria CLIENTE MAIS SATISFEITO e deixou Nissan e Audi, respectivamente, para trás quando o assunto foi índice de satisfação de seus proprietários.

Para conhecer todos os vencedores da edição 2011, clique aqui.

1 MÊS!

Há exatamente 01 mês o NOVO CERATO passava a existir neste novo endereço. Com novo visual e maior interatividade, foram quase 10 mil visitantes únicos neste período. Só tenho uma coisa a dizer a todos vocês: MUITO OBRIGADO!

Que este seja o primeiro de muitos outros meses pela frente!

O maior desafio para o meu Cerato

De amanhã (21/04) até o próximo domingo (24/04) estarei ausente por conta de uma viagem até Paulo Afonso (BA). Serão pelo menos 850 km percorridos entre ida e volta, o maior trecho que já encarei com o Cerato. Na volta conto tudo sobre a passeio, consumo, comportamento do carro.

Mas não se preocupem: o NOVO CERATO estará atualizado durante estes dias.

Um grande abraço!

Adesivo do NOVO CERATO: conheça os ganhadores!

O NOVO CERATO agora irá circular também no Paraná, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Conheça os “cerateiros” que foram rápidos no gatilho e ganharam o adesivo para o vidro traseiro dos seus carrões:

Caetano André Vasto (Porto Alegre / RS)
Júlio Cesar Pereira Filho (Curitiba / PR)
Thiago Rodrigues Mothé (Campo dos Goytacazes / RJ)

O adesivo, sem custo algum, será entregue na residência de cada um.