MOTOR SHOW compara Cerato com Vectra

Foto: MOTOR SHOW


De olho na briga pela 3ª posição entre os sedãs médios, a edição de fevereiro da revista MOTOR SHOW realizou um comparativo entre o Cerato E.283 automático e o Chevrolet Vectra 2.0 Flex Elegance. A dica da matéria foi do nosso colega Ariano.

Eis alguns dos principais pontos da avaliação:

“Com preço e design extremamente atraentes, e tecnologia bem mais moderna, o sedã coreano caiu nas graças do consumidor.”

“O dono do Vectra gasta cerca de R$ 3,70 com manutenção a cada 100 quilômetros rodados, enquanto o do Cerato gasta R$ 3,96 no mesmo percurso. Isso não faz muita diferença, se considerarmos que o consumo mais alto do Chevrolet neutraliza essa vantagem.”

“Mas o resultado mais marcante surge na medição de consumo. Nas avaliações feitas na cidade e na estrada, obtivemos marcas bem próximas às divulgadas pelo Inmetro para o modelo: 10,3 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada). A diferença é brutal: o Vectra consome 38% mais gasolina na cidade do que o Cerato e 35% mais gasolina na estrada.”

“Para quem modernidade é essencial, o coreano é a melhor opção. Já manter um Vectra é mais fácil e barato. Ideal para quem quer economizar.”

A matéria completa está em http://www.motorshow.com.br/edicoes/335/artigo211313-1.htm

Abraços!

NA ESTRADA: Cerato é inimigo de lombadas

Praia do Chapadão (Pipa / RN)


O título pode parecer assustador, mas é a mais pura verdade quando se tem pela frente um carro com 04 pessoas a bordo, porta-malas cheio e lombadas acima da média pela frente. Foi o que encarei na minha viagem à Pipa (RN) no último final de semana.

Na estrada o comportamento, como sempre, foi exemplar. O carro respondeu bem quando foi necessário realizar ultrapassagens e se manteve bastante estável em qualquer situação. Na volta para Recife pude comprovar na prática: estava a aproximadamente 90 km/h e, de repente, apareceu um buraco à minha frente. A reação instantânea foi desviar – não havia nenhum carro ao lado nem atrás – e o Cerato manteve a firmeza necessária numa situação de emergência.

Já em Pipa a situação foi um pouco diferente. Numa região repleta de ladeiras e de ondulaçoes com altura acima do desejável, não foram poucas as vezes que senti o carro “lamber” o chão. E cada vez que acontecia era aquela dor no coração…

Para não perder o costume, o consumo foi muito bom. Considerando o trecho de ida, num misto de rodovia e de uma cidade com as condições desfavoráveis relatadas, a média foi de pouco mais de 10,7 km/l. Já na volta o consumo melhorou muito e a média foi de quase 14 km/l com ar ligado o tempo todo e 100 km/h de velocidade média.

Num dos próximos posts vou disponibilizar algumas belas imagens da região.

NOVO CERATO de cara nova

O NOVO CERATO agora conta com domínio próprio.

Depois de quase 1 ano e meio no endereço anterior (http://novocerato.blogspot.com), iniciamos agora uma nova etapa neste novo endereço. Teremos maiores facilidades de navegação, de interação e um novo visual para tornar o espaço ainda mais atrativo para os amigos que fizemos ao longo deste período.

Sejam muito bem-vindos ao NOVO CERATO agora com nova roupagem!

Kia vende Cerato a partir de R$ 49,9 mil – PARTE II

Entrei em contato com a concessionária INTERVIA aqui de Recife e os preços que estão sendo praticados são os seguintes, já incluindo frete:

E.221 (entrada, manual) – R$ 51.900
E.222 (intermediária, manual) – R$ 55.400
E.233 (top, manual) – R$ 58.400
 

Não há mais nenhuma unidade das versões automáticas E.272 (intermediária) e E.283 (automática).

Abraços!

Kia vende Cerato a partir de R$ 49,9 mil

A Kia está vendendo as últimas unidades da linha 10/11 com um desconto médio de R$ 3 mil. O Cerato E.221 (versão de entrada) está sendo oferecido por R$ 49.900 + frete. Não sei dizer se as demais versões também estão sendo oferecidas com o mesmo desconto, mas vou buscar esta informação.

Eis uma boa oportunidade para quem estava em dúvida sobre que carro comprar. Um Ceratão por menos de R$ 50 mil é ou não tentandor?

P.S.: Este é o post nº 250 do blog. Que venham pelo menos mais 250!

DICA: planilha para controle de combustível

Nosso colega Sílvio Moreira, de Brasília (DF), criou uma interessante planilha para acompanhamento do consumo de combustível do Cerato:

Neste formato é possível preencher, entre outras coisas, o tipo de combustível utilizado, o consumo indicado no computador de bordo e o consumo real.

Quem tiver interesse é só pedir o arquivo através do e-mail thiagoparisio@gmail.com.
Abraços! 

Valor de revisões em João Pessoa (PB) – TABELA MARÇO/2011

No final de dezembro publicamos os valores de revisões praticados em João Pessoa (PB). Nosso colega Felipe Costa gentilmente nos enviou a tabela atualizada praticada por uma das concessionárias da bela capital paraibana:
“Primeiramente quero parabenizá-lo pela iniciativa na criação do Blog. Através dele, pude obter muitas informações sobre o Cerato e confirmar que realmente eu pareço ter feito a escolha certa.
 

Estou mandando, abaixo, a tabela atualizada para os valores de revisões em João Pessoa. Vi que já houve uma publicação no blog em dezembro, mas hoje passei na Kia Dubai e peguei os valores novamente, percebendo que houve uma mudança em relação aos de dezembro:10.000 km – R$ 433,91
20.000 km – R$ 789,82
30.000 km – R$ 433,91
40.000 km – R$ 1.310,75
50.000 km – R$ 433,91
Atenciosamente,

Felipe Costa”

Pausa para viagem!

De hoje (18/03) até domingo (20/03) estarei na praia da Pipa (RN) comemorando o aniversário de minha mãe. Vou de Cerato e na volta relato o comportamento do carrão durante o percurso.

Não deixem de visitar o blog, teremos atualizações nos próximos dias!

Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE XXIII

Experiência com um Cerato E.233 relatada pelo nosso colega Luis Juliatto (Curitiba/PR):

“Olá colegas de Cerato!

Como muitos no blog, resolvemos, eu e a esposa, trocar de carro, saímos de um polo sedan completo e fomos fazer a procissão em todas as concessionarias que tinhamos listado. Fomos ver o Livina, bom carro com visual estranho, me apaixonei pela Tucson, mas minha esposa achou “muito grande”, andamos no Sentra, que tem um cambio automático ótimo, fomos ver o City, que minha esposa adora, bem adorava, até ver o acabamento interno.

Bem, o City… como tenho 1,90, ao entrar no carro já bati a cabeça na coluna da porta, ao ver o acabamento da porta, o carro perdeu pontos, mas o máximo foi quando a vendedora abriu a tampa do porta malas, um horror, não tinha nem um acabamento, nem um forrinho de carpete sequer, e ela falou que isso era assim mesmo, resultado, desistimos na hora.

Fomos decididos a comprar um Cerato 222, tinhamos feito o teste drive no 283 automatico, e queríamos um carro manual, escolhemos a cor, de inicio o cinza, nao tinha a pronta-entrega, depois o prata, que também nao tinha, e não gostamos do cereja.

O vendedor falou que iria demorar uns 20 a 30 dias pra chegar, falei que nada feito e sai da loja, na metade do caminho ele me ligou e me fez uma proposta irrecusável: pegar o 233 manual , trocar as rodas 17′ do 233 pelas 16´ do 222 e incluso couro, tapete de carpete e pelicula.

Valor final de negociação à vista: R$ 55.000,00.


Adoramos o carro e estamos muito felizes.”

Depoimento de um proprietário – PARTE XXII

Agradecendo antecipadamente a colaboração, segue o depoimento do nosso colega Wendell Andrade (SP) sobre a compra e a convivência com seu Cerato E.213:

“Moro em Mauá-SP, região do grande ABC, e antes do Cerato tive um Voyage 1.6 Trend, era um modelo com direção e travas mas sem ar condicionado na cor preta, que apesar de achar talvez a cor que mais deixe os carros bonitos, depois de poucos meses era fácil achar pequenos riscos que iam só crescendo.

Sendo assim decidi dar um upgrade e parti em busca de um sedã médio, nunca gostei de carro hatch, adoro sedãs. Isso foi no final de Outubro de 2010, e tinha cerca de R$50.000 pra gastar e mesmo assim fui ver carros até acima disso, as opções eram, Citroen C4 Pallas, Honda City, Ford Focus, New Fiesta, Nissan Sentra, GM Vectra, VW Polo e Fiat Linea, ou seja, fui atrás de todo o segmento praticamente.

Sobre os concorrentes, bem, o Polo só entrou na lista porque eu tinha a chance de tira-lo diretamente da montadora e isso dava um desconto razoável, mas o carro não me atraiu em nenhum sentido, Vectra apesar de me agradar e de ser robusto, tem um interior ultrapassado, Linea, é caro demais para o que ele entrega, C4 Pallas gostei muito, mas naquele momento estava por volta dos 60mil o que ultrapassava demais meu budget, o mesmo com relação ao Focus Sedã, o Sentra me agradou muito, apenas achei que o mercado pós venda dele era muito ruim, já new fiesta e City, me enganei profundamente ao achar que são concorrentes do Cerato, porque não são, o New Fiesta estava R$54.900 e o City da maneira que ficasse com todos os equipamentos do Cerato saia por absurdos R$61.000. Ai não teve jeito, fui a KIA pensando em pegar um Cerato na versão manual mais básica (que a vinha com bastante coisa) por 49.900 e sai da concessionária com um E.213 completasso, por 53.800.

Achei o carro lindo, tanto o exterior quanto seu interior, queria um cinza, mas acabei pegando um prata em função de não ter a cor em curto tempo. Na cidade onde moro tem muitas, mas muitas subidas e mesmo assim tenho feito média de 9 – 10 km/l, numa viagem recente de cerca de uns 250km, pela Dutra que liga SP ao Rio de Janeiro, consegui fazer 16,05km/L minha maior média até agora. O design do carro acho superior ao de Civic e Corolla tranquilamente, a frente é invocada e a traseira, bem a traseira é sem comentários.

A única coisa que não gosto é o fato da segunda marcha ser muito longa, o que em aclives muito acentuados, caso não seja possível entrar com certo embalo torna-se obrigatório o engate da primeira marcha. Atualmente parece que o Cerato esta vindo com a chave canivete, já que o meu veio com uma chave de Kombi, tive que comprar a canivete por fora. De resto é um carro do qual não me arrependo nem um pouco da compra, atualmente esta com 5.800km rodados e nenhum problema a relatar.

A família KIA tem crescido, recentemente comprei um Picanto para o meu Pai que deve chegar em cerca de uma semana e hoje caso fosse trocar de carro a KIA seria minha primeira escolha sem dúvida.

Abraço a todos que frequentam o Blog.

Wendell Andrade
www.cineemfoco.zip.net