Depoimento de um proprietário – PARTE XXI

Quem relata agora a sua experiência de compra e o comportamento do carro é o nosso colega Alexandre Borba, de Recife (PE):

HISTÓRICO SOBRE A COMPRA

Fechei negócio no dia 23-02-2011 em um E.272 preto o preço na concessionária Intervia aqui de Recife foi de 63.900,00 questionei o vendedor, sobre o preço divulgado no site da Kia Motors (61.900,00) ele alegou que a diferença de R$ 2.000,00 se dá pelo frete pago entre Vitória do Espírito Santo e Recife. Após algum tempo de negociação, aleguei que não haveria carro na negociação já que já tinha vendido meu usado, o vendedor, então, disse que poderia dar um desconto de R$ 1.300,00 no valor do carro ficando por 62.600,00, além disso, foi oferecido como cortesia:

– Alarme;
– Tapetes originais;

– Protetor de Cárter;

– Bônus de R$ 200,00 caso fosse comprar algum acessório na loja

Sendo assim decidi instalar o sensor de estacionamento, pois, já estava acostumado com essa comodidade no carro anterior (Polo Sedan 1.6), então com o bônus de R$ 200,00 a instalação ficou por R$ 400,00.

Recebi o carro dia 03-03-2011 (8 dias após o fechamento) o IPVA ficou por 1.434,58 (62.600*2,5%*11/12) o DPVAT = 106,00 e emplacamento = 390,00 totalizando 1.930,58. O seguro totalizou R$ 1.462,00.


DIRIGIBILIDADE

Quanto às impressões ao dirigir, achei o carro com um torque muito bom em baixas rotações, também muito bom em retomadas de velocidade e com um nível de acabamento interno excelente, outro ponto que me chamou atenção foi a estabilidade do carro realmente transmite segurança a quem esta dirigindo.

Muito boa a suavidade das trocas de marcha do câmbio de 6 marchas, como a reportagem da 4rodas disse “parece até um CVT”, porém sem aquela sensação do carro estar sempre “solto”, ainda sobre o câmbio, o modo seqüencial de troca de marchas é um ponto forte do carro, é muito útil e prazeroso quando você vai fazer uma ultrapassagem, na estrada, coloca no modo manual reduz uma marcha e ultrapassa com segurança… NOTA DEZ!

Percebi também, como alguns dos seguidores deste Blog que quando o carro esta com 4 adultos e algumas bagagens a parte traseira do carro fica, por vezes, “raspando” nas imperfeições da estrada, não sei se com pneus de perfil mais alto como na versão que utiliza pneus R15 195/65 isto seria minimizado… talvez?

Um detalhe que tenho curiosidade de saber é se alguém trocou os alto falantes do carro, por outros mais potentes com amplificadores??? E qual o resultado?

No mais, parabéns pelo Blog e continue nos atualizando com notícias sobre o CERATO”.

Depoimento de um proprietário – PARTE XX

Chegamos ao 20º depoimento de um proprietário aqui no blog. O responsável pelo número é o nosso colega Diogo Dalpiccol (RS):

“Em dezembro de 2010 comecei a busca ao automóvel perfeito, olhei diversos carros e fiz o test-drive em todos os carros que eu teria um suposto interesse: o Vectra GT, o I30, Focus GLX 1.6, o New Fiesta e o Cerato, é claro.
 

Até então, antes fazer o test-drive com qualquer um desses carros citados eu estava praticamente certo que negociaria o Focus, mas após o test-drive e uma possivel negociação com a vendedora não cheguei a um minimo multiplo comum, então nada feito.

Para encurtar um pouco a história, cheguei ao final dos test drives com os carros citados e fiquei entre o Cerato e o I30.

Foi onde resolvi então optar pelo Cerato, primeiro motivo foi o espaço (sedã, né), depois veio a análise do seguro, também acreditei que fosse mais economico que o I30, pois são motores com bastantes CV de diferença.

Então no dia 14/02/2011 fui à concessionaria Kia de Caxias do Sul (RS), onde acabei optando pelo modelo E.233, que seria o Top de Linha com câmbio manual, onde teria a pronta-entrega um branco, um preto e outro cinza, e acabei optando pelo branco. Acredito ter feito um bom negócio, paguei por esse carro o valor final de 59.385 e ganhei as peliculas e os tapetes de carpete, nada de borracha.

No dia 18/02/2011 exatamente às 16;00 fui à concessionaria buscar o Cerato, a vendedora realizou a entrega técnica e sei que acabei saindo da concessionaria por volta das 18:30, onde sai com o veiculo sem emplacar e fui realizar o emplacamento na outra semana.

Já faz quase um mês que estou com o Cerato, ele não tem nem 800km pois uso ele somente para ir ao trabalho fazendo em média 30km por dia, e depois para passeio aos finais de semana.

Estou muito contente com o veiculo, o consumo está muito bom: dentro da cidade com o ar ligado (nunca desligo) marca no computador de bordo entre 9.3 a 9.6km/l a cada 100km.

Enfim, tenho só elogios ao carro e não levo nem um arrependimento da minha compra, é meu primeiro veiculo da KIA e se o carro não me decepcionar em nenhum momento em que estiver com ele com certeza na hora da troca vou optar pela KIA novamente, que como podemos ver esta se superando em termos de crescimento em todo o mundo.

Gostaria de agradecer ao Thiago que teve a idéia de divulgar esse blog, muito legal mesmo.

Um forte abraço a todos os cerateiros do Brasil.”

De onde são os "cerateiros" do blog?

Na semana passada publiquei a enquete sobre as regiões de origem de cada “cerateiro” do blog.

Com os resultados finais, constatei uma interessante coincidência percentual entre os números gerados e a participação de vendas do Cerato em cada região em 2010:

É interessante perceber que esta proporção se mantêm com relativa constância ao confrontarmos os números dos dois primeiros meses de 2011:
Será que 2011 reservará alguma surpresa nos números finais?

Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE XIX

Eis agora o depoimento do nosso colega Danilo Oliveira sobre a experiência de aquisição de um Cerato E.283 10/11 numa concessionária de SP:

“Olá Thiago,

Parabéns pelo Blog!

Queria deixar minha experiência de compra do meu Cerato E283, para futuros compradores e obviamente caso você ache valer a pena publicar.

Após breve pesquisa de preços escolhi a concessionária do Ipiranga em São Paulo, o preço me pareceu ótimo:

R$61.600,00 + R$2.900,00 pra colocar couro, alarme, InsulFim e tapetes (conforme consta na nota de pré-venda) = R$64.500,00 + R$3.300,00 de documentação e placas (foi fechado por R$3.100,00).O prazo de entrega pra mim também estava ótimo (cinco dias úteis). Na sexta-feira dia 19/02 fechei negócio.

Na segunda-feira dia 21/02 liguei pro meu despachante pra ver quanto ele faria a documentação pra mim e ele me informou R$3.100,00, liguei então de volta para a concessionária e falei que faria a documentação por fora, pois seria mais barato. O vendedor então me disse que não seria mais possível pois já havia mandado tudo para o despachante da concessionária. Questionei então como era possível se o banco no qual estava fazendo o financiamento de parte do carro não havia dado ordem de faturamento, sendo impossível dar entrada junto ao DETRAN. Ele me falou então que estava sendo tudo feito através do chassi do carro.

Duvidando de tal informação, peguei o nome do despachante da concessionária que o vendedor havia me passado pra fazer o DOC de R$ 3.300,00 e procurei no Google achando o seu telefone. Liguei para o mesmo e me passei por uma pessoa que havia comprado um Cerato em outra concessionária e gostaria de emplacar com ele. Ele então me cobrou R$3.050,00.

Indignado, liguei para a concessionária e questionei a diferença de preço sendo o mesmo despachante. O vendedor me informou então que o preço de R$3.050,00 seria pra emplacar no DETRAN, e que para emplacar na concessionária existia este valor adicional. O que não aceitei, e falei que pagaria no máximo R$3.100,00, que foi o que meu despachante pessoal cobrava, foi fechado então por este valor.

Na sexta-feira dia 25/02 fui retirar o carro. Devido à demora da concessionária em identificar o pagamento do banco, não deu tempo de emplacar e retirei o carro sem placa mesmo, pois não queria ficar o final de semana sem carro.

Daí seguiram alguns problemas, os tapetes que fechei no pacote de acessórios e que foram colocados no carro, eram aqueles de borracha de R$40,00. Questionei o vendedor e ele falou que os originais ou similares são muito caros e não podem ser incluídos no pacote. Fiquei indignado, era melhor ter falado que pra colocar os originais seria R$100 a mais do que falar que os tapetes estavam inclusos e colocar esses de borracha que ficam grudando nos pés, uma falta de respeito. O InsulFilm do vidro traseiro e passageiro da frente estava (está) cheio de bolhas, o vendedor pediu pra ver se em poucos dias as bolhas saiam com o sol. Como falei, não podia ficar sem carro no final de semana, então retirei o carro.

Sábado tive de pegar um avião para Curitiba a trabalho, voltei na quinta-feira dia 03/02 e fui até a concessionária para emplacar e tentar mais uma vez os tapetes. Viagem frustrada, pois nem falando com o gerente consegui os tapetes, morri em R$200,00. O InsulFilm eles concordaram em trocar o do vidro traseiro e vou ter que agendar.

Detalhe: não consegui o cabo USB-iPOD e tive de pagar R$250,00 pelo mesmo na concessionária.

Outra dica que peguei no Blog do Novo Cerato foi a calibragem dos pneus, assim que tirei da concessionária parei no posto pra abastecer e calibrar, e qual não foi a surpresa em ver que os pneus estavam com 47 psi.

Fica aqui alerta para futuros compradores, não se deixem levar pela euforia de tirar o carro da concessionária, deixem tudo bem claro e especificado no pedido de venda durante a compra do seu Cerato (como TAPETES ORIGINAIS) para não terem surpresas desagradáveis como tapetes de borracha, peça película antivandalismo também, a que instalaram no meu foi aquela simples mesmo, e pesquise o preço da documentação para não pagar comissão a concessionária.

Meu próximo carro com certeza será um KIA, mas não nessa concessionária.”

VENDAS: Resultados de FEVEREIRO/2011

Com 1.653 unidades vendidas em fevereiro, o Cerato manteve a 3ª posição entre os sedãs médios – atrás do Toyota Corolla (1º) e do Honda Civic (2º). Estes números representam um crescimento de nada menos que 127,37% em relação às 727 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.
A diferença em relação ao Civic caiu de 651 unidades para 492 de um mês para o outro. Já a vantagem em relação ao Vectra subiu de 251 para 268 unidades.

Confira abaixo as análises por regiões, por estados e o consolidado:

CURIOSIDADES:– O Cerato liderou o segmento em Alagoas e no Tocantins, assegurou a 2ª colocação em nove estados e garantiu a 3ª posição em outros nove;
– No Ceará e no Pará o Cerato foi derrotado pelo Civic por apenas 1 unidade;
– São Paulo se manteve como principal mercado do Cerato, com o Rio de Janeiro vindo logo na seqüência. O Rio Grande do Sul completou o pódio;
– Roraima foi o único estado em que nenhuma unidade coi comercializada;

Abraços!

PAUSA para o final de semana

Pessoal,
Aproveitando o período de carnaval e a necessidade de um descanso, passarei o final de semana numa praia. O blog não terá qualquer atualização hoje e amanhã, mas na próxima segunda-feira (07/03) estarei de volta com novos posts.
Abraços!

PERSONALIZAÇÃO: sugestão para teto

Uma curiosa sugestão de personalização para o Cerato: nosso colega José Maria Bezerra (São Luís / MA) teve a idéia, analisou no computador e depois aplicou no teto do seu modelo adesivo que simula uma capota de carro conversível. O resultado ficou bastante interessante.

Vejam outras fotos:

Preços de revisões em Belo Horizonte (MG) – VALORES FEVEREIRO/2011

A colaboração agora vem de MG: nosso colega Marcelo Campos enviou os preços praticados por duas concessionárias da capital mineira:
BRISA MOTORS
AUTOMARK
Detalhe: nas duas concessionárias o valor da 1ª revisão mais alto não chega aos R$ 250,00. Os preços no país, de uma maneira geral, começam a cair. Isso é bom e deve ficar ainda melhor quando os valores forem tabelados “de verdade”.