DICA: Como fazer com que o MP3 n

Quem ainda não teve a experiência de conectar um MP3 ao som do Cerato e ao desligar o carro e depois ligá-lo novamente ver que a 1ª música da seleção sempre aparecia novamente? Eu mesmo cansei de passar por esta situação quando estava com o meu. Pois bem, o nosso colega Felipe Cândido parece ter descoberto uma excelente forma de acabar com o problema:

“Pessoal, eu tinha também o mesmo problema. O Pendrive reiniciava do começo e não voltava na mesma música em que estava ouvindo. Depois de muita luta descobri qual é o problema. Para dar certo e reiniciar na música que você estava ouvindo antes de desligar o som, você precisa formatar o pendrive:

Passos:

1) No Windows Explorer, clique com o botão direito no Disco Removível e ponha formatar.

2) O Sistema de arquivos precisa ser o FAT32 (padrão)

3) AGORA É O MAIS IMPORTANTE: É preciso restaurar padrões do dispositivo. Ao clicar, na parte acima em que está escrito Tamanho da unidade de alocação, se tornará Tamanho de alocação padrão.

Pronto! Agora ele reiniciará sempre na última música ouvida.”

Cerateiro relata problemas com servi

Nosso colega cerateiro Guilherme (SP) envia um depoimento com a insatisfação em relação a serviços prestados por concessionária Kia na capital paulista:

“Quero deixar minha contribuição para o blog, falando do serviço da Stern KIA Jaguaré em São Paulo.Tenho um Cerato modelo E.283 branco. O carro estava com 7.400km quando resolvi deixá-lo na concessionária por 02 motivos:

1) Barulho no painel ao atingir em alta rotação (parece que o painel tremia um pouco);
2) Barulho metálico ao pegar ondulações fazendo curva (barra de direção ou suspensão).

Pois bem. Levei à concessionária e o carro lá ficou por 02 dias. Quem me atendeu foi Thais, muito simpática, prestativa e atenciosa.
Quando fui retirar o carro, na última sexta-feira, minha surpresa: o carro que não tinha um risco, uma batidinha de porta, nada, estava com o para-choque traseiro riscado na região central. Muito provavelmente fruto de uma batidinha (detalhe que o carro tem sensor de ré).
Ao notar o risco, imediatamente comuniquei à atendente que disse que iria contactar a gerente para averiguar uma solução. Depois de alguns minutos, retornou dizendo possuir um para-choque branco novo, porém sem a furação do sensor, e que por isso, precisaria ficar com o carro até segunda-feira para instalá-lo devidamente. Imagine só a minha decepção ao ficar sem o carro durante o final de semana. Mas OK.
Combinamos então que ela me entregaria o carro através de guincho na segunda-feira no endereço de meu escritório. O carro foi entregue com o tanque na reserva (tinha 1/4: como é de praxe sempre roubam gasolina) e com o para-choque retocado para bom observador.

Detalhe: o barulho número 01 ainda continua, ou seja, levei à concessionária e ao invés de ter meu problema resolvido, ganhei um para-choque retocado!!!

Pior do que o retoque, que ficou imperceptível para qualquer observador, é a mentira! Dizer que vai fazer uma coisa e fazer outra.

Lastimável. Veículo excelente porém a marca com padrão Brasil de atendimento.”

VENDAS: Resultados de 2011

O Cerato encerrou 2011 em 3º lugar entre os sedãs médios. Com 20.688 unidades emplacadas, seu melhor resultado no país, o Kia só ficou atrás dos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic – a vantagem do 2º colocado sobre o sul-coreano foi de pouco menos de 2,3 mil unidades. Com o aumento da alíquota de IPI para veículos importados, entretanto, infelizmente o Cerato conseguirá repetir um resultado tão bom ao longo de 2012. As dificuldades para o modelo deverão ser grandes…

Voltando à análise comercial, o Cerato foi o 2º mais vendido nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, e 3º no Sul e no Sudeste. Na distribuição por estados o modelo assegurou a 2ª posição em 16 estados e no Distrito Federal e foi 3º em outros 4. A pior posição foi conquistada no Amapá (9º), mas Roraima foi o estado em que menos Ceratos foram vendidos ao longo do ano: apenas 3 unidades.

São Paulo foi responsável pela aquisição de 3.554 unidades e garantiu a pole-position entre os estados, seguido pelo Rio de Janeiro (3.353) e por Minas Gerais (1.687).

Vejamos agora o desempenho por estados, por regiões e o total consolidado, incluindo o desempenho dos principais concorrentes:

Retomando as atividades

Primeiramente peço desculpas pela demora em atualizar o blog. Há exatos 10 dias tivemos a nossa última atualização. Neste período estive bastante ocupado com minha nova função no trabalho, o que exigiu uma dedicação extra.

Para recuperar um pouco do atraso amanhã teremos a análise dos resultados do Cerato em 2011.

Um grande abraço!

F

Uma luz no fim do túnel parece ter sido acesa: em entrevista publicada hoje (12/01) no jornal Brasil Econômico, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, afirmou que o projeto de uma fábrica brasileira da montadora sul-coreana voltou à pauta de discussões da matriz. De acordo com o executivo, “temos volume para uma fábrica aqui. O que estava travando era a questão da Ásia Motors”.

Gandini ainda mostrou preocupação com o aumento do IPI. “Tenho negociado com a Kia descontos em alguns modelos para não perdermos mercado. Temos que perder em margem para que os preços não sejam aumentados no mesmo patamar que nossos custos”, afirmou o presidente da marca no país.

O link para a reportagem completa, da repórter Ana Paula Machado, é http://www.brasileconomico.com.br/noticias/kia-volta-a-falar-em-produzir-no-brasil_111651.html

Aguardemos, pois, boas novas em relação à tão sonhada fábrica.

Revista CARRO: Cerato

A edição de janeiro da revista CARRO realizou um comparativo entre seis sedãs médios equipados com câmbio automático: Chevrolet Cruze LT, Honda Civic LXL, Renault Fluence Dynamique, Toyota Corolla XEi, VW Jetta Comfortline e Kia Cerato E.273. Após avaliar 37 quesitos como impressão de qualidade, sensação de espaço, atualidade do projeto, transmissão e garantia de fábrica, a classificação final não foi das mais animadoras para o Kia:

1º Renault Fluence Dynamique – 276,5 pontos (média 7,9)
2º Chevrolet Cruze LT – 273 pontos (média 7,8)
3º Honda Civic LXL – 272,5 pontos (média 7,8)
4º Toyota Corolla XEi – 270,5 pontos (média 7,7)
5º VW Jetta Comfortline – 268 pontos (média 7,6)
6º Kia Cerato E.273 – 262 pontos (média 7,5)

Para a revista o Cerato derrapa quando o assunto é custo-benefício. “Afinal, como justificar seu preço maior que o do Fluence se ele tem motor menor e menos itens de série na versão avaliada?”, questiona a publicação.

O custo de manutenção também mereceu críticas. “O custo da cesta de peças padrão, somado às revisões obrigatórias até 30.000 km, custou impressionantes R$ 7.150, bem mais do que os R$ 4.325 pesquisados nas concessionárias Chevrolet para o Cruze”. De acordo com a CARRO, “isso mostra que é bom a Kia rever o seu programa de manutenções”.

OPINIÃO PESSOAL: A elevação da alíquota do IPI foi cruel para o Cerato. Se antes o carro se destacava pelo custo-benefício, o preço sugerido de R$ 67.900 (fora o frete) para a versão automática intermediária e os custos maiores de manutenção o colocam em situação amplamente desfavorável diante de concorrentes mais modernos, mais potentes e mais equipados.

E o pior: a Kia parece não buscar uma solução efetiva para o enorme problema que o governo federal criou.

Não seria hora de tentar baixar margens de lucro para garantir uma participação de mercado mais digna?

VENDAS: Resultados de DEZEMBRO/11

Difícil. Esta é a palavra que pode definir o atual momento do Cerato no mercado brasileiro. Depois de um mês de novembro bem ruim, com vendas inferiores a 800 unidades, dezembro foi ainda pior: apenas 647 unidades, o 2º pior resultado do ano.

As novas alíquotas do IPI e a ausência de uma ação efetiva da Kia para tentar amenizar a situação derrubaram as vendas do carro para níveis alarmantes. De 2º colocado entre os sedãs médios durante três meses do ano para uma modestíssima 11ª posição, atrás de concorrentes como Ford Focus Sedan, Peugeot 408 e – pasmem! – Mercedes Classe C, um carro que custa pelo menos R$ 120 mil.

O melhor desempenho ocorreu no Amazonas, no Pará, no Rio Grande do Norte e no Tocantins (4ª posição). Os piores foram em Santa Catarina e em São Paulo (13ª posição). Já o Sul ultrapassou o Nordeste por apenas 1 unidades e assumiu a 2ª posição na disputa por regiões. Apesar do fraco resultado, SP ainda permaneceu como o maior mercado para o Cerato (152 unidades).

Vejamos agora o desempenho por estados, por regiões e o total consolidado, incluindo o desempenho dos principais concorrentes:

Come

Primeiramente, um feliz começo de 2012 para todos!

Demorei um pouco para aparecer neste início de ano porque assumi uma nova função no meu trabalho e ainda estou me inteirando de tudo – e isso leva um pouco de tempo e muito de dedicação. A partir de amanhã retomo o NOVO CERATO com a mesma dedicação de sempre. E o primeiro post trará a análise das vendas de dezembro.

Um grande abraço!

FELIZ 2012!

Amigos cerateiros, depois de um 2011 repleto de coisas boas, só tenho a agradecer a todos vocês pela assiduidade e pela colaboração com o NOVO CERATO.

Se deixei de ser um “cerateiro de fato” a partir de setembro passado, continuo a ser um “cerateiro de coração”.

Que 2012 nos traga coisas boas, sobretudo saúde e paz. O resto, ah, o resto a gente corre atrás!

Um grande abraço!

P.S.: Estou viajando a partir de hoje, mas na próxima semana estarei de volta pronto para um novo ano de coisas boas pela frente!