100 mil visitantes!

Antes de tudo, muito obrigado a todos!

O blog NOVO CERATO chegou hoje (20/09) aos 100 mil visitantes. Desde a estreia neste endereço, em 21/03, já se passaram 183 dias (média superior a 500 visitantes diários), foram publicados 122 posts, muitos amigos apareceram, muitas discussões positivas proliferaram.

Enfim, continuo feliz e espero que vocês também se sintam da mesma forma ao visitar este espaço que é nosso!

P.S.: Nos próximos dias estarei viajando e praticamente sem acesso à internet. No domingo estarei de volta. E aí, alguém já conseguiu descobrir a “novidade”?

Depoimento de um propriet

Depoimento do nosso colega Jorge Pedroso sobre seu Cerato E.273:

“Por acompanhar e gostar do blog, vou passando por aqui e deixando minha opinião e depoimento da primeira semana com meu Kia Cerato.

Toda transação (pesquisa de mercado, avaliação de modelos e finalização de preço) custou 15 dias. Fechei, aqui no Recife, com a Disnove-Kia, em 27 de agosto de 2011, um Cerato 273, prata. Este da foto. Retirei o veiculo da concessionária em 12 de setembro, portanto, estou há apenas uma semana com o sedan.

Pesquisei muito o mercado até concluir pelo Cerato. Como vim de um Pólo Sedan, 1.6, 2009, meu parâmetro e expectativa seria desse sedan pra cima. Pesei o comparativo de consumo de combustível, preços e regularidade das revisões, seguro e o preço final, claro. Preferi o Cerato pelos detalhes que todos já citaram aqui no blog, como design, conforto e até consumo.

Como disse acima, estou a pouco mais de uma semana com o carro. E já fiz uma viagem pro interior de Pernambuco, mesmo que não tenha sido uma viagem longa.

Num percurso de pouco mais de 80 km (de ida) e 80 km (de volta), pra quem conhece a BR 232 sabe que, na saída do Recife, pega-se muito trânsito urbano, enquanto na volta pegamos mais estrada.

De Recife a Limoeiro, saímos de um perímetro urbano de 20 minutos para chegar a BR que nos leva ao destino. Até lá, com subidas, descidas, muitas curvas, um número regular de reta (principalmente porque o percurso é curto) e algumas cidades com quebra-molas e radares, demoramos cerca de 1 hora de 10 minutos para o destino.

Na ida, o computador de bordo acusou um consumo de 8.7 l/100km. Na volta, por ser um percurso praticamente de estrada, o Cerato consumiu 8.2 l/100km. Ou seja, o consumo muito parecido com meu antigo Pólo Sedan, com o diferencial de ter feito a primeira viagem com menos de 8 dias de recebido. 12 km com 1 litro de gasolina considero um bom consumo na estrada, haja vista que minha mala sempre anda cheia, com trecos da família.

Até agora, ainda me adaptando, estou satisfeito com o conforto e com o consumo do Cerato.

Abraços a todos.

Jorge Pedroso”

IPI mais caro. E agora?

Na última quinta-feira (15/09) fomos surpreendidos – por que ainda somos surpreendidos no Brasil? – por uma medida do governo federal que, a pretexto de defender a indústria automobilística nacional, aumentou em 30 pontos percentuais o IPI para carros importados. O detalhe é que a decisão não é válida para modelos fabricados na Argentina e no México – curiosamente, de onde vem a grande maioria dos modelos importados pelas “grandes” montadoras nacionais.

A medida já está sendo amplamente rejeitada pela maioria dos consumidores mais esclarecidos e a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) já declarou que vai questionar na justiça a legalidade desta decisão.

Abaixo há uma matéria escrita por mim e publicada no CARPLACE:

http://carplace.virgula.uol.com.br/importados-em-apuros-governo-aumenta-aliquota-do-ipi-em-30-para-carros-fabricados-fora-do-brasil/

Pois bem, vamos aos fatos concretos: se o imposto for integralmente assumido pelas importadoras o valor final dos modelos se tornará proibitivo para a maioria dos consumidores. O Cerato de entrada, hoje vendido por R$ 53.400, poderá ultrapassar os R$ 65 mil! Isto mesmo, R$ 65 mil! O que dizer de um Picanto manual, hoje competitivamente vendido por R$ 34,9 mil e que poderá ultrapassar a barreira dos R$ 40 mil?

Pois é, o cartel do G4 – Fiat, VW, Chevrolet e Ford – funcionou como nunca. Resta-nos torcer para que a Organização Mundial do Comércio (OMC) possa questionar o Brasil sobre esta medida protecionista já que, mais uma vez, o consumidor – sim, o consumidor – foi esquecido de qualquer discussão. Sendo radical, voltemos à era “pré-Collor”, em que andávamos em caros Chevette, Brasília ou Del Rey e acreditávamos que eles fossem o “supra-sumo” da tecnologia automotiva.

Brasil, Brasil…

PERSONALIZA

“Depois de muito pesquisar, resolvi envelopar o teto do meu carro com a película preta “black piano” (brilhante). Minha principal dúvida era no caso de eu querer remover a película se iria danificadar a pintura. Mas a informação que tive é que se a pintura for original não haveria nenhum problema. Só precisaria aplicar um produto para remoção da cola. Gostei muito do resultado, deu um ar esportivo e atual ao Cerato.

Não repare na qualidade das fotos, tirei com o meu celular.

Abraços,

Cláudio Henrique
Cerato Silver 10/11 E.252”

Valor de revis

Com a colaboração do nosso colega Maurício Lordêlo (Cruz das Almas / BA), seguem valores de revisões praticados por concessionárias de Salvador:

“Sou proprietário do Cerato E222 manual, vermelho-cereja, adquirido em 18 de julho de 2011. Atualmente ele está com 2600km e posso dizer que estou satisfeito com a compra.

Antes da compra fiz uma longa pesquisa, principalmente na internet, para saber o que comprar uma vez que estava disposto a pagar mais de R$50000. O único ponto negativo refere-se aos preços das revisões e por isso estou escrevendo. Em Salvador, pelo que soube, somente duas concessionárias fazem o serviço. Liguei para comparar preços e fiquei um tanto quanto assustado pela diferença entre elas. A média geral da diferença foi R$ 203, destacando que para 60000 Km esta ficou em R$560. Segue em anexo a tabela com os preços.

Após fazer esta constatação, liguei para o 0800 77 11011 pedi que REGISTRASSEM MEU COMUNICADO, que na verdade é uma

reclamação, da minha grande insatisfação com estas absurdas diferenças entre concessionárias e solicitando que a KIA revesse sua política de pós-venda, principalmente porque as concorrentes tem suas revisões tabeladas. A atendente anotou (inclusive pede o número do CHASSIS) e pediu que eu entrasse em contato novamente em 48h(úteis) para obter o retorno. Na verdade já sabia a resposta: “a KIA não controla os preços das concessionárias”. Mesmo assim acho importante que todos tomem esta atitude pois reclamações em conjunto tendem a surtir mais efeito do que as individuais. Quem sabe, com esta nossa atitude, a KIA futuramente mude sua política.

Abraços,

Maurício Lordêlo (Cruz das Almas-BA)”

VENDAS: Resultados de Agosto/2011

Depois de registrar em julho o pior resultado comercial dos últimos quatro meses o Cerato voltou a cair em agosto. As 1.554 unidades emplacadas no mês passado só foram melhores do que as 1.262 unidades de janeiro. Com estes números o Cerato foi ultrapassado pelo Honda Civic e voltou à 3ª posição entre os sedãs médios. Pior: a diferença no acumulado do ano a favor do Kia sobre o Honda tende a desaparecer em setembro de acordo com os resultados preliminares já divulgados pela Fenabrave.

O Cerato se manteve em 2º na região Nordeste, mas caiu para 4º no Centro-Oeste e para 5º no Sul, mantendo-se em 3º nas demais. Entre os estados, liderança apenas em Alagoas e 2ª posição em outros 12 – dentre os quais RJ, BA, PE e PA. Em SP, onde o modelo registrou o maior número de unidades, ocupou apenas a 7ª posição – o fato de não ser flex pesa bastante no maior mercado do país.

Confira agora os resultados por estados, por regiões e os números consolidados, incluindo comparativo com os principais concorrentes:

Valores de revis

As informações foram repassadas pelo colega Giuliano:

Valor das revisões, Kia Francar (Maceió-AL):
10 mil km – R$ 400
20 mil km – R$ 700
30 mil km – R$ 580
40 mil km – R$ 1100
50 mil km – R$ 550

Depoimento de um propriet

Depoimento do nosso colega Fábio Trevenzolli reforçando o ótimo consumo de seu Cerato:

“Olá Thiago,

Desta vez envio a você uma foto do CB com a marca incrível de 6,9l/100km. Na verdade chegou a 6,6, mas quando entrei na cidade até chegar em casa subiu para 6,9 e aí aproveitei para fotografar e registrar. Para um E.283 automático, fazer 15km/l é uma proeza.

Foi durante uma viagem até São Carlos e vou explicar porque o consumo foi tão baixo: Minha esposa foi com o carro dela e eu fui com o Cerato atrás, tipo “escolta”, então fiquei com o pé em cima durante toda a viagem ida e volta, em torno de 230km de percurso, aí é como dizem alguns colegas cerateiros – dirigi no modo geriátrico, he he he.

Se você divulgar a marca no blog, caso queira informar, tirei o carro em 15/03/2011 e o consumo está em média 9,3 na cidade, quando faço viagens, andando na faixa de 100 a 130km/h dá em torno de 12 a 13 km/litro. Portanto, estou satisfeito com o consumo e não precisei voltar a CCS, nem pedi reprogramação de central. Desde o início o carro apresentou bom consumo. Outra coisa que fiz foi instalar o Power cushion e também ficou ótimo, a absorção de impactos melhorou bastante e ameniza bem os solavancos, que na minhã opinião acontecem devido às rodas de 17″.

Mais uma parabéns pelo blog.

Abraço,
Fábio Trevenzolli”

D

Nosso colega Felipe Costa levanta uma dúvida sobre o funcionamento da trava para os vidros elétricos do Cerato. Como eu nunca percebi isso – raramente uso esta funcionalidade -, alguém já identificou problema no uso do item?

“Recentemente observei um comportamento um tanto estranho no mecanismo de trava para os vidros de alguns carros da Kia (observei isso no Soul e no Cerato). Não sei se isso já foi discutido no site, então estou mandando-lhe este e-mail para que, se possível, você poste, caso este assunto já não tenha sido discutido.
Quando eu aciono o botão para travar a abertura dos vidros (botão que fica junto aos demais controles na porta do motorista), nem mesmo com os comandos que ficam na porta do motorista é possível abrir os vidros. Para fazer isso, é necessário que o botão seja ‘desativado’.

Antes do Cerato eu tinha um Golf e não era assim que acontecia. Meu irmão tem um Fox e também não é assim que acontece. Acredito que este não seja o comportamento correto, pois quando eu travo a abertura dos vidros seria apenas para que algum passageiro não o abra acidentalmente, por exemplo.

Outro dia eu acionei o mecanismo para fechamento com apenas um toque dos vidros dianteiros e, enquanto os vidros ainda estavam subindo, eu acionei o fechamento dos vidros traseiros. Para a minha surpresa, os vidros dianteiros pararam de subir. Começo a imaginar que os engenheiros da Volkswagen são mais inteligentes que os da Kia. hehehehe

Obrigado pela atenção.

Atenciosamente,

Felipe Costa”