VENDAS: Acumulado de 2011 j

Com as vendas acumuladas até onfem (12/07), o Cerato já supera o resultado total de 2010. Enquanto no ano passado inteiro foram vendidas 14.209 unidades (média mensal de 1.184), em seis meses e apenas alguns dias de julho o modelo já atingiu 14.227 unidades (média de 2.232 unidades no 1º semestre).

Mantida a média, o Cerato deve ultrapassar a barreira das 20 mil unidades no Brasil pela primeira vez até o final do ano. E mais: pela primeira vez o modelo tem chances reais de fechar 2011 na vice-liderança do segmento de sedãs médios. É uma conquista e tanto para um modelo importado e monocombustível.

ISTO

A ISTOÉ Dinheiro traz em sua edição 718 uma matéria sobre os problemas enfrentados pela Kia no país – entenda-se, falta de mais carros para vender. A dica da reportagem é do nosso colega Ariano Neves. Eis alguns dos principais pontos:

“Em 2010, a Kia investiu R$ 90 milhões em propaganda. Neste ano, a previsão é desembolsar mais R$ 150 milhões. De acordo com levantamento feito pela agência de informações AutoData, a coreana gastou em publicidade o equivalente a R$ 6,8 mil do valor de cada carro vendido.”

“Mas esse crescimento acelerado da Kia, no Brasil, pode ficar comprometido nos próximos anos. Por uma razão bem prosaica: falta produto para vender. ‘Não tenho uma cota de carros suficientemente grande para explorar todo o potencial do mercado”, afirma. “Trabalho com estoque zero.'”

“Desde 2008, especula-se bastante sobre a construção de uma fábrica da marca coreana no Brasil. Sabe-se que Gandini até já comprou um terreno de 510 mil metros quadrados na cidade de Salto, interior de São Paulo, para erguer essa base produtiva local. Questionado, o empresário não quis se pronunciar sobre o assunto, dizendo que se trata de uma decisão conjunta entre a Kia Motors do Brasil e a Kia Motors Corporation.”

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Depoimento de um propriet

Agora o depoimento é do cerateiro Giuliano Peixoto, de Maceió (AL):

“Caríssimos colegas cerateiros, boa tarde.

Sou de Maceió-AL, peço desculpas aos acompanhantes do site, pois hoje vou relatar minha experiência com meu Cerato E.222 10/11 adquirido em janeiro deste ano na concessionária Kia Francar de Maceió, além de dicas de personalização, consumo, problemas, revisão… tudo junto num só post.
O Cerato é um carro extraordinário, dispensa maiores comentários, vou tentar ser bem breve.

Consumo
Percorro mensalmente 3000 km em média, sendo aproximadamente metade na estrada, meu carro está com 16500km.
Na estrada, mantendo velocidade constante de 110 km/h, em 3000 rpm, o consumo médio fica em 14 km/l exatos, sempre com o ar condicionado ligado. Aumentando a rotação (por conseguinte a velocidade), o consumo aumenta também, desproporcionalmente. Já o inverso eu não pude comprovar, minha impressão é que em rotações muito baixas (abaixo de 2000 rpm) o consumo também é elevado. Alguém percebeu isso também?
Na cidade, consumo médio de 10 km/l.

Problemas
Antes da revisão dos 10 mil km tive 3 problemas.
1) Suspensão: o carro arrastava bastante, apesar do perfil baixo. Quando completava o tanque, arrastava mais ainda, sendo aliviado quando o combustível era consumido.
2) Ruídos: muito barulho oriundo da caixa de roda traseira e do retrovisor quando em terreno irregular, ambos à direita.
3) Som: o volume não aumenta a medida que a velocidade aumenta.

Revisão
A revisão dos 10 mil km em Alagoas
– R$ 400 na concessionária Kia Francar, onde adquiri o veículo.
– R$ 250 na concessionária Kia Pulsar Motors, soube que recentemente ela perdeu a franquia da marca Kia por dever alguns milhões de reais e muito consumidores reclamarem do atendimento.

Pois bem, relatei os problemas ao mecânico e os resultados foram:
1) Suspensão: foi constatado que os amortecedores traseiros estavam sem pressão, enviaram um pedido à matriz, em 30 dias voltei lá para efeturar a troca, após, houve redução significativa dos arrastos.
2) Ruídos: continuou com o problema após a revisão, mas após a troca dos amortecedores o mecânico regulou as borrachas que sustentam o capô e… adeus barulhos!
3) Som: continuou com o problema, mas nem faço questão.

Personalização

1) Sensor de estacionamento. Coloquei um com display bastante discreto, praticamente só é percebido quando acionado, o display fica localizado em cima do retrovisor interno (vejam na foto, ao menos tentem ehehe)
Pedi pelo ebay, veio de Hong Kong, custou R$ 25 (e R$ 50 da instalação).

Link: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=110679753605

2) Pedaleiras. Originais. Eu mesmo fiz a instalação, bastante simples. Foto.
Pedi pelo ebay também, veio da Coréia do Sul, custou em torno de R$ 75.

Link: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/OEM-08-10-Kia-Forte-Manual-Pedal-Rubber-Pad-Set-1P-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem2a0c208537QQitemZ180592084279QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

3) Power cushions. Isso foi uma grande dica que peguei aqui no site, fica meu agradecimento ao pioneiro da nobre causa ehehe. Adeus arrastos. No anúncio especificava um kit com 4 unidades, tamanho B, mas veio C. Sem problemas. Eu mesmo instalei. A suspensão traseira ficou perfeita, não está dura nem mole, o carro já era confortável, agora ficou super confortável. Tinha colocado entre as molas da suspensão dianteira também, pois eu a achava muito mole, qualquer impacto era transmitido logo à carroceria. Enfim, a suspensão dianteira ficou bastante dura, comprometendo o conforto. Sendo assim, deixei a suspensão dianteira sem os power cushions. Foto.
Pedi pelo ebay, veio da Coréia do Sul, custou R$ 133 (além de R$ 73 do imposto de importação).

Link: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Kia-Forte-KOUP-Shock-Absorber-Power-Cushion-Buffer-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem3cacd2e9bbQQitemZ260597541307QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

4) Troquei a lanterna do farol de neblina. Primeiro coloquei de led, ficou bonito, mas não ilumina bem (baixa potência), agora coloquei de 37,5W. A original é de 27W. Estou esperando chegar lanternas super brancas baixa e alta, ambas de 100W (as originais são de 55W).

Espero ter contribuído com os colegas cerateiros.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Parabéns ao organizador do site.
Forte abraço a todos.
Giulliano Peixoto”

Depoimento de um propriet

Colaboração do nosso colega Alexandre Baima, de Recife (PE):

“Caros amigos,

Acompanho o blog e vejo vários relatos positivos sobre o Cerato, e também tenho muita coisa boa a falar do carro, apesar de achar que a KIA precisa se adequar melhor às nossas condições (Brasil) e os carros que foram direcionados para nosso mercado virem com algumas modificações estratégicas para atender a nossa realidade.

Mas, o que tenho a relatar a vocês é o árduo caminho que tenho percorrido, desde que comprei o meu Cerato E.263 automático em agosto de 2010.

Desde o inicio achava o consumo do carro excessivo, até porque quando fui comprar o carro e fiz um test-drive, um dos pontos positivos relatados foi o consumo baixo. Logo nos primeiros 1.000 km, notei que não era tão econômico quanto haviam falado, e busquei a oficina Kia Intervia em Recife-PE, passaram o computador e disseram que estava tudo normal, mas me sugeriram usar uns 2 tanques da gasolina BR Podium, que é super cara, e alegaram que podia ter alguma oxidação no sistema de bicos e ela resolveria o problema

Esperei secar o tanque e enchi com a Podium. Durante a utilização a média de consumo era a mesma – 6,5 a 6,7 km/l -, na cidade. Após a utilização da Podium voltei a abastecer com gasolina comum e a média era sempre a mesma. Voltei à oficina para levar os resultados e para informar que nada havia adiantado. Eles alegaram a qualidade do combustível e orientaram a abastecer em um posto BR ao lado da concessionária, o que passei a fazer, e sempre fazendo a conferência pelo computador de bordo e também pelo cálculo junto à bomba de combustível, que praticamente dava a mesma coisa.

Pediram para eu deixar o carro lá, fiz o agendamento e fui levar. Ao chegar me disseram que o carro passaria 02 dias para fazerem os testes. Como eu não podia deixá-lo para passar esse tempo todo reagendei para outra data. Ocorre que no mesmo dia me ligaram dizendo que o carro estava pronto e que o problema tinha sido resolvido (lembrando que me disseram que iriam passar 02 dias com o carro na primeira vez que fui levar e ainda tentei negociar pra me entregarem em 01 dia e meio, e disseram que não seria possível).

Voltei a fazer o acompanhamento e sempre levando as anotações junto às notas de combustível para eles averiguarem, mas o consumo elevado continuou.

Novamente me pediram, após entrarem em contato com a fábrica. Segundo o chefe da Oficina, Sr. Júnior, que sempre me atendia e fazia os testes, eles tinham passado novas orientações que ele iria pôr em prática. Como já estava cansado desse leva e traz o carro, pois a Kia não ficava na minha rota – ou seja, tinha que fazer um caminho diferente para poder levar o carro, e como não tem transporte púbico direto para meu escritório eu tinha sempre que utilizar táxi e pagar do meu bolso -, informei que não iria ficar mais nessa, até porque preciso do carro para resolver meus assuntos de trabalho. Pedi um carro-reserva, o que foi atendido, e eles me emprestaram um Picanto mecânico do test-drive.

Peguei o carro e comecei novamente a fazer a medição do consumo, e nada de melhorar, variando entre 6,5 a 6,8 km/l, ou seja, para todo trabalho não houve solução. Já havia me desgastado muito e o Sr. Júnior me dizia que o Cerato consumia isso mesmo e não tinha solução, mas na hora de vender não era isso que nos passavam.

Deixei para levar o carro novamente e fazer a mesma reclamação quando da revisão de 10.000 km, o que fiz no ultimo dia 05/07/11, onde apresentei a lista de problemas abaixo. Eis as soluções destacadas:

RANGIDO DOS BANCOS DIANTEIROS;
>>> Continua o rangido, pode-se dizer que houve uma leve redução, mas não foi retirado, e isso foi mostrado ao consultor na retirada do veiculo por ser algo de fácil constatação.

RANGIDO DOS CINTOS DE SEGURANÇA DIANTEIRO (MOTORISTA E PASSAGEIRO);
>>> Está intermitente.

BARULHO EMBAIXO DO CARRO, COMO SE FOSSE DE UMA CORREIA DO ALTERNADOR FROUXA;
>>> Aparentemente foi resolvido.

RANGIDO NA PORTA DIREITA (PASSAGEIRO), DIANTEIRA;
>>>Continua o rangido, que é intermitente, e que pôde ser detectado minutos após a retirada do veiculo da concessionária e relatado por telefone ao consultor.

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO;
>>> Resolvido.

ALINHAMENTO DA DIREÇÃO (não é das rodas e sim do volante).
>>> Não foi resolvido.

CONSUMO ELEVADO (6,5 A 6,8 km/l)
>>> Não foi resolvido.

Ao receber o carro perguntei ao chefe da oficina: Foi tudo resolvido??? A resposta: Sim.

De pronto ao receber o carro já se notava que o banco do motorista continuava com o rangido. Alertei ao consultor, que me disse que eles precisariam tirar o banco e levar para uma capotaria, que eu levasse o carro lá outro dia para isso. Porque não fizeram isso logo, enquanto o carro estava parado com eles????

Assim que saí da Concessionária, liguei para o consultor informando que o barulho na porta dianteira direita continuava, o que parece ser um grilo.

Passei um e-mail para o consultor relatando os problemas não resolvidos, mandei um e-mail pra KIA, na pesquisa de satisfação já informei dos problemas, vou na KIA falar como Diretor sobre o assunto (se ele me atender), e recebi a seguinte resposta do consultor:

“Suas solicitações serão encaminhadas imediatamente ao Chefe da Assistência Técnica, bem como estamos à disposição, assim que possível para o senhor trazer o veículo para trabalharmos nos itens restantes que ainda não foram em sua totalidade resolvidos.”

Se o chefe da oficina não resolveu isso durante todo esse tempo, e por diversas paradas de meu carro, agora vai fazer????

Diante de todo o ocorrido, deixo aqui para que os demais colegas, especialmente os que utilizam a Intervia Kia, tenham conhecimento dos ocorridos, que pode ocorrer com qualquer um Cerateiro (a).

Vou apelar administrativamente pela ultima vez, em seguida irei buscar a via judicial para solucionar o meu problema, ou que a KIA venha a me indenizar pelos danos sofridos.

Obrigado.

Alexandre Baima”

V

Naquilo que parece ser um encontro de proprietários, eis uma grande variedade de Ceratos personalizados. Qual é o seu favorito?

VENDAS: Resultados de JUNHO/2011

Depois de registrar seu recorde de vendas em maio – 3.064 unidades -, o Cerato voltou a apresentar bons números em junho. Foram 2.835 unidades, 2º melhor resultado desde a chegada do modelo ao pais, que o mantiveram na 2ª posição do segmento e fizeram com que ele abrisse vantagem em relação ao Honda Civic, 3º colocado.

Confira abaixo os resultados por estados, regiões e os números consolidados, incluindo comparativo com os principais concorrentes:

Nos próximos dias postarei os resultados acumulados do 1º semestre de 2011.

Depoimento de um proprietário – PARTE XXVII

Colaboração do nosso colega Rodolfo Moretti, de São Paulo (SP):

“Há algum tempo acompanho o site Novo Cerato e, com base nas informações fornecidas por outros colegas, comprei um Cerato E.221 11/11, básico da linha, porém muito acima de seus concorrentes de mesmo preço e até de muitos mais caros que tive oportunidade de comparar antes de minha compra.

Agora, após 4.000 km rodados, posso fazer uma analise detalhada do carro e dizer que estou muito satisfeito com a minha aquisição.

Meu carro, como o de muitos que aqui se expressaram, apresentou ruídos acentuados na suspensão traseira. Além disto, sentia o carro instável em velocidades acima de 100 km/h, chegando a “soltar” a traseira em pisos irregulares. Foram necessárias duas visitas à concessionária Mavi Motors (excelente, que falarei mais adiante) para que o problema fosse resolvido.

Basicamente, foi constatada na última visita uma falha no aperto da porca do parafuso de fixação da barra de torção. Aliado a isto, como infelizmente a qualidade do nosso pavimento é sofrível, a utilização de 30 libras de pressão me foi recomendada, já que, como o meu carro utiliza rodas de aro 15 e pneus de perfil largo, isto não causa problemas.

Também foi verificado um desvio no alinhamento da suspensão dianteira, que foi refeito por um preço justo. Verificando o serviço em rodovia, notei que o carro está com um comportamento bem neutro e, na cidade, a suspensão está muito mais silenciosa e com um rodar muito mais macio.

Aos colegas Cerateiros, recomendo que se seu problema não for resolvido pela concessionária que você levou, insista, pois problemas de produção em larga escala são comuns e as concessionárias têm a obrigação de resolvê-los. Mude de concessionária, se for o caso e se for possível. Agora posso dizer que o problema da suspensão traseira não é crônico e tem solução.

Gostaria de deixar meu reconhecimento à equipe da Mavi Motors de São Paulo (em especial ao consultor Marcelino, que foi muito claro nos esclarecimentos dos serviços executados), que possui atendimento de primeiro mundo que nunca encontrei em concessionárias das grandes montadoras instaladas no Brasil. Se os valores cobrados pelos serviços e peças ainda não são o ideal, são os mais justos dentre as concessionárias Kia de São Paulo.

Atenciosamente,

Rodolfo Moretti

Dossiê CONCESSIONÁRIAS: Última chamada

Amanhã (30/06) seria o último dia para quem quisesse participar do Dossiê CONCESSIONÁRIAS e ajudar a avaliar a nossa 1º porta de contato com a Kia. Decidi prorrogar o prazo até o próximo domingo (03/07) para ampliar o número de respostas.

Envie as informações abaixo para o e-mail thiagoparisio@gmail.com . Participe!

CONCESSIONÁRIA:
CIDADE / ESTADO:

NOTAS (0 a 10)
PRÉ-VENDA (negociação / brindes):
ATENDIMENTO:
ESTRUTURA:
SERVIÇOS:
PREÇOS:

Valor de revisões no estado de SP – TABELA JUNHO / 2011

Graças a um excelente trabalho do cerateiro Octavio Oliveira, em pesquisa dos valores de revisões de 20 mil km em concessionárias de São Paulo, temos abaixo um panorama das variações absurdas de preços praticadas pelas revendas da marca no estado – desde R$ 415,00 até R$ 1.340!!!

Graças a estes valores abusivos praticados no maior e mais rico estado do Brasil, a imprensa automotiva – em sua maioria com sede por lá – costuma “descer a lenha” no custo de manutenção do Cerato. Considerando que na maioria dos outros estados os valores são bem menores, já está mais do que na hora da Kia uniformizar os preços destas revisões e, com isso, garantir mais uma vantagem competitiva para seu líder de vendas.

ACORDA, KIA!!!