DÚVIDAS: cerateiros com questionamentos

Cerateiro: Jean Carlos

“1) O som do carro de vcs tbém só funciona com a chave na ignição?
2) Outra coisa tem como programar para que toda vez que eu ligar o carro ele ligue na rádio, ou fique desligado?
Pois toda vez que se liga o carro ele vai direto para a 1° música do USB ao invés de voltar a aquela que estava tocando.
3) O mesmo acontece com a parte do ar-condicionado ele não fica configurado pela últimas vez que vc usou.”

Cerateiro: Guilherme Maso

“Na página da Kia, o Cerato E272 tem entre seus itens de série o ‘Limpador do pára-brisa com acionamento intermitente de freqüência variável e sensor de umidade’.

Perguntei ao vendedor que me atendeu na primeira visita que fiz à concessionária e ó mesmo me disse não saber do que se tratava mas que não era o ‘sensor de chuva’ que liga o limpador de pára-brisas automaticamente. Você sabe do que se trata?

Imagino que se não é algo que liga o limpador automaticamente deva ser algo que ‘percebe’ quando o vidro estiver embaçado mas isto é pouco provável.”

ALGUÉM GOSTARIA OU PODERIA RESPONDER ÀS PERGUNTAS DOS NOSSOS COLEGAS?

Como a QUATRO RODAS enxerga o Cerato

Marcelo Giacomin (RJ), mais um dos nossos colegas cerateiros, encaminhou um questionamento à revista QUATRO RODAS a respeito do “esquecimento” do Cerato em boa parte dos comparativos dos sedãs médios realizados pela revista. Vejam a “resposta”:

“Marcelo,

O Cerato concorre no segmento de entrada entre os sedãs médios, com Focus, Astra, Symbol. Diferentemente de Civic, Corolla e etc, que são sedãs médios de outra faixa de mercado, custando cerca de 20.000 reais mais caros.

Abraço,

Sandra Hadich
Atendimento ao Leitor
Revista QUATRO RODAS”

Se o atendimento ao leitor de uma das mais prestigiadas publicações do ramo no país não parece conhecer que o que posiciona um automóvel dentro do segmento não é o preço mas sim características como dimensões e nível de equipamentos oferecidos, a resposta concreta vem do mercado com as vendas crescentes do Cerato dentro do segmento.

Pneus aro 17″, alguém sabe onde encontrar?

Nosso colega Daniel (São Paulo / SP) está com dificuldades para encontrar o pneu original para o Cerato E.263. Alguém já precisou comprar ou sabe onde fazê-lo?


“Faço parte do blog e venho acompanhado há bastante tempo.

Tenho um Cerato E263 – Automático, e o meu irmão também comprou um igual.

Gostaria de uma ajuda.

Meu irmão , infelizmente pegou um buraco em São Paulo, nas chuvas e criou um bolha no seu pneu:
Modelo: Pneu Kumho (original Cerato E263 2011 ), as medidas são SOLUS KH17 215/45 R17 87H

Tanto eu como ele jpa procuramos em todas concessionários KIA, revendedores Kumho e nada,
Enviamos 04 e-mail para a KIA, e NÃO tivemos resposta nenhuma. Semana passada meu irmão levou para revisão 10.000 km e não conseguiu nem uma resposta se vamos ter estes pneus de reposição aqui no Brasil (isso preocupa)’.

Se alguém puder ajudar, agradeço.”

Cerateiro com dúvidas sobre barulhos – SOLUÇÃO

Nosso colega Rafael parece ter encontrado a solução para pelo menos um dos problemas relatados no post anterior e gostaria de compartilhar com todos:

“Hoje de tarde eu resolvi mexer no banco do meu Cerato por conta própria… O ruído estava me incomodando demais, e optei pelo “faça você mesmo”!

E deu certo… Nem que seja por enquanto!

Peguei uma chave “L” tamanho 14 e retirei o banco do meu carro para analisá-lo fora do lugar…

Ao retirar, logo percebi que não seria fácil resolver, pois apoiado no chão o banco não apresentou nenhum ruído, nem quando eu sentei nele…

Ao virar o banco de cabeça para baixo, notei que existia uma espécie de “pino-guia” em cada um dos trilhos, próximo aos buracos dos parafusos. E notei também que este pino entra dentro de um orifício do assoalho do carro sem enroscamento ou encaixe.

Deduzi que poderia ser a fricção do pino com o orifício que estaria causando o ruído, principalmente quando há uma pessoa sentada no banco, pois os trilhos sofrem uma pequena flexão para baixo, na parte central dos mesmos.

Peguei minha fita isolante 3M e enrolei umas 5 voltas de fita em cada pino, com sobra de fita para cima e para baixo, e coloquei o banco no lugar.

NÃO É QUE O RUÍDO PAROU?

Saí no carro com minha esposa ontem à noite e nenhum ruído…

Ainda estou em fase de testes, mas parece que o “faça você mesmo” funcionou!

Para quem está passando a mesma dificuldade em exterminar este barulhinho chato dos bancos dianteiros do Cerato, esta é uma boa dica!

Acho que quando levamos o carro na concessionária e o mecânico tira o banco fora, passa um óleo e retorna com ele para o lugar, este “pino-guia” deixa de fazer contato temporariamente com o orifício, e por isso que o ruído só volta a atormentar novamente após alguns dias de uso do veículo.

Segue em anexo uma ilustração do banco com o pino. (não reparem o lay-out bem amador!)

Grande abraço a todos!”

Cerateiro com dúvidas sobre barulhos

Nosso colega Rafael irá fazer a revisão de 20.000 km na próxima semana e está com 02 problemas para resolver durante esta parada.

Algum de vocês já enfrentou algum deles? Como resolveu?

“Olá Thiago, tudo bem?

Sou o Rafael Braz, de Muriaé/MG, proprietário de um Cerato E.213 prata 2010/2010 que já teve foto publicada no seu blog.

É o seguinte…: Estou pra fazer revisão de 20.000 semana que vem, e gostaria de já ir sabendo umas dicas sobre dois problemas que meu carro está apresentando…:

PROBLEMA 1: Meu Cerato está com ruído nos dois bancos dianteiros, tipo rangido, parece má lubrificação, mas alguns dias depois de lubrificado o mesmo volta a ranger. Acho que já houve postagem sobre isso no blog.

PROBLEMA 2: Meu Cerato está apresentando um ruído quando dou marcha a ré e viro um pouco a direção (ele é transmissão manual), parecendo um ruído na direção hidráulica… Com o carro em linha reta também dá o ruído às vezes… Achei que fosse freio, mas não é, porque já foi verificado todo o sistema e não adiantou… Quando dou ré em baixa velocidade, saindo de 0km/h e começando a mover o carro para trás, o mesmo parece ranger uma peça da direção… Tipo rangido abafado… Dá pra escutar pelo motorista e passageiro de dentro do carro… Do lado de fora nao sei se dá pra escutar… Parece que já houve postagem desse problema no seu blog…

Gostaria de já ir pra revisão com as dicas de como resolver… Se tiver jeito, peça ajuda através de alguma postagem no seu blog a outros usários, pois com certeza outras pessoas já tiveram os mesmo problemas…

O problema da ré está me incomodando mais, pois o problema dos bancos tem solução mais óbvia.

Aguardo resposta…

Muito obrigado meu amigo! Grande abraço!”

Cerateiro compara versão automática com Corolla 2012

Nosso colega Cláudio Henrique (Curitiba / PR) teve a oportunidade de avaliar o novo Corolla GLi manual e expõe para o NOVO CERATO suas opiniões pessoas na comparação do modelo da Toyota em relação ao Cerato automático que possui:

“Meu sogro pegou um Corolla GLI manual na semana passada. Como não conseguiu emplacar, acabou viajando com o meu carro e passei o feriadão com o dele.

Gostaria de fazer algumas considerações sobre os dois modelos: Cerato E.252 10/11 (Automático de 4 marchas) x Corolla GLI 11/12 (Manual de 6 marchas)

Acabamento interno:
Achei os mostradores e parte central do painel muito simples no Corolla. Além disso, falta o botão de “Mute” no volante. O acionamento do controle dos retrovisores elétricos fica atrás do comando de seta em um lugar de difícil acesso.
O tecido dos bancos é cinza claro, muito fácil de sujar e são mais quentes do que o do Cerato. Volante e encosto de braço central do Corolla não são de couro como no Cerato.

Conforto:
Por ter míseros 5 cm a mais no entre-eixos (2,65 x 2,60), no Cerato fico bem mais confortável ao dirigir. No Corolla, pelo que me parece, optaram em ter um porta-malas maior (450 x 477 litros). Tive que colocar o banco todo para trás e com o assento na regulagem mais baixa e mesmo assim nos meus 1,86 de altura fiquei apertado.

Suspensão:
Tirando a saída de traseira ao fazer curvas em piso irregular, o Cerato tem mais estabilidade do que o Corolla, que parece jogar lateralmente nas curvas. No entanto, para andar na cidade a suspensão do Corolla é bem mais confortável.

Direção:
Corolla (elétrica) x Cerato (hidráulica)

Motor e Câmbio:
Ponto forte do Corolla (1.8 VVTI): anda bem e consume pouco. A sexta marcha ajuda muito neste sentido, mas no engate de 5ª para 6ª não é tão preciso do quanto de uma 3ª para 4ª.

Resumindo, são dois modelos que brigam na mesma categoria, mas que acredito terem públicos diferentes. O Cerato tem um design mais moderno e jovem e o Corolla mantém a linha mais tradicional. Na minha avaliação, não pagaria um preço maior em um Corolla manual (R$ 65 mil) ao invés de pagar R$ 61 mil por um Cerato automático.”