Corrigindo pequenos problemas – PARTE II

Pouco antes de entrar de férias, na 1ª quinzena de setembro, percebi que o vidro elétrico do lado do passageiro dianteiro estava apresentando um barulho esquisito ao subir – era como se a engrenagem elétrica estivesse prestes a travar. Marquei um horário com a INTERVIA e deixei o Cerato no dia 09/09 para que os consultores pudessem avaliar o problema. No final da tarde, foi identificada a necessidade de substituir a peça. Como não havia em estoque, a previsão de chegada era de aproximadamente 02 semanas.

Viajei para o Chile no dia 13/09 e, ao voltar, quando minha esposa e eu fomos buscar o Picanto no dia 21/09 (terça-feira), a peça já havia chegado. Como eu teria que viajar para Brasília no dia seguinte, deixei para marcar a troca assim que eu retornase.

No dia 26/09 (segunda-feira passada), então, liguei para a concessionária mas não consegui horários disponíveis na semana passada para deixar o carro logo pela manhã – algo fundamental para mim. Enfim, consegui marcar para hoje às 07h30. No final da tarde, fui buscá-lo e o carro finalmente estava OK: o vidro agora sobe e desce como novo.

Resumo da ópera: serviço realizado, carro lavado, cliente satisfeito!

Abraços!

As cores do Cerato

Por sugestão do nosso colega Jorge, do Rio Grande do Norte, coloco as imagens do Cerato e todas as cores disponíveis para venda no Brasil para facilitar àqueles que estão indecisos sobre a melhor escolha:
AZUL
BRANCO
CINZA GRAFITE
CINZA TITÂNIO
PRATA
PRETO
VERMELHO
E aí, para vocês qual é a cor mais bonita do Cerato?

E a promoção continua em outubro!

Parece que a Kia realmente gostou dos expressivos resultados de vendas nos 02 últimos meses e resolveu prorrogar mais uma vez a promoção de preços reduzidos para o Cerato até o dia 31/10 (o mesmo valendo para o Picanto e para o Soul).

Esta é a hora ideal pra quem ainda não aproveitou os preços competitivos que estão sendo praticados. Vejam logo abaixo as versões e os valores cobrados (sem frete nem pintura metálica):

E.201 Manual – R$ 49.900 (antes: R$ 53.400)
Principais equipamentos: ar condicionado manual, DH, trio elétrico, duplo air bag, som com controle no volante, computador de bordo e rodas de liga leve 15”

E.202 Manual – R$ 53.900 (antes: R$ 56.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”

E.213 Manual – R$ 56.900 (antes: R$ 59.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, faróis de neblina e rodas de liga leve 17”

E.252 Automático – R$ 58.900 (antes: R$ 61.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”

E.263 Automático – R$ 61.900 (antes: R$ 64.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, faróis de neblina e rodas de liga leve 17″.

Abraços!

2.373!

2.373. Este foi o total de Ceratos vendidos em setembro. O número representa o novo recorde de vendas do modelo no país. Para que vocês tenham uma idéia, este número é maior até do que o total de vendas do carro em todo o ano de 2009 (2.292). O recorde anterior havia sido registrado no mês passado, quando 1.687 unidades saíram das concessionárias de todo o país – o crescimento em apenas 01 mês foi de expressivos 40,67%.

Com este resultado, o Cerato conseguiu pela primeira vez em sua história no Brasil alcançar o pódio do segmento dos sedãs médios, ficando atrás apenas do líder Corolla e do Civic – contra o modelo da Honda, a batalha foi apertada durante todo o mês e o resultado final apontou uma diferença de apenas 62 unidades a favor da marca japonesa. 

À exceção de 04 estados (Acre, Amapá, Piauí e Tocantis), em todos os demais territórios o Cerato registrou seus melhores resultados de vendas.
Vamos às análises:
RANKING GERAL:
1.   Corolla – 4.669
2.   Civic – 2.435
3.   Cerato – 2.373
4.   Vectra – 1.760
5.   Linea – 1.065
6.   C4 Pallas – 1.043
7.   Focus Sedan – 804
8.   Sentra – 283
9.   Mégane – 255
10. Tiida Sedan – 221
REGIÕES (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1. Sudeste – 965 (4º)
2. Sul – 523 (2º)
3. Nordeste – 516 (2º)
4. Centro-Oeste – 271 (2º)
5. Norte – 98 (3º)
ESTADOS (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1.   Rio de Janeiro – 385 (1º)
2.   São Paulo – 346 (5º)
3.   Rio Grande do Sul – 202 (2º)

4.   Bahia – 171 (2º)
5.   Santa Catarina – 167 (2º)
6.   Minas Gerais – 163 (5º)
7.   Distrito Federal – 161 (2º)
8.   Paraná – 154 (4º)

9.   Espírito Santo – 71 (2º)
10. Goiás – 70 (3º)
11. Rio Grande do Norte – 70 (1º)
12. Ceará – 56 (2º)
13. Maranhão – 55 (2º)
14. Alagoas – 48 (1º)
15. Pernambuco – 45 (2º)
16. Sergipe – 33 (2º)
17. Tocantins – 29 (1º)
18. Pará – 28 (3º)
19. Mato Grosso – 26 (2º)
20. Paraíba – 26 (2º)
21. Amazonas – 25 (2º)
22. Rondônia – 15 (3º)
23. Mato Grosso do Sul – 14 (3º)
24. Piauí – 12 (3º)
25. Roraima – 1 (4º)
26. Acre – 0 (6º)
27. Amapá – 0 (6º)
Observações:
– Líder em Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins;
– Vice-líder no Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso, Paraíba e Amazonas; e
– 3º colocado em Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Piauí.
Abraços!

Primeiras impressões sobre o Picanto

O blog é sobre o Cerato, todos sabem, mas hoje eu gostaria de comentar um pouco sobre a 1ª semana com o mais novo Kia aqui de casa.
Em primeiro lugar, o Picanto nos surpreendeu pelo bom acabamento. Os materias são de boa qualidade, com peças sem rebarbas. Outro ponto de destaque é o silêncio a bordo, de nível claramente superior ao de seus concorrentes nacionais. O ar condicionado é excelente, diria até que é mais forte do que o do Cerato. Claro, o menor espaço interno colabora para uma refrigeração mais eficaz, mas a impressão já foi reforçada por todos os que andaram no carro desde que o retiramos da concessionária.
O sistema de som é bom, de fácil operação e com entrada para USB e iPod (o carro já veio com o cabo para o aparelho). A direção elétrica é excelente, extremamente leve em baixas velocidades e com a devida firmeza à medida que apertamos o acelerador. O conjunto câmbio-embreagem é exemplar, preciso e macio.
Os pneus de perfil mais baixo (165/60 R14), por sua vez, contribuem para que os buracos e as irregularidades das vias sejam mais sentidos por quem está dentro do carro, mas nada que uma posterior substituição por pneus mais altos e mais macios não solucione. A suspensão é como a do Cerato, mais firme, mais propícia a pisos “perfeitos”. O porta-malas é realmente muito pequeno, apenas 220 litros – é maior, no entanto, que o de um Peugeot 206 -, mas oferece a opção de rebatimento total, 1/3 ou 2/3.
Por fim, o consumo: no primeiro tanque, após quase 185 km rodados com ar condicionado ligado quase 90% do tempo, a média foi de ótimos 12,94 km/l.
Posteriormente comentarei um pouco mais sobre o carro, excelente opção como 2º veículo familiar ou como 1º carro para um jovem casal sem filhos.
Abraços!

Cerato em destaque na CARRO de SETEMBRO

Na sua edição de setembro, a revista CARRO realizou um comparativo entre sedãs compactos premium e médios. Além do Cerato, foram avaliados também o Renault Mégane, o Nissan Tiida Sedan, o New Fiesta Sedan, o Nissan Sentra, o VW Polo Sedan e o Honda City.
13 critérios técnicos e financeiros foram avaliados – preço, seguro, desvalorização em relação ao modelo 2010, consumo médio, espaço interno, porta-malas, ABS e air bags, preço do câmbio automático, taxa de juros de finaciamento, 1ª e 2ª revisões, pacote de peças (% em relação ao preço do carro), frenagem 80-0 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h – e a pontuação de cada modelo foi atribuída conforme a classificação do carro no quesito. Ou seja: se o carro fosse o 1º colocado no item, receberia 7 pontos, o 2º colocado receberia 6 pontos e assim sucessivamente. O resultado final foi o seguinte:
1º Honda City – 68 pontos
2º Kia Cerato – 55 pontos
3º VW Polo Sedan – 52 pontos
4º Ford New Fiesta SE – 49 pontos
5º Nissan Sentra 2.0 – 49 pontos
6º Renault Mégane 1.6 – 48 pontos
7º Nissan Tiida Sedan – 45 pontos
Com 55 pontos conquistados, o Cerato foi o melhor veículo avaliado nos quesitos Desvalorização (5% no 1º ano), Espaço interno (760 centímetros) e Frenagem 80-0 km/h (26,3 m), além de ter sido 3º colocado em Preço (R$ 49.900), em Porta-malas (477 litros no padrão VDA) e em Preço do câmbio automático (R$ 9.000 a mais em relação à versão de entrada). A pior classificação veio no quesito 1ª e 2ª revisões (R$ 1.126).
A 1ª posição do Honda City no comparativo se deveu, principalmente, às vitórias nos quesitos Seguro (4,8%), Financiamento (0% com entrada de 50%) e 1ª e 2ª revisões (R$ 311,28), além da 2ª posição nos quesitos Desvalorização (8,3%), Porta-malas (506 litros), Preço do câmbio automático (R$ 3.880), Pacote de peças (4,8%) e Aceleração de 0 a 100 km/h (10s0).
Eis o parecer final da CARRO: de acordo com o repórter João Anacleto, “a evolução coreana ecoa com força no Cerato. Além do belo trabalho de design, o carro atende fundamentalmente a todas as exigências de um consumidor que gasta entre R$ 50 000 e R$ 60 000 em um sedã. Tem espaço racional, um desempenho razoável, não consome muito e, mesmo cobrando caro pela manutenção, sua qualidade técnica compensa os gastos. É um carro sensato e custa R$ 7.520 menos que o City“.
E aí, o que acharam?

Valor de revisões em Porto Alegre

Com a colaboração do nosso colega Luciano Zanuz, seguem os valores das revisões praticados pela concessionária Kia Süd (Porto Alegre):
10.000 km – R$ 375,40
20.000 km – R$ 677,02
30.000 km – R$ 375,40
40.000 km – R$ 1.160,28
50.000 km – R$ 375,40
60.000 km – R$1029,43
70.000 km – R$ 375,40
80.000 km – R$ 1.160,28
Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE IV

Mais uma colaboração, desta vez do nosso colega Ogg Ibrahim.

Abraços!

“Acabei de pegar um modelo E-263 e estou há tres dias experimentando o carro. Posso resumir numa única palavra: SENSACIONAL!

Logo de cara, antes de dar a partida, o que me agradou bastante foi a posição de dirigir. Como tenho 1,90 de altura me sentia um pouco incomodado em alguns veículos que não permitiam bons ajustes no banco do motorista. Assim como o Civic, que tambem me agradou nesse sentido, o Cerato me dá muito conforto ao dirigi-lo. O banco rebaixa bem com a regulagem de altura deixando as pernas bem à vontade, sem ficar esfregando no volante. Gostei também do acabamento do tecido com costuras vermelhas, de ótima qualidade o que me fez dispensar o couro por hora.

Eu tinha um Megane sedan antes, que achava um carro maravilhoso e a diferença que notei é que o Cerato é um pouco mais durinho de suspensão, dá pra sentir mais as irregularidades do piso. E olha que o Megane também tinha aro 17. Eu tinha amenizado essa dureza no Renault trocando os pneus perfil 45 por perfil 50. Ficou bem mais confortável nas pistas ruins. Vou fazer isso na troca de pneus do Cerato (que ainda vai demorar).

O câmbio é perfeito e suave, quase não se percebe as trocas. Bem diferente do “trancológic” do Linea e do Fox. E o uso no sequencial também me permitiu dirigir mais agressivamente caso precise. O motor 1.6 não decepcionou em nenhuma das circunstâncias.

Vamos aos defeitinhos, que não chegam nem a ser defeitos – vamos dizer que foram alguns esquecimentos da fábrica: falta sistema one-touch down e up para todos os vidros (o Megane tinha de série); senti falta de iluminação no porta-luvas que é bem pequeno (mas acho que dá pra instalar uma com o cuidado de não afetar a garantia). E seria importante o modulo de levantamento dos vidros ao acionar o fechamento das portas. Mas isso já sei que dá pra instalar na própria assistência técnica, produto original.

Espaço, o médio Cerato tem de sobra. Constatei ao sair com um casal de amigos atrás, usando o banco na posição em que eu dirigo (bem lá atrás) e ninguém reclamou de aperto. No mais o acabamento dos plásticos é de altíssima qualidade, o painel é maravilhoso e funcional e o que mais me impressionou: o consumo! Com o motor ainda amaciando (178 km rodados até agora) e eu pisando fundo pra sentir as trocas de marcha, a máquina registrou cerca de 9,5 l/100km, o que dá uma média de mais de 10 km/l. Muito superior ao do meu antigo Megane que fazia 8,5 km/l na cidade já com o motor bem amaciadão e pisando menos no acelerador. Imagino que ele chegue aos 13 km/l na cidade depois dos 5 mil km, como me confirmou um amigo que tem um há seis meses.
Em resumo: um carro espetacular pelo que custa, lindo por dentro e por fora e que desperta atenção por onde passa. Uns amigos donos de Captiva e Cherokee o rodearam um tempão quando estacionei na casa de um deles para um joguinho de basquete. “Que carrão, hein?”, comentou um deles.
Ogg Ibrahim, jornalista”

Viajando… de novo!

Esta é a minha última semana de férias e curtirei ao máximo este período de descanso. De amanhã (22/09) até domingo (26/09), estarei em Brasília (DF) para conhecer a cidade e, mais do que isso, para assistir a um dos shows de despedida da turnê brasileira dos Scorpions, minha banda favorita.
Nos próximos dias, não deixem de visitar ao blog: já estão programados novos posts. Comentem à vontade!
Abraços e até a volta!