Encarando uma viagem – PARTE II

Estou de volta.
Depois de 168,8 km rodados, a uma velocidade média em estrada de 90 km/h, com 02 pessoas a bordo e utilizando ar condicionado em 90% do tempo, consegui uma média de 13,61 km/l. Utilizei 12,40 litros de gasolina Shell V-Power (o litro aqui em Jaboatão dos Guararapes-PE está custando R$ 2,74). Não senti diferença em relação à gasolina comum, mas vou testar durante mais alguns tanques se há ou não diferença substancial que compense os R$ 0,15 a mais por litro.
Detalhe: a média poderia ter sido melhor se não tivéssemos pego um trânsito de aproximadamente 30 minutos para percorrer aproximadamente 1 km na saída de Recife para Goiana (PE).
Abraços!

RECORDE: Vendas do Cerato em agosto

Agosto será lembrado como um mês histórico para o Cerato: com 1.687 unidades vendidas, o Kia superou a marca de 1.323 unidades de março deste ano, que até então era o recorde do modelo no país.

O crescimento em relação às 801 unidades de julho chegou aos 110,6%. Com este resultado, o Cerato subiu da 8ª posição do segmento em julho para a 5ª posição, a apenas 150 unidades do 4º colocado.
Em todos os estados brasileiros, à exceção dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Cerato registrou seus melhores resultados de vendas.
Vamos às análises:
RANKING GERAL:
1. Corolla – 4.516
2. City – 2.635
3. Civic – 2.471
4. Vectra – 1.837
5. Cerato – 1.687
6. Linea – 1.278
7. C4 Pallas – 1.180
8. Focus Sedan – 919
9. Sentra – 512
10. Mégane – 420
REGIÕES (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1. Sudeste – 674 (7º)
2. Sul – 407 (4º)
3. Nordeste – 340 (2º)
4. Centro-Oeste – 187 (4º)
5. Norte – 79 (4º)
ESTADOS (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1. Rio de Janeiro – 268 (2º)
2. São Paulo – 242 (7º)
3. Santa Catarina – 156 (1º)
4. Rio Grande do Sul – 139 (2º)
5. Paraná – 112 (4º)
6. Minas Gerais – 107 (7º)
7. Distrito Federal – 87 (3º)
8. Bahia – 81 (2º)
9. Goiás – 70 (2º)
10. Espírito Santo – 57 (2º)
Observações:
– Líder em Santa Catarina, em Alagoas e no Tocantins;
– Vice-líder no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, na Bahia, em Goiás, no Espírito Santo, no Mato Grosso, no Ceará, no Maranhão, na Paraíba, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Sergipe; e
– 3º colocado no Distrito Federal.

Abraços!

BOA NOTÍCIA: Promoção continua!

Verificando o site da Kia há pouco, encontrei uma boa notícia: a promoção de preços reduzidos para o Cerato, que estava programada para acabar no último dia 31/08, foi prorrogada até o dia 30/09 (o mesmo vale para o Picanto e para o Soul). É a chance para quem ainda não aproveitou para comprar o carro com um belo desconto. Vejam as versões e os preços praticados:
E.201 Manual – R$ 49.900 (antes: R$ 53.400)
Principais equipamentos: ar condicionado manual, DH, trio elétrico, duplo air bag, som com controle no volante, computador de bordo e rodas de liga leve 15”
E.202 Manual – R$ 53.900 (antes: R$ 56.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”
E.213 Manual – R$ 56.900 (antes: R$ 59.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, faróis de neblina e rodas de liga leve 17”
E.252 Automático – R$ 58.900 (antes: R$ 61.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”
E.263 Automático – R$ 61.900 (antes: R$ 64.900)
Principais equipamentos: ar condicionado automático, DH, trio elétrico, duplo air bag, freios ABS, som com controle no volante, computador de bordo, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, faróis de neblina e rodas de liga leve 17”
Abraços!

Preço da revisão de 20.000 km em Recife (PE)

Nosso colega Hamilton, de Recife (PE), fez a revisão de 20.000 km na concessionária INTERVIA no mês passado e nos enviou os custos. De antemão, agradeço pela colaboração.
MÃO DE OBRA
– 2h30 a R$ 111,31 cada hora
– TOTAL: R$ 278,27
PEÇAS
– Estopa: R$ 1,10
– Anel Bujão Carter: R$ 3,75
– Filtro de óleo: R$ 27,62
– Filtro de ar condicionado: R$ 146,58
– 04 litros de óleo para motor: R$ 92,07
– Filtro de ar: R$ 50,61
– TOTAL: R$ 321,73
MÃO DE OBRA + PEÇAS
– TOTAL: R$ 600,00
Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE II

Nosso colega Reinaldo Versuri encaminhou um novo depoimento sobre os primeiros dias com o seu Cerato:
“Meu primeiro review do Cerato E263 automático agora com 500km rodados.

Testei com a gasolina Podium e agora completei com a BR-Supra para saber se ocorre alguma diferença de consumo e/ou com a potência do carro, obviamente, pelo que eu li, o o consumo vai se normalizar lá pelos 5000km, segui a orientação do manual, calibrei os pneus com 32lbs (logo de manhá e carro frio) e também alternei as velocidades e rotações do motor nos percursos, o manual diz para se evitar manter uma velocidade constante durante os primeiros km com o carro.

Rodei 478km sendo 180km (viagem ida/volta – São José dos Campos/SP – Campos do Jordão/SP – 5 pessoas no carro) e o restante na cidade, não fiz uma separação de consumo entre cidade/estrada, enchi o tanque, completei depois quando chegou na reserva e fiz a média na calculadora e bateu com a informação do computador de bordo.

A média ficou em 10km/l porém há de considerar que pisei fundo algumas vezes para testar o carro (cheguei à 160km/h na Dutra – pequeno trecho possível e seguro) e na serra em Campos do Jordão percebi que o carro alternava bastante de 3ª e 4ª marcha

Por estar acostumado com câmbio manual senti algumas vezes a vontade de trocar as marchas porém o automático responde bem nas retomadas além muito bom na cidade (trânsito).

Outra diferença é que meu ex-Scenic era mais macio em pavimentos defeituosos, a roda aro 17″ e banda pequena do pneu (215×45) faz com que as imperfeições sejam sentidas mais facilmente dentro do carro, acredito que seja normal devido as diferenças de suspenção, altura, etc, etc, etc, porém nada disso tira o prazer de dirigir.

Achei o carro muito silencioso mesmo à 120km/h (bem melhor que o o ex-Scenic), o motor 1.6 16V faz o que promete com os seus 126cv, a qualidade do som original do carro é de espantar, não precisa de caixa selada, trocar auto-falantes, nada, é muito bom mesmo.

Outro ponto positivo é a segurança nas curvas, o carro gruda no asfalto e você tem total controle do veículo, a ergonomia e o volante contribui muito para isso além do carro ser baixo, pneus largos e uma suspensão que compensa nas curvas.

Problemas: O carro foi entregue pela concessionária lavado, andei o dia todo e a noite percebi algumas marcas de embassamento nos faróis mas que depois sumiram, o assento do motorista começou a apresentar alguns ruídos, deve ser a malha abaixo da espuma e o mesmo ruído no encosto do banco traseiro, já liguei para a concessionária e eles disseram que não precisa nem agendar, basta levar o carro lá para que eles verifiquem e consertem, farei isso nas minhas férias pois quero ver se vai aparecer mais alguma coisa.
Obs.: Já recebi umas 5 ligações da Kia para avaliar o atendimento da concessionária e dar um feedback sobre o carro, todos os emails que escrevi foram respondidos prontamente, por enquanto estou achando o pós-venda muito bom apesar de ainda não ter levado o carro para as verificações acima.
Abraços

Versuri”

Flexibilidade, até que ponto?

Muito se questiona sobre a real eficiência dos motores flex. Dificilmente um motor que aceite álcool e gasolina ao mesmo tempo conseguirá a mesma eficiência de um motor monocombustível.
Nosso colega Ogg Ibrahim, repórter da Rede Record, apresentador por 02 anos do programa AUTONEWS (Campo Grande / MS) e um dos mais novos proprietários de um Cerato, escreveu com brilhante propriedade o texto abaixo sobre o tema. Desde já, agradeço pela colaboração.
“FLEXIBILIDADE: ATÉ QUE PONTO?

É sabido por todo mundo que os carros flex ou “bi-combustível” estão dominando o mercado de automóveis. Hoje a produção de veículos com motores que aceitam álcool e gasolina no mesmo tanque atinge quase 100% dos novos e já responde por 50% da frota nacional. Esse crescimento todo se deve à algumas vantagens e mitos: quando abastecido com alcool, o carro polui menos e anda um pouco mais; em rodovias mais ermas pode ajudar quando o posto não tiver um ou outro combustível; e o preço, que oscila muito, pode dar ao dono do carro a opção de optar pelo mais barato para economizar. Certo? Nem tanto!

Na minha opinião as vantagens apresentadas pelas montadoras sobre os carros flex não passam de puro marketing. Veja bem: você que tem um carro flex há pelo menos dez anos já se viu em alguma enrascada por não achar alcool ou gasolina num posto, por mais erma que seja a região que você esteve? Você por acaso também já economizou dinheiro abastecendo com alcool quando a gasolina está mais cara? Se você ainda não fez a conta, faça! Só assim você vai perceber que o motor quando movido a alcool gasta muito mais do que com gasolina. Exemplo: se você roda 300 quilometros com cinquenta reais na gasolina, vai rodar menos de 200 no alcool. Que economia é essa então?

Acabei de adquirir um Cerato a gasolina. E pelo fato do flex chegar até o final do ano, os pessimitas dizem que vou “casar” com o carro, que ele se transformará num “mico”. Bem que eu quero esse casamento, afinal quem acharia ruim de ter um carro lindo, repleto de acessórios e tecnologia que a maioria não tem, mais econômico do que muitos por aí e, melhor que tudo, MAIS BARATO!! Um custo benefício acima de qualquer suspeita! Seria problema ser abastecido apenas com gasolina? Para quem entende um pouco de carro e conviveu no meio automotivo por tempo suficiente para aprender algo, além de ser um apaixonado por carros, problema nenhum!

Muita gente não sabe mas motores bi-combustíveis são motores a gasolina, adaptados para rodar também com álcool. E segundo especialistas, não conseguem rodar bem nem com um combustível nem com outro. É a mesma impressão que temos do restaurante que oferece massa, carnes, peixes, frutos do mar e comida chinesa. Será que dá pra ser especialista em alguma coisa assim? Com base nisso e em entrevistas que já fiz com técnicos em motores em vários cantos do país, posso afirmar que os motores flex são mais beberrões que motores a gasolina. Mesmo que eles rodem apenas com gasolina. Fiz o teste quando troquei um Focus 1.8, 2001 a gasolina por um Megane 1.6 16v flex, 2007. Rodando só com gasolina e mesmo sendo bem mais novo, o Renault jamais conseguiu chegar na média de 13,8 km/l na estrada do Ford. Nunca passou de 12,5, mesmo aliviando o pé. E isso realmente foi confirmado por um professor da USP que me disse: “Motores flex dificilmente terão a mesma eficiência que um motor só a gasolina ou que um movido à diesel. Além de se desgastarem mais rapidamente rodando com álcool que é mais corrosivo”.

Diante disso, meus amigos, não tenham receio de comprar um carro só a gasolina achando que ele será um mico. Talvez até perca um pouco de mercado porque, afinal o poder do marketing e da ignorância de muitos será difícil de ser contornada. Mas tenha certeza de que você vai ter em mãos um carro que vai rodar melhor e mais tempo do que o do seu vizinho.
Ogg Ibrahim é jornalista da TV Record e um apaixonado por carros

http://oggibrahim.blogspot.com/

Depoimento de um novo proprietário

Com a devida autorização, publico o depoimento do colega Reinaldo Versuri (São José dos Campos-SP) a respeito da aquisição do seu Cerato.
Abraços!

“Estava decidio em trocar meu Scenic por outro com câmbio automático e no último sábado sai com minha esposa para procurar.

Eu estava de calça jeans, sapatênis, camiseta branca e a barba por fazer, eu com 42 anos não estava muito bonito.

VW – Passei na concessionária VW e fiz um Best Drive em um SpaceFox (R$56.000,00) I-Motion, achei o painel bonito mas esse câmbio é muito ruim, todas as vezes que ia trocar a marcha o carro soluçava, perguntei ao vendedor se era normal e ele disse que eu tinha que me acostumar com esse tipo de câmbio, isso não me agradou. O vendedor tentou me vender um Fox 1.6 I-Motion mas não me convenci.

GM – Fui para a concessionária da GM e o único que tinha lá era o Meriva Easytronic (R$49.900,00) mas ao entrar no carro não deu nem vontade de dirigir, o acabamento é péssimo, muito precário, os tecidos dos bancos pareciam que tinha colocado uma capa, tudo folgado, enrugado e muito “feio”. Nem dirigimos e saímos para outra.

Hyundai – Essa história foi a melhor de todas, prestem a atenção. Entrei interessado no i30, os vendedores estavam ocupados e eu aguardei um pouco até chegou um e me perguntou o que eu procurava, eu disse que queria conhecer o i30 (R$59.900,00), ele me mostrou meio por alto mas como a loja estava para fechar não poderia fazer um test-drive. Saí da concessionária mas liguei querendo falar para o vendedor que eu voltaria no domingo, uma moça atendeu e disse que ele não trabalharia mas se era para vender algo ela passaria o recado. No domingo fui direto na loja, estava com um traje parecido com que eu estava no sábado, o vendedor não estava, uma vendedora veio me atender e disse que ele não viria naquele dia, bom, vou fazer as perguntas para ela mesma sobre o i30 e para minha surpresa ela disse que não tinha mais i30 para vender, já tinha vendido todos, ai eu perguntei quando chegaria mais e ela me disse, com um tom de deboche, que chegaria somente a versão 2011 porém mais caro. Espere aí, quem deve achar se o carro é caro ou não seria eu né!!! Ela disse que os carros estavam já estavam vendidos. Resumindo, não fiz teste drive, não negociaram comigo nem a forma de pagamento e nem ofereceram nada. Fui embora.
Kia – Realmente eu não conhecia os carros da Kia, o vendedor muito educado veio e começou a me mostrar os carros até que mostrou o Cerato automático E252 (vixi….!!!), percebi que os olhos da minha esposa brilharam, ele convidou para fazer um teste-drive, minha esposa dirigiu primeiro e depois eu, achei o carro formidável, a troca das marchas super macia, quando pisei fundo houve a redução e chegou até os 7000rpm e já passou a marcha, o painel completo e muito bonito, etc, etc, etc. Ele mostrou o E263 com aro 17″ e sensor de estacionamento, foi paixão!! Sai quase decidido mas queria ver outros carros ainda.

Nissan – Vi o Tiida e o Sentra mas, na comparação com o Cerato ficou muito a desejar além da garantia ser de 3 anos.

Honda – Não cheguei a ver o City muito bem mas deu para perceber que seria inferior ao Cerato.

Chegando em casa eu ainda estava indeciso pelo i30 e pelo Cerato, pesquisei em vários fóruns, várias análises e todos demonstravam que o Cerato era o mais completo e o mais barato mas que o valor de mercado do i30 era mais viável. Como eu quero um carro que eu goste, que me sinta bem, não pretendo fazer negócios com carros e diante de tantos prós e contras decidi ficar pelo Cerato E263 Prata.

Na segunda-feira liguei para a Kia e comecei a negociação, fechei por R$61.000,00 + tapetes + documentos + insufilm, tentei ganhar o cabo para iPod mas não teve jeito, mandei instalar o comando para a subida dos vidros quando do fechamento do carro. Pegarei o carro na próxima sexta-feira (27/08), estou muito ansiosos e gostei muito das postagens aqui no fórum.

Em suma, de todos que eu vi nessa faixa de preço nenhum supera o Cerato (acabamento, design, opcionais, etc), espero começar a testar o carro para verificar se a compra foi boa mesmo.

Observação: O vendedor da Hyundai me ligou 2 vezes tentando me convencer a ficar com i30 usando a estratégia de malhar o Cerato e que os “bônus” que eu ganhei da Kia era apenas para me empurrar um carro sofrível e ele não poderia fazer nenhuma agrado dessa forma. Nota: Ele não recebeu nenhum dos recados que deixei com as moças da Hyundai. Que pena para o Hyundai, fiquei com o Cerato.”

O custo do seguro – PARTE II

Conforme prometido, seguem valores de seguros pagos por alguns dos colegas do blog. Espero que possam auxiliar aos interessados na aquisição do carro ou mesmo como base para quem está próximo de uma renovação de apólice.
De antemão, agradeço pela colaboração dos que se dispuseram a enviar as informações:

INFORMAÇÕES: Fernando Vieira

Seguradora: ALFA SEGURADORA
Classe de bônus: 0
Cidade: Goiânia (GO)
Estado civil: Divorciado
Há pessoas com menos de 25 anos dirigindo? Não
Garagem em casa? Sim
Garagem no trabalho? Não
Danos materiais: R$ 100.000,00
Danos corporais: R$ 100.000,00
APP Morte / Invalidez: R$ 5.000,00
Valor determinado do veículo: R$ 59.900,00
Assistência para vidros? Sim
Carro reserva? Sim
Valor do seguro: R$ 2.216,30
Franquia: R$ 3.294,50
Versão: E.252 10/11
INFORMAÇÕES: Glaudson
Seguradora: PORTO SEGURO
Classe de bônus: 4
Cidade: Natal (RN)
Estado civil: Casado
Há pessoas com menos de 25 anos dirigindo? Não
Garagem em casa? Sim
Garagem no trabalho? Sim
Danos materiais: R$ 75.000,00
Danos corporais: R$ 75.000,00
APP Morte / Invalidez –
Valor determinado do veículo – 100% FIPE
Assistência para vidros? Sim
Carro reserva? Sim
Valor do seguro: R$ 1.830,44
Franquia: R$ 1.524,00
Versão: E.201 
INFORMAÇÕES: Arnaldo
Seguradora: AZUL SEGUROS
Classe de bônus: 3
Cidade: Recife (PE)
Estado civil: Casado
Há pessoas com menos de 25 anos dirigindo? Não
Garagem em casa? Sim
Garagem no trabalho? Sim
Danos materiais: R$ 50.000,00
Danos corporais: R$ 50.000,00
APP Morte / Invalidez: R$ 1.000,00
Valor determinado do veículo: 100% FIPE
Assistência para vidros? Sim
Carro reserva? Sim
Valor do seguro: R$ 2.050,00
Franquia: R$ 1.493,00
Versão: E.201 10/11
INFORMAÇÕES: Thiago Parísio
Seguradora: INDIANA SEGUROS
Classe de bônus: 4
Cidade: Jaboatão dos Guararapes (PE)
Estado civil: Casado
Há pessoas com menos de 25 anos dirigindo? Não
Garagem em casa? Sim
Garagem no trabalho? Sim
Danos materiais: R$ 47.000,00
Danos corporais: R$ 47.000,00
APP Morte / Invalidez: R$ 0,00
Valor determinado do veículo: 100% FIPE
Assistência para vidros? Sim
Carro reserva? Sim
Valor do seguro: R$ 2.158,51
Franquia: R$ 2.314,78
Versão E.201: 09/10
INFORMAÇÕES: Daniel
Seguradora: ALFA SEGURADORA
Classe de bônus: 5
Cidade: Brasília (DF)
Estado civil: Solteiro
Há pessoas com menos de 25 anos dirigindo? Não
Garagem em casa? Sim
Garagem no trabalho? Não
Danos materiais: R$ 100.000,00
Danos corporais: R$ 100.000,00
APP Morte / Invalidez: R$ 5.000,00
Valor determinado do veículo: 100% FIPE
Assistência para vidros? Sim
Carro reserva? Sim
Valor do seguro: R$ 2.291,00
Franquia: R$ 1.214,97
Versão: E.202 09/10
INFORMAÇÕES: Davi Edson
Seguradora: SULAMÉRICA
Classe de bônus: 1
Cidade: Brasília (DF)
Estado civil: Casado
Há pessoas com menos de 25 anos dirigindo? Não
Garagem em casa? Sim
Garagem no trabalho? Não
Danos materiais: R$ 50.000,00
Danos corporais: R$ 50.000,00
APP Morte / Invalidez: R$ 5.000,00
Valor determinado do veículo: 100% FIPE
Assistência para vidros? Sim
Carro reserva? Sim
Valor do seguro: R$ 1.585,53
Franquia: R$ 2.469,84
Versão: E.213 10/11
Abraços!
P.S.: Estarei em João Pessoa (PB) entre hoje (25/08) e domingo (29/08) de manhã. Neste período, portanto, dificilmente eu poderei atualizar o blog. Até a volta!