Corrigindo pequenos problemas

Hoje pela manhã, levei o Cerato para a concessionária Intervia (Recife) do bairro da Imbiribeira, onde comprei o carro, para resolver 02 pequenos problemas:
– Havia um barulho vindo da traseira do veículo, como se fosse amortecedor ineficiente; e
– A parte plástica inferior direita do para-choques, onde fica instalado o farol de neblina das versões intermediária e top, estava desencaixada.
Embora não tivesse agendado nenhum horário, fui atendido de pronto e ambos os defeitos foram corrigidos. O barulho na traseira nada mais era do que a tampa do porta-malas levemente desregulada. Um alívio!
Meu primeiro contato com a concessionária na solução de problemas, enfim, foi muito bom. De antemão elogio o bom atendimento da equipe técnica, com especial destaque para o consultor Eder – que por sinal, deu a dica de utilizar 28 libras nos pneus para melhorar o nível de conforto. Vou testar e depois comento por aqui.
Provavelmente só voltarei à Intervia no final de julho, quando o carro deverá chegar aos 10.000 km.
Abraços!

Mês de vendas fraco para o Cerato

Com o mês de maio encerrado, vamos analisar o comportamento do Cerato no mercado no mês passado?
As 700 unidades comercializadas representaram o pior resultado do ano para o carro – em comparação às vendas de abril (1.107), a queda foi de quase 37%. A explicação mais plausível para o mau resultado foi a falta de estoque em diversas concessionárias pelo país. Com a chegada de um novo lote a partir da 2ª quinzena, a média diária subiu para níveis similares às de abril.  Como consequência, o Cerato foi superado pelo C4 Pallas (1.014) e pelo Linea (866). O ranking dos sedãs, portanto, ficou da seguinte forma:
1.   Corolla – 4.329
2.   City – 2.929
3.   Civic – 2.461
4.   Vectra – 1.561
5.   C4 Pallas – 946
6.   Linea – 863
7.   Cerato – 700
8.   Focus Sedan 613
9.   Sentra – 461
10. 307 Sedan – 407
Vamos agora aos rankings por regiões e por estados:
REGIÕES (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1. Sudeste – 288 (8º)
2. Sul – 150 (8º)
3. Nordeste – 147 (2º)
4. Centro-Oeste – 77 (6º)
5. Norte – 38 (5º)
ESTADOS (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1.   Rio de Janeiro – 128 (5º)
2.   São Paulo – 95 (9º)
3.   Paraná – 55 (6º)
4.   Rio Grande do Sul – 51 (7º)
5.   Minas Gerais – 45 (8º)
6.   Santa Catarina – 44 (6º)
7.   Bahia – 38 (5º)
8.   Goiás – 31 (6º)
9.   Espírito Santo – 20 (6º)
10. Rio Grande do Norte – 19 (2º)
Abraços!

Aviso aos navegantes!

Pessoal, estou devendo novos posts porque meu computador está quebrado (neste momento, estou escrevendo utilizando o notebook do meu cunhado). Assim que a máquina estiver OK (acredito que amanhã ou depois), estou com idéias para novas postagens.
Abraços!

Cerato Hatch vem aí!

O que era apenas uma especulação tornou-se realidade: a Kia confirmou hoje que o Cerato Hatch será vendido no Brasil a partir de dezembro.
A versão inicial será equipada com o mesmo 1.6 de 126 cv da versão sedã. Considerando o valor inicial de R$ 51.500 cobrado pelo Cerato de entrada, não é estranho supor a versão hatch custando abaixo dos R$ 50 mil. Um valor bastante competitivo neste segmento, não acham?
P.S.: Este é o post de nº 50! Gostaria de agradecer a todos os colegas que tem acompanhado o blog desde o seu lançamento, em janeiro. É mais um motivo para que eu continue a dedicar um bom tempo a este espaço, procurando esclarecer as dúvidas de proprietários e de interessados, além de buscar divulgar pontos interessantes relativos ao Cerato.

Um Cerato "diferente"

O nosso colega Raphael Dallefe, de Cuiabá, enviou fotos do seu Cerato E.252 automático com um detalhe bastante curioso: o carro foi inteiramente revestido com adesivo 3M. A empresa que realizou o serviço foi a Seriarts, num prazo de 02 dias com 03 técnicos trabalhando no carro. De acordo com o Raphael, o custo total ficou em R$ 1.500 e não foi necessário alterar a documentação do veículo, já que a cor original é preta.
E aí, o que vocês acham?
Abraços!

Repleto de porta-trecos

Pessoal,
Depois de quase uma semana sem um novo post, hoje trago um tema sugerido por um dos nossos colegas: os porta-trecos do Cerato.
O carro, além de excelente espaço interno e de um bom porta-malas, possui em seu interior uma série de espaços espalhados que auxiliam a acomodação de pequenos objetos. Vamos lá?
À frente do câmbio, espaço suficiente para colocar carteira e celular, por exemplo.
Ao lado esquerdo inferior do painel, um pequeno compartimento que pode ser utilizado como um porta-moedas.
No túnel central, espaço suficiente para 02 copos ou 02 latas.
Na lateral das portas, espaço para guarda de revistas e/ou papéis e para uma garrafa em posição levemente inclinada.
No teto, logo à frente das luzes de leitura, há um porta-óculos acolchoado.
Na lista dos porta-trecos, faltou apenas a foto do compartimento interno do descansa-braços dianteiro. O espaço, também acolchoado na parte interna inferior, é suficiente para acomodar alguns CDs ou mesmo para guardar um aparelho de GPS com seu suporte e fiação.
Abraços!

Informando…

Pessoal, estive sem tempo na última semana para atualizar o blog, e desde já peço desculpas aos colegas que visitam com freqüência.
Eu voltei das férias e estava atualizando todas as pendências do período em que estive ausente do meu trabalho.
Ainda nesta semana, volto à tona por aqui.
Abraços!

Em abril, Cerato ganha posição no ranking

Mês de abril encerrado, é hora de analisar o comportamento do Cerato no mercado no mês passado.
Com 1.107 unidades comercializadas, o carro garantiu vendas superiores às mil unidades pelo segundo mês consecutivo. O grande fato é que o Cerato ultrapassou pela primeira vez as vendas do Fiat Linea (833), uma vantagem de 274 unidades – no acumulado do ano, a diferença a favor do carro da Fiat é agora de apenas 60 unidades, já computadas as vendas de ontem (03/05). Em relação ao concorrente mais próximo a partir de agora, o Vectra (1.575), a diferença no mês foi de 468 unidades a favor do Chevrolet – bem menor do que as 1.009 unidades registradas em março.
Com resultados divulgados, o ranking dos sedãs ficou da seguinte forma:
1.  Corolla – 4.790
2.  City – 2.851
3.  Civic – 2.416
4.  Vectra – 1.575
5.  Cerato – 1.107
6 . C4 Pallas – 1.042
7.  Linea – 833
8.  Focus Sedan 617
9.  Sentra – 522
Vamos agora aos rankings por regiões e por estados:
REGIÕES (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1.  Sudeste – 484 (6º) 
2.  Nordeste – 237 (2º)
3.  Sul – 220 (5º)
4.  Centro-Oeste – 106 (6º)
5.  Norte – 60 (4º)
ESTADOS (entre parênteses, a posição do carro no segmento)
1.   Rio de Janeiro – 231 (3º)
2.   São Paulo – 173 (7º)
3.   Bahia – 85 (2º)
4.   Santa Catarina – 76 (4º)
5.   Paraná – 73 (7º)
6.   Rio Grande do Sul – 71 (4º)
7.   Distrito Federal – 63 (4º)
8.   Minas Gerais – 51 (7º)
9.   Espírito Santo – 29 (5º)
10. Ceará – 25 (4º)
Agora, algumas curiosidades:
ESTADOS EM QUE É VICE-LÍDER (entre parênteses, unidades vendidas)
– Bahia (85)
– Maranhão (14)
– Rio Grande do Norte (17)
– Sergipe (23)
– Tocantins (22)
Observações:
– Em todos estes estados, a liderança é do Toyota Corolla; e
– Em Sergipe, o Cerato perdeu a liderança por apenas 01 unidade. Já no Tocantins, onde o Cerato é líder no acumulado do ano (80 a 77), a diferença a favor do Corolla foi de apenas 02 unidades no mês passado.

ESTADOS EM QUE É 3º COLOCADO (entre parênteses, unidades vendidas)
– Alagoas (16)
– Paraíba (18)
Observações:
– Em Alagoas, a liderança foi do Corolla (35), seguido pelo City (17); e
– Na Paraíba, Corolla à frente (45) com Vectra (22) na seqüência.

ESTADOS EM QUE NÃO FOI VENDIDO NENHUM CERATO
– Amapá
– Roraima
Observação: Não há concessionária Kia no Amapá.
Abraços!

Respondendo às dúvidas – PARTE III

Mais alguns colegas enviaram perguntas sobre o Cerato que ainda não haviam sido respondidas em posts anteriores. Vamos lá:


Eduardo Amaral, em 20/04/10

“Bom dia Thiago, tudo bem?!

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog… realmente traz muita confiança aos atuais e futuros compradores.

Minha principal dúvida é quanto a garantia do carro: Pelo que sei são 5 anos de garantia, mas são 5 anos de garantia total ou há alguma restrição após algum período, por ex. para a VW a garantia de 3 anos são: 1 ano e garantia total e 2 anos para motor e câmbio.

Grande abraço

Eduardo Amaral”


RESPOSTA:
Eduardo, a garantia do Cerato é total e de 05 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro. A garantia não cobre, no entanto, peças de desgaste natural, como amortecedores, palhetas de pára-brisas, discos e pastilhas de freio, entre outros. No caso específico dos amortecedores, conforme especificação do manual do proprietário, a Kia oferece uma garantia de 01 ano ou de 20.000 km para qualquer defeito de fabricação

Thiago, em 27/04/10

“Thiago, parabéns pelo seu blog, moro em Brasília estou com meu Cerato modelo E-252 já há 01 mês, vai pra 2.000 Km rodados, tenho notado ruídos quando passo em ruas mais irregulares. Isso e normal devido à suspensão dele ser mais rígida?

E outra coisa, o seu tem a proteção anti-chamas do capô? Com essa proteção, o nível de ruído do motor diminui acima dos 100 km porque quando chega aos 120km/h fica meio q insuportável.

Abraços.”

RESPOSTA:

Thiago, a suspensão do Cerato foi feita para países com vias de rodagem em perfeitas condições. Como o curso dos amortecedores é reduzido, qualquer passagem por vias irregulares gera uma sensação de que a suspensão está apresentando defeito, o que não se traduz em realidade. Se a suspensão, no entanto, apresentar ruídos com vias em boas condições, é interessante passar na concessionária para verificar o que está acontecendo.
Por fim, o meu carro (versão E.201) não veio com a proteção anti-chamas, disponível apenas nas versões top de linha (E.213 e E.263).