Preços de revisões e peças

Na semana passada, solicitei cotações e recebi da concessionária INTERVIA aqui de Recife os valores atualizados de algumas peças e revisões para o Cerato com março como mês de referência:
REVISÕES
10.000 km – R$ 310,00
20.000 km – R$ 990,00
30.000 km – R$ 310,00
40.000 km – R$ 1.199,00
50.000 km – R$ 310,00
TOTAL: R$ 3.119,00
Observações:
– As revisões da Kia ainda não são tabeladas, portanto estes valores podem variam de concessionária para concessionária. A notícia positiva é que, segundo a QUATRO RODAS de março, a marca deverá anunciar sua política de revisões com preços definidos ainda neste ano;
– Para uma pessoa que roda uma média de 2.000 km mensais, serão 05 revisões no período de 24 meses. O custo total de R$ 3.119,00 representará uma média mensal de R$ 129,96;
– Já para quem roda em média 1.700 km por mês, como é o meu caso, o custo médio mensal para manter o carro é de R$ 108,33 (1º ano) e de R$ 125,75 (2º ano), sem considerar gastos com peças de desgaste natural;
– Se a quilometragem média mensal for de 1.250 km (ou 15.000 km por ano), serão apenas 03 revisões nos primeiros 24 meses a um custo total de R$ 1.610,00, ou R$ 67,08 mensais; e
– Por fim, se a quilometragem média mensal for de inferior a 850 km (ou cerca de 10.000 km por ano), serão  apenas 03 revisões nos primeiros 36 meses a um custo total de R$ 1.610,00, ou R$ 44,72 mensais.
PEÇAS 
Farol dianteiro – R$ 964,00
Pára-choques traseiro – R$ 2.007,00
Pára-brisas dianteiro – R$ 817,00
Disco de freio – R$ 613,00
Pastilhas de freio – R$ 416,00
Observação:
– É neste quesito que o custo do Cerato ser importado ainda pesa. Com o maior volume de carros nas ruas e o aumento da concorrência, a tendência é que estes valores caiam com o tempo. Vamos torcer!
Abraços!

Pegando uma estrada – PARTE II

Acabei de chegar da viagem que fiz até Maceió (AL) e quero compartilhar um pouco da experiência com o Cerato na estrada:

CONSUMO
– Na quinta-feira anterior à viagem (11/03) abasteci o tanque até a bomba do posto disparar e rodei cerca de 20 km em Recife antes de pegar a estrada. No início da viagem, peguei um trânsito intenso, com velocidade média de 20 km/h e utilizando 1ª e 2ª marchas com intensidade – um trecho de aproximadamente 10 km. Com a estrada livre, o consumo foi reduzindo com o passar dos quilômetros e chegou aos 13,70 km/l na entrada da capital alagoana. Optei por não completar o tanque e decidi rodar pela cidade com o restante do combustível;
– Em Maceió, cidade com grande número de ladeiras e semáforos sem sincronização em sua grande maioria, rodei cerca de 70 km;
– Na volta, parei para reabastecer cerca de 15 km após sair de Maceió e o consumo médio acumulado em todo o período foi de 12,66 km/l;
 Zerei os hodômetros e comecei a registrar o consumo de lá até a portão do meu prédio: a média após rodar aproximadamente 210 km, foi de ótimos 14,71 km/l.
– Ressalto que tanto na ida como na volta viajei com ar ligado o tempo inteiro, com o porta-malas carregado e com 04 pessoas a bordo, incluindo eu.
COMPORTAMENTO
– A suspensão é firme e garante estabilidade e segurança. Ao passar por alguns trechos de estrada mais irregulares, senti pancadas ocas vindas da parte traseira: a princípio, a suspensão parece ter um curso mais reduzido do que o que seria desejável para as nossas vias de “excelente” qualidade. Por via das dúvidas, questionarei esta sensação à concessionária da Kia de Recife quando levar o carro para a revisão dos 10.000 km (acredito que isto acontecerá em no máximo 04 meses); e
– O motor 1.6 de 126 cv responde bem em velocidade de cruzeiro e garante bom silêncio numa viagem tranquila com velocidade média de 100 km/h. Em subidas mais íngremes, com ar ligado, 04 pessoas a bordo e porta-malas carregado, não há milagres: é necessário reduzir marchas e ter um pouco mais de atenção nas ultrapassagens – em condições normais, não há qualquer tipo de cuidado especial.
De uma maneira geral, voltei extremamente satisfeito com o desempenho geral do carro. É um ótimo companheiro de viagem – e esta foi apenas a 1ª de várias que virão a patir de agora!
Abraços!

Respondendo às dúvidas – PARTE II

Alguns colegas enviaram perguntas sobre o Cerato que ainda não haviam sido respondidas em posts anteriores. Vamos aos questionamentos e às respostas:


Rafael Gonçalves, em 07/03/10 

“Oi Thiago, meu nome é Rafael e em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo blog que esclarece questões para pessoas que tem dúvidas sobre o carro e sobre a marca assim como eu tive antes de comprá-lo. Acabei de adquirir um E202 e estou adorando o carro, mas tenho algumas dúvidas:

1) O carro tem interior em duas cores, tenho visto carros com interior com a segunda cor tanto na cor aço escovado quanto na cor grafite. Perguntei a vendedores da Kia o pq da mudança, mas nenhum deles soube me responder uma lógica ou versão certa para o carro vir em aço escovado ou grafite. Sabe dizer se a Kia mudou as cores ou isso pode ser escolhido pelo comprador?
2) O meu não veio com velocímetro em moldura vermelho como aparece no comercial, há alguma regulagem de luminosidade do quadro de instrumentos? Não encontrei nenhuma regulagem na minha versão!?
3) Quando vamos abastecer no posto e quisermos completar o tanque, há uma trava automática do carro que é acionada avisando quando o tanque está cheio, porém no manual pede que não force entrada de combustível depois da trava acionada. Há algum cuidado que devemos tomar, já que na maioria das vezes é o frentista que faz o serviço?”

RESPOSTA:
Rafael, vamos por pontos:
1. Você se refere à cor do painel central onde estão o rádio e os controles do ar condicionado? Se sim, há cores diferentes de acordo com a versão escolhida: a cor grafite está presente na versão de entrada (E.201) e nas versões top de linha (E.213 manual e E.263 automática); já o aço escovado é cor de série nas versões E.202 (intermediária) e E.252 (intermediária automática).
2. O dimmer para regulagem de intensidade de luminosidade do painel só está presente nas versões mais caras (E.252, E.213 e E.263), o mesmo em relação à moldura vermelha do velocímetro;
3. O ideal, tanto em questão de segurança e conservação do veículo, quanto em precisão para cálculo do consumo, é parar o abastecimento assim que a bomba de combustível do posto disparar.

Marinho da Silva, em 07/03/10
“Boa noite Thiago! Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente blog, principalmente pela qualidade das informações e pela forma profissional que o mesmo está sendo administrado.

Estou pesquisando carros sedans, meu interesse sempre foi o Civic, mas depois do lançamento do Cerato, que venho acompanhando mesmo antes da estréia, tenho ficado em dúvida.

Estive ontem numa autorizada Kia de Florianópolis, para verificar as versões mecânicas. Fiquei surpreso com o preço, de R$59.000,00 com carro na troca e R$56.000 a vista, no site sai por R$54.700,00. Tenho dúvida em relação à versão mecânica, não a Básica, sim a posterior… que segundo o vendedor era esta que ele me ofertou, onde tinha ar digital, detalhes em couro, roda 16″ e farol de milha.

Você saberia me dizer se realmente este e o preço? Qual a diferença desta versão para terceira versão mecânica que o Cerato tem?”RESPOSTA:
Marinho, o preço informado no site é o básico, sem incluir frete e pintura metálica. O preço normal praticado para a região Sul é esse mesmo, de R$ 56 mil (aqui em Recife, por exemplo, estava sendo vendida até o mês passado por R$ 57.900). O valor de R$ 59 mil se incluir veículo usado na troca é que está abusivo – tente negociar ou diga que entrou em contato com concessionárias de Curitiba ou de Porto Alegre e que conseguiu valores melhores.
Esta versão a que você se refere é a intermediária E.202. Acima dela, há a versão E.213 mecânica (preço de site: R$ 57.200), que acrescenta aos equipamentos já citados:
– Rodas 17″;
– Maçanetas e friso traseiro cromados;
– Bancos mais esportivos com costura vermelha;
– Sensores de estacionamento, chuva e crepuscular;
– Painel de instrumentos com dimmer (regulagem de intensidade);
– Revestimento de couro no volante, alavança de câmbio e descansa-braços dianteiro;
– Pára-sol com iluminação; e
– Escapamento com ponteira esportiva.

Vendas de fevereiro em foco

Com os resultados das vendas de fevereiro divulgados, é hora de analisar o comportamento do Cerato no mercado: com 727 unidades comercializadas, o Kia alcançou o seu 2º melhor resultado no país, atrás apenas dos números de dezembro (732). Em comparação a janeiro, foram 50 unidades a mais, um crescimento de 7,39%. É importante ressaltar que este foi o melhor fevereiro da história da indústria automobilística nacional.
Na comparação com a concorrência direta, o Cerato ficou à frente do C4 Pallas (683), Focus Sedan (542), Astra Sedan (344), Sentra (330), 307 Sedan (258), Mégane (199) e Bora (69). O concorrente de mesma categoria mais próximo à sua frente foi o Vectra (1.398). Dentre os concorrentes de preços similares, o Linea ficou apenas 142 unidades à frente do coreano. O Honda City (ele mesmo) teve um de seus piores resultados e amargou uma queda superior a 36% nas vendas.

Confira a seguir o ranking por regiões e estados:

RANKING POR REGIÕES

1. Sudeste – 319
2. Nordeste – 163
3. Sul – 153
4. Centro-oeste – 57

5. Norte – 35

SUDESTE

Rio de Janeiro
– Maior mercado do carro no país. Com 145 unidades, ficou à frente de Vectra, Linea, Sentra e Focus Sedan e apenas 23 unidades atrás do City.
São Paulo
– No estado mais rico do país, o Cerato ainda não atingiu seu potencial. 102 unidades o colocaram à frente apenas de Sentra, 307 Sedan e Mégane, entre outros. Apenas como informação: o City tem quase 50% de suas vendas totais no Brasil registradas em SP.

NORDESTE
Bahia
– 51 unidades colocaram o Cerato em 2º lugar geral, à frente de Civic, City, Vectra, Linea e Sentra.
Pernambuco
– 20 unidades comercializadas na terra do Frevo, melhor resultado do carro no estado. À frente de Linea, Sentra e Focus Sedan.
Rio Grande do Norte
– Surpresa do mês: com mesmo resultado de PE, o Cerato só ficou atrás do Corolla – a vantagem em relação ao Civic, por exemplo, foi de 8 unidades.

SUL

Santa Catarina
– Com 54 unidades, vendas iguais às do City e superiores às de C4 Pallas, Linea, Focus Sedan e Mégane.

CENTRO-OESTE

Distrito Federal
– Na capital do país, 34 unidades foram suficientes para colocar o coreano à frente do Focus Sedan, do Linea e do Mégane, e atrás do Vectra em apenas 05 unidades.

NORTE

Tocantins
– Estado em que o Cerato é proporcionalmente mais bem-sucedido: foram 18 unidades e a vice-liderança garantida com apenas 01 unidade a menos que o Corolla e 12 à frente do Focus Sedan, concorrente mais próximo.

RANKING POR ESTADOS

1. Rio de Janeiro – 145
2. São Paulo – 102
3. Santa Catarina – 54
4. Rio Grande do Sul – 53
5. Bahia – 51
6. Paraná – 46
7. Minas Gerais – 38
8. Distrito Federal – 34
Espírito Santo – 34

10.Pernambuco – 20

Rio Grande do Norte – 20

No fechamento da primeira quinzena de março, postarei novas informações – e as expectativas para este mês são de vendas recordes…

Abraços!

Cerato é o melhor até R$ 55 mil, dizem internautas

Pessoal,

Depois de mais de uma semana sem um novo post, hoje trago uma boa notícia: em enquete realizada pelo site CARPLACE, o Cerato foi o vencedor entre os sedãs médios até R$ 55 mil, com quase 50% dos votos, ficando à frente de Sentra, Vectra, City, Linea e Mégane por uma boa margem.

Esta matéria certamente foi estimulada por um comparativo realizado pela QUATRO RODAS de março, em que foram testados 05 carros (Honda City, Fiat Linea, Chevrolet Vectra, Kia Cerato e Nissan Sentra). A vitória, extremamente contestada pelos leitores da revista, foi do Honda – segundo eles, o carro não teve dificuldades de bater os seus 04 adversários. Na sequência, vieram Linea, Vectra, CERATO e Sentra!
Vamos aos fatos sobre este comparativo:
– Em 1º lugar, ficou um sedan que NÃO É MÉDIO, custa mais caro que os demais, possui motorização inferior e traz menos equipamentos de série;
– Em 3º lugar, um sedã com 04 anos de mercado, de motorização defasada e sem equipamentos de segurança de série.
Um dos fatores alegados pela QR para a classificação do Kia em 4º lugar foi o alto custo de manutenção: segundo a revista, até os 60.000 km um dono de Cerato gastará mais de R$ 6.000 somente com revisões. A questão, no entanto, é que a revista parece ter distorcido (intencionalmente ou não) alguns valores para justificar resultados: a revisão de 10.000 km, por exemplo, que segundo a QR ultrapassa os R$ 800,00, não chega aos R$ 400,00 em qualquer concessionária Kia que consultemos. Situações como essa abalam a credibilidade de qualquer publicação e deixam furiosos aqueles que conhecem a verdade dos fatos.
Abraços!
P.S.: No próximo post, uma análise de mercado no mês de fevereiro.

Respondendo às dúvidas

Conforme prometi no post anterior, é hora de responder a perguntas enviadas por alguns dos nossos colegas – antes de tudo, quero agradecer pela participação.
Vamos lá:

Johny Berica
“Fala, Thiago. Sensacional o seu blog, estou caminhando para a aquisição de um Cerato, porém gostaria de saber um pouco mais sobre o tão comentado barulho interno após os 120 km/h, suspensão dura e sobre os preços de seguro.”
RESPOSTA:
Johny, após os 120 km/h o motor, extremamente silencioso em velocidades mais baixas, manifesta-se um pouco mais forte, mas nada que incomode uma viagem numa boa estrada.
A suspensão é mais firme que a de carros como o Vectra ou o Corolla, mas é mais confortável, por exemplo, que a do Civic – diria que é uma suspensão perfeita para países de primeiro mundo em que as ruas e estradas são verdadeiros tapetes. Não é algo, no entanto, que inviabilize a compra do carro.
Em relação ao seguro, o preço irá variar de acordo com o perfil do proprietário, com o CEP de residência, com a classe de bônus acumulado. De uma maneira geral, não é um seguro dos mais baratos – aqui em Recife, sendo casado, com classe 4 de bônus, garagem em casa e no trabalho, R$ 47 mil de danos materiais e de terceiros, o valor ficou em R$ 2.158.


Rafael
“Tenho dúvida em relação às rodas do Cerato. Notei que o seu é o mais básico e vem com rodas 15″!!! Eu achava que a roda do básico era 16″. E a roda 17″, tá disponível em alguma versão dele aqui no Brasil? Ele tem três pacotes, né? Básico MT, Completo MT e Completo AT. Se for isso mesmo, então o básico vem com 15″, o completo com 16″ e a roda 17″ não tem aqui?”
RESPOSTA:
Rafael, o Cerato é comercializado no Brasil atualmente em 05 versões:
– E.201, básico, equipado com câmbio manual e rodas de liga leve aro 15″;
– E.202, intermediário, equipado com câmbio manual e rodas de liga leve aro 16″;
– E.213, top, equipado com câmbio manual, rodas de liga leve aro 17″, maçanetas e friso traseiro cromados;
– E.252, top, equipado com câmbio automático de 04 marchas e rodas de liga leve aro 16″; e
– E.263, top, equipado com câmbio automático de 04 marchas, rodas de liga leve aro 17″, maçanetas e friso traseiro cromados.

Ale Arfux Jr.

“A minha pergunta é a seguinte: a quinta marcha, viajando a 110/120 km/h vai a quantos giros? Pergunto isso porque se passar muito dos 3 mil giros o carro fica beberrão na estrada.”
RESPOSTA:
Na única oportunidade que tive para ultrapassar os 120 km/h, o conta-giros acusou cerca de 3.500 rpm – o consumo instantâneo acusado pelo computador de bordo foi de aproximadamente 12 km/l. O ideal é rodar por volta dos 100 km/h, quando o consumo normalmente supera os 14 km/l utilizando o ar condicionado.

Augusto Breno

“Há um item do carro que não é muito comentado. O sistema Keyless. Você poderia falar um pouco sobre ele, e como funciona no Cerato?”
RESPOSTA:
Augusto, o keyless do Cerato possui 04 botões, 03 na parte frontal e 01 na parte traseira. Na dianteira, pode-se abrir e fechar o carro nos botões equivalentes a cadeados abertos e fechados, respectivamente. Há ainda um botão para abetura do porta-malas – para funcionar, basta apertá-lo por cerca de 03 segundos.
Na parte de trás, há um botão vermelho que serve para acionar um sinal sonoro do carro e localizá-lo, por exemplo, em estacionamentos lotados.
A parte negativa é que o keyless não é tipo canivete, mas um chaveiro pendurado à chave – algo que poderia ser revisto pela Kia, considerando todo o ótimo conjunto do carro.

Espero ter esclarecido às primeiras dúvidas. Se tiverem mais, por favor encaminhem para o e-mail thiagoparisio@gmail.com.

Abraços!

Você tem dúvidas sobre o Cerato?

Tenho utilizado este espaço para relatar a minha convivência diária com o Cerato, além de aspectos relacionados ao seu desempenho comercial. Nem sempre é possível, no entanto, esclarecer todas as dúvidas que existem sobre o carro.
Para que possamos fazer do blog um espaço mais interativo, que tal um post para responder perguntas de vocês a respeito do automóvel?
Se você tem alguma dúvidas sobre o Cerato que ainda não tenham sido abordadas por aqui, ou mesmo questionamentos sobre algum ponto que considere não ter sido abordado da maneira mais adequada, envie um e-mail com seu nome e sua pergunta para thiagoparisio@gmail.com. Publicarei as respostas num dos próximos posts.
Conto com a participação de todos!

62,9% de crescimento? É a Kia!

Pessoal, eis a notícia publicada pelo site MOTOR DREAM:

A Kia Motors Corporation anunciou hoje seus números de vendas globais de janeiro de 2010. A montadora sul-coreana atingiu um total de 150.392 unidades vendidas. Esse resultado representa um crescimento de 62,9% na comparação com o mesmo mês de 2009, quando a crise global afetava bastante os mercados mundo afora. Nesse período, o modelo mais vendido nos mercados do exterior foi o Kia Cerato – foto –, com 33.499 unidades comercializadas.

Por região, a Kia obteve crescimento nas vendas em relação ao ano anterior na China com 35.904 unidades vendidas, um aumento de 235,2%. Na Coreia do Sul, comercializou 34.007 unidades, 54,2% a mais, enquanto na Europa foram 25.216 unidades e crescimento de 52,4%, e na América do Norte a marca atingiu um total de 24.538 unidades, 2,6% de evolução.

A Kia vem demonstrando um crescimento significativo no mercado mundial e tem apresentado produtos que vem se tornando referências de competitividade e design. Torço para que esta escalada da coreana continue bem!
Abraços!