Falando um pouco de consumo…

Bem, hoje vou falar um pouco sobre o consumo do Cerato. Primeiramente, gostaria de fazer uma observação antes de qualquer comentário: meu carro anterior, um Logan 1.0, era um ótimo exemplo de economia – médias superiores a 9 km/l com álcool e ar ligado o tempo todo eram constantes.

Como rodo em média 45 km por dia, o consumo do Cerato era algo fundamental para que a nossa relação fosse bem sucedida. As reportagens realizadas pelas principais revistas do mercado (Auto Esporte e Quatro Rodas) já haviam ressaltado este ponto positivo do carro, mas era necessário comprovar no dia-a-dia.

E já no primeiro tanque, a surpresa positiva: 12,5 km/l na estrada, com ar ligado e 03 pessoas a bordo. Detalhe: o carro tinha apenas 60 km rodados!

No tanque seguinte, rodando exclusivamente na cidade e com ar ligado 100% do tempo, a média foi superior a 11 km/l.

Já são 04 abastecimentos, e a média permanece neste nível.

Ao longo do tempo, continuarei postando dados do consumo do carro.

Mas, desde já, reforço: este é, sem dúvidas, um dos pontos mais positivo do Cerato.

Razão ou emoção?

O valor da aquisição de um determinado bem não se mede apenas pelos Reais que caem na conta da loja e que saem de nosso suado dinheirinho. É o resultado de um conjunto de fatores que fazem de uma compra algo único.

Muitas vezes, classificamos uma compra como algo estritamente racional. Posso dizer isso do meu veículo anterior, um Logan 1.0 Expression 08/09. Depois de uma experiência mal-sucedida com um Ford Ka da nova geração (em 06 meses, foram inúmeras visitas à concessionária, 02 das quais com carro guinchado), decidi colocar em prática o meu lado racional. Analisando prós e contras, vendi o carrinho e optei pelo Renault. Em quase 15 meses, o que parecia ser algo exclusivamente sem emoção criou um vínculo afetivo por tudo de bom o carro oferecia. Se o desing não encantava (embora esse aspecto não seja, para mim, algo essencial numa aquisição), o enorme espaço interno, o grande porta-malas, os 03 anos de garantia, o conforto e a economia de combustível foram os tais fatores que fizeram da compra do Logan algo único.

Mas até que apareceu o Cerato…

Economicamente falando, não era o momento de trocar de carro – o Logan, afinal, ainda estava com menos de 02 anos de uso e pouco mais de 23.000 km rodados, impecável para falar a verdade.

E aí, passamos a falar de uma compra mais do que emocional. Por exatos R$ 52.990,00, já incluindo frete e pintura metálica e após as tradicionais negociações com a concessionária, sai com o meu primeiro “grande” carro. E o que era algo estritamente emocional passou a se comprovar como algo também racional com o passar dos dias. Por um valor cerca de R$ 10 mil inferior aos seus concorrentes reais no exterior (Civic e Corolla, por exemplo), o carro oferece equipamentos de segurança e conforto similares, um design moderno e contemporâneo, um motor evoluído e de consumo bastante moderado, e 05 anos de garantia total.

Como se vê, classificar uma comprar como RACIONAL ou EMOCIONAL nem sempre é tão simples de ser feita…

Primeiras impressões

Hoje, 01/01/10, faz exatamente 01 mês que tirei o meu Cerato prata, versão E.201 (entrada), da concessionária. Com pouco mais de 1.850 km rodados, a satisfação é muito grande. O carro é bastante confortável, com bom acabamento, transpira segurança e é bastante econômico. , Pontos negativos? Existem, mas são muito poucos.

Nos próximos posts, falarei um pouco mais sobre cada um dos itens acima.

Começando 2010!

Pessoal,

Esta é a primeira postagem de muitas, espero. Criei este espaço para que proprietários do novo Kia Cerato, bem como interessados em conhecer um pouco mais sobre o carro, possam compartilhar experiências e informações.

Por aqui, pretendo vivenciar o dia-a-dia do meu carro, ressaltando os pontos positivos e negativos do automóvel, a experiência com as concessionárias, o resultado prático dos 05 anos de garantia, enfim, tudo o que estiver relacionado com a vida útil do veículo.

Abraços,

Thiago