Depoimento de um propriet

Colaboração do nosso colega Rodrigo Mendes, do Paraná:

“Este é um depoimento de mais um feliz proprietário de um Cerato E222 11/12. Moro em Foz do Iguaçu, e uma vez por mês vou até o norte do estado. Antes da última viagem, enchi o tanque com gasolina comum ESSO. Rodei 423km até Maringá, quando decidi reabastecer. Foram 29 litros para completar o tanque. Com este cálculo manual, o consumo do carro ficou em 14,58km/L (Porta malas cheio / Ar ligado 90%). É um consumo melhor do que conseguia antes com um GOL 98 1.0 16V. Até aí tudo bem.

Após o abastecimento (no centro de Maringá), continuei a viagem. De volta à rodovia, passando por longo trecho plano e alguns declives (+/- 30km), o Computador de Bordo passou a marcar um consumo extremamente baixo (entre 6.7L/100KM e 5.8L/100km), chegando até a marca de 5.3L/100km>> INCRÍVEIS 18,8KM/L!!!!!!!!! Mereceu uma foto:

Claro, não me iludo. O C.B considerou o consumo médio desde o último abastecimento. Nos 80km restantes da minha viagem, o C.B chegou a marca final de 7.0L/100km (14,2km/L). O restante do tanque foi rodado apenas na cidade (muitos quebra-molas, buracos, aceleradas no FDS), e o consumo final calculado manualmente foi de 10.1 km/L. Pra mim, ótimas marcas.

Me pergunto o que devem pensar os compradores de Vectra, Ford Focus, Crossfox…”

DOSSI

Antes de tudo, um pedido de desculpas: apesar das respostas terem sido encaminhadas há um certo tempo, só agora estou postando a consolidação das avaliações das concessionárias de alguns dos seguidores do blog.

Considerando cinco critérios como pré-venda, atendimento, estrutura, serviços e preços, eis as notas:

As notas dão um claro indicativo: a marca ainda precisa avançar em relação aos preços praticados, mas a pré-venda é avaliada de maneira bastante satisfatória.

Como a amostra foi relativamente pequena lanço um novo desafio: QUE TAL MAIS “CERATEIROS” SE PRONUNCIAREM E AVALIAREM AS CONCESSIONÁRIAS? As respostas devem ser encaminhadas para o e-mail thiagoparisio@gmail.com.

Conto com a participação de vocês!

De volta

Peço desculpas mais uma vez por mudar ao menos por um único dia o foco do blog, mas eu não tenho como deixar de comemorar: depois de 02 anos na Série B, meu Sport Club do Recife estará de volta à 1ª Divisão em 2012. A classificação foi definida ontem (26/11), após uma vitória dramática e emocionante de 1×0 sobre o Vila Nova, em Goiânia (GO). Hoje Recife amanheceu rubro-negra e a foto abaixo (crédito: Alexandre Gondim / JC Online) é uma pequena amostra do clima de festa que tomou conta da capital pernambucana:

P.S.: Durante a semana o blog terá boas atualizações. Aguardem!

Sem estoques e com pre

Não, vocês não estão lendo nada errado: apesar de estarem praticamente sem estoque e de verem as vendas da marca despencarem a cada dia desde setembro as concessionária da Kia estão com novos preços para o Cerato. Os valores já estão disponíveis no site da marca.

A versão de entrada E.221, antes comercializada por R$ 53.400, agora está R$ 2 mil mais cara. A intermediária manual E.222 agora custa R$ 58.900, enquanto a top manual E.233 saltou para R$ 61.900. As versões automáticas E.273 e E.283 agora custam R$ 63.900 e R$ 66.900, respectivamente. Lembrando que a estes valores ainda é adicionado o custo de frete, em média de R$ 2 mil na maioria dos estados.

Peguemos o caso da E.221: considerando o valor de R$ 57.400 já incluído o custo de frete estimado, é possível adquirir um concorrente como o Peugeot 408 Allure manual – cotado em R$ 59.500, mas já vendido em diversas concessionárias abaixo dos R$ 58 mil -, equipado com motor 2.0 de 151 cv, freios ABS, faróis de neblina e rodas aro 16″ como alguns dos itens de série.

O caso da top E.283 é ainda mais complicado. Por R$ 68.900 já se ultrapassa o valor cobrado por um Renault Fluence Dynamique CVT com bancos de couro, seis air bags, ar digital dual zone e motor 2.0. Ou com apenas R$ 1 mil a mais é possível levar para casa um Chevrolet Cruze LT equipado com câmbio automático, motor 1.8, quatro airbags, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade como itens de série.

A justificativa da Kia para os aumentos teria sido a variação cambial. Agora a pergunta: o quanto os carros ainda subirão quando a nova alíquota do IPI passar a vigorar a partir do próximo dia 16/12? A situação de mercado para o Cerato está cada vez mais complicada – as 568 unidades emplacadas em outubro foram um alerta – e a Kia parece não enxergar isso. É uma pena, mas não consigo enxergar um panorama animador nos próximos meses…

Trocar

Esta é uma dúvida levantada pelo nosso colega Felipe Costa:

“Estive procurando no site e não encontrei referência alguma sobre o assunto. Desculpe-me se este foi um tema que alguma vez já foi discutido e eu não o achei, mas recentemente tive essa curiosidade.

Tenho um Cerato 2011/2011 E233 e atualmente ele está com cerca de 8.300 Km rodados. Dei uma olhada no manual do proprietário e não vi orientação alguma sobre trocar o óleo (e consequentemente o filtro) antes da primeira revisão. O problema é que tenho o carro há quase 8 meses e, pela média de km que eu costumo rodar, estimo que vou fazer esta primeira revisão mais ou menos quando o carro tiver entre 10 e 11 meses de uso. Isso não seria tempo demais pra o motor ficar com o mesmo óleo?

Gostaria de saber tanto a sua opinião quanto a opinião de outras pessoas no site.”

Alguém já trocou o óleo do carro antes do período determinado para revisões (10.000 km ou 12 meses)?

VENDAS: Resultados comparativo outubro x setembro

Depois de analisarmos as vendas do Cerato em outubro e seu pior desempenho comercial em quase 2 anos, trago agora o comparativo de vendas de todos os modelos da Kia nos meses de setembro (anúncio do aumento do IPI) e de outubro (escassez de estoque em virtude da corrida às concessionárias no mês anterior):

Ou seja: a Kia registrou uma queda de quase 52% de um mês para o outro e nada indica que o mês de novembro – pelos resultados até agora – traga melhorias. Mesmo com o anúncio de que a nova alíquota de IPI só vigorará a partir do dia 16/12, o tempo de importação de novas unidades para reposição de estoques não deverá permitir que as próximas unidades a chegarem sejam comercializadas com os preços antigos. Infelizmente a medida do governo foi um “balde de água fria” para as importadoras e a Kia certamente foi a maior prejudicada.

Não seria este o momento da Kia colocar em prática a ideia de uma fábrica por aqui? Aguardemos o desenrolar desta estória.

VENDAS: Resultados de OUTUBRO/11

Traumático. Esta pode ser uma boa definição para o resultado comercial do Cerato durante o mês de outubro. Após registrar uma média mensal superior a 2 mil unidades entre janeiro e setembro o sedã caiu para 568 unidades no mês passado e pela 1ª vez em 2011 ficou fora do top 50 do mercado brasileiro. Este é o pior resultado desde novembro de 2009, quando apenas 439 unidades foram emplacadas.

O impacto do aumento do IPI e a drástica redução dos estoques em virtude da corrida desenfreada às concessionárias de importados no final de setembro para aproveitar as últimas unidades antes da evolução da alíquota – posteriormente suspensa até 15/12 – contribuíram decisivamente para este número. É importante também considerarmos o crescimento de novos concorrentes do segmento, como o Chevrolet Cruze, o VW Jetta, o Renault Fluence e o Hyundai Elantra.

O resultado prático foi a queda da 3ª para a 12ª posição geral entre os sedãs médios.

Vejamos agora os resultados por estados, por regiões e os consolidados – incluindo vendas dos principais concorrentes:

Será que novembro trará a recuperação do Cerato? Apostas abertas!

Cerato Hatch personalizado no SEMA SHOW 2011

Para os que não sabem, o SEMA SHOW, realizado anualmente em Las Vegas (EUA), é o maior evento mundial de carros personalizados. Na edição deste ano a Kia apresentou uma versão do Cerato Hatch (vem ou não vem para cá?) com a carroceria pintada na cor cinza play pokie machines online claro e rodas aro 18″ da marca Volk pintadas de azul. A foto abaixo é de Guilber Hidaka:

Além do Cerato a Kia também apresentou versões “tunadas” do Soul, do Rio e do Optima. Para conhecê-las é só acessar a matéria realizada pela revista AUTO ESPORTE.

Abraços!

CENTRAL MULTIM

Nosso colega Luciano Alves instalou uma central multimídia em seu Cerato e esclarece algumas dúvidas sobre o equipamento:

“Oi Thiago, primeiramente parabéns pelo site, muito útil e acho que a KIA deveria patrocinar você… Tenho um blog tb mas sobre tecnologia e falo sobre BlackBerry e sei como é ter dedicação e fazer o que se gosta.

Seu site foi muito importante para mim, onde fugi dos reviews de revistas do sgmento onde apresentam certas cartas marcadas, ou seja, matérias tendenciosas. Comprei meu Cerato em Agosto, esperei 20 dias para pegar, comprei o modelo E273 pois achei desnecessário pagar cerca de R$ 3.500,00 a mais somente para ter, sensor de ré, pedaleira cromada, e costura dos bancos na cor vermelha etc. Não preciso nada disso.

Comprei o modelo 273 automático, cor prata e incluí a central multimídia com camera de ré etc…. simplesmente o melhor investimento, tudo itegrado, me instalaram os cabos para iPad e USB, retiraram o rádio original colocaram na caixa da central e me entregaram, o GPS dele é iGO e simplesmente maravilhoso pois é somente retirar o cartão SD e colocar no computador, utilizar o software do Naviextras.com e atualizar, tudo perfeito, o GPS funciona muito bem. Ah não comentei, mas a marca é CASKA e peguei o último modelo, como pesquisei muito, tentei tirar as minhas dúvidas com a vendedora de acessórios que não conhecia muito e sentiu o meu grau de conhecimento e chamou o gerente para ajudá-la.

Enfim, não tem preço os controles no volante.

Vale a pena, quem for comprar na concessionária como eu, negocie muito, pois de R$ 5.700,00 caiu para R$ 4.500,00 incluindo camera de ré (a parte) travas e vidros com 1 touch, entenderam minha conta?

Para que pegar o modelo 283 com o mencionado acima, onde teria cerca de R$3.5 à mais por coisas que não me faz diferença, esta diferença me ajudou a colocar os itens acima.

Moro em SP pego muito trânsito, e como um carro automático tem em média consumo superior ao mecânico, mas estou feliz, pois 10.5KM/l está ótimo.

Enfim, ainda estou com 3mil KM rodados, mas estou satisfeito até o momento.

Abs e sucesso”

Koupeiros, cad

Kia Cerato Koup

Já temos 33 depoimentos de proprietários publicados aqui no blog, mas nenhum deles até agora é de algum dono de Koup.

Quem se habilita a ser o primeiro a falar sobre o nosso sonho de consumo, seus pontos positivos, negativos, desempenho, consumo?

Basta enviar para o e-mail thiagoparisio@gmail.com. Se tiver fotos para ilustra, ainda melhor!