Eis o relato de nosso colega Edemilton Scharnoveber (Curitiba / PR), feliz proprietário de um Cerato E.272, sobre o processo de aquisição e os primeiros momentos com o carro:
“Senhores Cerateiros,
Antes de tudo, preciso destacar que no processo de compra do meu novo Cerato ele sequer era uma das opções que eu tinha em vista. Na verdade, sempre dei mais valor aos opcionais adquiridos com o veículo do que a possibilidade de adquiri-lo 0 km. Em minha opinião, era melhor adquirir um seminovo completo do que um 0 Km com pouco opcionais.
Por outro lado, até aquele momento eu só tinha tido um único veículo 0 km (modelo nacional) e a experiência não foi muito boa, já que optei por um modelo enxuto e adicionei a eles diversos opcionais (ele ficou show, o mais completo da categoria). A decepção ficou por conta da revenda, já que dois anos e meio depois o vendi com quase R$ 15.000,00 de depreciação. E olha que o valor de compra nem era tão alto assim (em torno de R$ 40.000,00).
Prometi a mim mesmo que nunca mais tiraria outro veículo 0 km, a menos que a negociação fosse muito vantajosa ou na base do juro zero. A partir daí comecei a procurar minhas opções, já que estava saindo de um VW Polo Sedan 2.0 Comfortline 2004/2005. Esse carro era show. Comprei-o semi novo e paguei um bom preço, depois que me desfiz do antigo 0 km que tinha.
Meu interesse era, na verdade, por uma Mercedes C180 (a mais básica de todas), que já vinha com tudo – inclusive câmbio automático. Estava muito interessado no câmbio automático, já que meu antigo veículo tinha tudo que se possa imaginar de opcionais. Só me faltava mesmo o câmbio automático.
Todos sabem bem que a opinião feminina é sempre algo a se considerar quando se é casado. Ai de alguém comprar sem a aprovação da esposa. No meu caso não foi diferente. Ela odiou a opção da Mercedes, já que um modelo 2005 custava em torno de R$ 60.000,00, R$ 65.000,00. Carro velho, dizia ela e com toda razão. Era do mesmo ano que o meu, e eu ainda precisava investir mais do que o dobro para adquirir. Descartei.
Olhei então um Passat 2.0 FSI Turbo (automático, evidente) ano 2006/2007, um luxo. Carro velho, disse ela outra vez. Apesar de estar com 39.000 km, acabei lhe dando razão. Afinal, era dois anos mais novo que o meu e mesmo assim custava o dobro do que eu tinha (R$ 55.900,00). Neste momento, percebi que não a convenceria a menos que procurasse pelo rechaçado 0 km.
Realizei test-drive no Civic (completo), câmbio borboleta e tudo mais. Ela disse, falta porta malas… De fato, era menor até do que o próprio Fit no qual também fiz test-drive. “Carro muito pequeno, não combina com você” (tenho 1,76m de altura, não é muito, mas peso 90 kg). Achei que ela tinha razão outra vez.
Então veio a deixa: “nossa, que carro lindo… que carro é esse?”. No que eu olho para a TV, eis que surge a propagando promocional da KIA, Soul e Cerato a partir de R$ 49.900,00. Era esse que iríamos ver no dia seguinte.
Chegando à concessionária KIA PONTO K em Curitiba, fui muito bem atendido e para minha sorte, havia um único modelo por R$ 49.900,00 (preto), mas evidentemente, eu queria o automático e deste havia 03 unidades (vermelho, branco e prata). Me apaixonei pelo modelo com interior claro (cinza), mas este, somente o prata. É esse mesmo, exclamei, dependendo da negociação é claro… Completei. Então iniciamos nossas propostas.
A avaliação do meu usado ficou em R$ 1.000,00 a mais do que as demais concessionárias (Honda), e fiquei embasbacado quando ele me apresentou o preço final. R$ 57.900,00 pelo modelo E.272 (automático). Não obstante, realizei o test-drive num modelo E.272 disponível, mas equipado com rodas aro 17”. Fantástico! Minha esposa só teve uma queixa, quem ficaria com o carro, é claro, sugerindo que eu herdasse do dela.
Fiquei de pensar e voltar no dia seguinte (um domingo). Cheguei lá, disposto a fechar negócio, a loja abria às 10h, mas eu já estava lá às 9h40 aguardando a chegada do vendedor. E consegui o seguinte: modelo E.272 + sensor de estacionamento + alarme keyless + emplacamento + película + tapete carpet + banco de couro. É que eu tenho um filho de 02 anos de idade e o banco claro (cinza) iria precisar de lavagem pelo menos uma vez por mês. Briguei pelo couro, achei que seria a melhor pedida.
Pense no desespero. Depois de tudo negociado, ao tentar reservar no estoque, o vendedor observou que as 03 unidades que havia na loja tinham saído no dia anterior (sábado). Isso mesmo, o carro é tão formidável que vende muito rápido. Voltei para casa inconsolável. No final da tarde, ele me ligou novamente, dizendo que a sua gerente, tinha conseguido autorização para vender uma das unidades do estoque da KIA PONTO K de Pato Branco (parece que o estoque de todas elas – Curitiba, Ponta Grossa e Pato Branco – ficam aqui em Curitiba), ai ficou fácil.
Nem preciso descrever a emoção… Certo, peguei meu carro no dia 05/04/2011, ainda estou testando a máquina, mas confesso que mesmo tendo feito testes em carros “teoricamente” superiores eu não me decepcionei em nada com o veículo. Quanto ao consumo, pelos relatos que tenho visto me parece que enquanto se amacia o motor ele certamente irá consumir mais. Tomara, no primeiro tanque ele fez 7,33Km/l, no segundo ele fez 8,00Km/l e ainda estou no terceiro (no computador esta marcando 13,0l / 100 km), mas acho que vai acabar fechando mesmo nos 8,00 km/l.
Sobre o carro, só achei estranha a trava de vidro para passageiro de trás (filho pequeno), já que ela indisponibiliza inclusive os comandos do motorista (os vidros não funcionam). Além disso, se estiver travado o alarme não levantará os vidros quando for acionado.
O interior do meu carro, apesar de ser claro ficou com os bancos de couro em cinza escuro (meio grafite). Ficaram iguais aos detalhes do painel central e aos detalhes de porta (um erro da concessionária que não me incomodou, felizmente – eu tinha pedido tudo claro). Ficou sem igual, um show. Um interior bicolor, que não peca pela perda da esportividade, mas também não agride pela condição do só preto ou só cinza. É agradável de visualizar e acho que com o tempo não ficará enjoativo.”