Valor das revisões em São Paulo (SP) – Tabela JANEIRO/11

Nosso colega Bruno Marques, há apenas 01 semana como feliz proprietário de um E.283, gentilmente nos encaminhou a relação de preços praticados pela concessionária Kia AutoStar, de São Paulo-SP (clique na imagem para ver a tabela ampliada):
A parte inferior da tela (ITENS A SEREM INSPECIONADOS) relaciona itens não-obrigatórios nas revisões programadas.
Abraços!

AUTO ESPORTE entrevista Peter Schreyer em Detroit

A AUTO ESPORTE conseguiu uma entrevista exclusiva com Peter Schreyer, chefe de design da Kia. O alemão falou sobre o protótipo KV7 e sobre o futuro do design da marca sul-coreana. Veja alguns trechos da matéria:
“No último Salão de São Paulo, o estande da Kia foi um dos mais elogiados pelo visual dos modelos. O mesmo parece se repetir pela Europa e aqui nos Estados Unidos. Como você se sente com o que realizou até agora?
Fico muito feliz quando estou na China, na Coréia ou na África e vejo diferentes pessoas dirigindo um mesmo modelo, como o Soul, por exemplo. Elas estão sempre orgulhosas e satisfeitas da escolha que fizeram e das características que cada carro traz…
Então a Kia está se tornando uma Apple dos carros? Qual você acha que é o principal motivo disso?
O principal foi criar uma identidade que unisse toda a linha e agradasse. Não pensamos apenas em um mercado, mas sim na marca…”
Para ler a entrevista completa clique aqui.
Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE XV

Desta vez quem fala sobre o seu Cerato (versão E.222, ano/modelo 10/11) é o nosso colega Julio Pereira:
“Bom, eu sou aqui de Curitiba, peguei meu Cerato E.222 dia 23 de dezembro. Procurei todos os tipos de carros no valor até 55k, não tenho preconceito de carro, curto perua, curto hatch, mas nunca fui muito pra sedã.. é sempre aquele visual de carro de pai. Tenho 21 anos, e estava saindo de uma spacefox que estava cheia de problemas não resolvidos pela fábrica… mas, putz, o carro era bom..

Enfim, procurei até em marcas chinesas um carro que convença pela confiança, preço, economia, conforto, mercado e principalmente um carro para viajar com a familia! Procurei muito, cogitei o megane grand tour, mas seria somente para fevereiro e tinha que fazer reserva, isso aqui em curitiba, vale lembrar que a fábrica é em São José dos Pinhais, cidade vizinha. larguei mão. Produzidos no pais nacionais, vw, nunca mais, fiat, 1.8 com cara de 1.4, nem ferrando, gm, o q iria me atender o linea ou stilo, resolvi deixar quieto. toyota era caro, honda não curti o city apertado e caro, ford focus me chamou muito a atenção, mas o modelo 2.0 que gostaria pois possuia um motor de resposta mais próxima a da minha spacefox 1.6 da vw saia do preço pretendido. Assim fui na nissan ver o sentra, gostei muito do conforto e de alguns itens de conveniência do carro, o porta malas grande, a possibilidade de levar 5 pessoas confortavelmente me chamaram a atenção, e era 2.0 143 cv. o preço era inferior ao que paguei no cerato, mas o atendimento na kia o detalhe por ser mais econômico e ter peças mais baratas ganharam da nissan.

Outro fator é que como tenho 1,85 de altura e minha familia tem esse altura em média, precisava de um carro que acomodasse bem um motorista de 1,85 e um passageiro atrás do motorista com 1.85 e o cerato ganhou de todos!! Na verdade esse é o motivo pelo qual o Corolla tem mais porta-malas, é porque sacrificam espaço interno.

Fui para comprar a versão de entrada mesmo, mas sai com a E.222, 6 marchas, ar digital, abs, ebd, roda 16″ e farol de neblina.

Curti que o Cerato já vem com chave canivete, o banco traseiro é bipartido e rebatível, estepe em liga leve 16″ tb, o som é excelente, e até agora, com 1200km rodados com as viajens de fim de ano tenho alguns pontos positivos e negativos. O carro só rodou com gasolina aditivada da petrobras, com 32 libras nos pneus e ar desligado.


Positivos:

– O porta malas é grande, acomoda bem muita coisa, e olha que sai de uma perua, eu sei o que é porta malas!
– A estabilidade é grande, mas já esperava por ser uma banheira.
– Silencioso, mas esportivo mesmo só em altas rotações.
– Visual excelente.
– Econômico, pelo computador de bordo está fazendo uns 12,4 na cidade, com o pé leve (ouvi críticas que o computador de bordo não indica corretamente o consumo, alguém pode confirmar??). Vou confirmar da próxima vez que encher o tanque.
– Tratamento na concessionária foi ótimo!
– A minha versão tem ABS, tentei “testá-los” após os 1000km de assentamento dos freios, mas o carro é tão acertado que até agora nada, nem cheguei a usar e olha que dei freadas fortes.
– A qualidade dos materiais utilizados são ótimos.
– A suspensão é excelente, não é como falam, pelo menos por aqui no PR e em SC!!

A melhorar:

– Existe um erro de projeto no carro, a água pinga dentro do carro quando está molhado e com os vidros dianteiros abertos. Isso se deve ao fato do teto ser menor do que o carro, (ver foto). sendo necessário o uso daquelas horríveis canaletas ou de não abrir o vidro (minha opção!!).
– Como um outro colega já comentou aqui no blog, com o carro carregado, com 5 pessoas e o porta-malas lotado, quando passa em desníveis na pista, o amortecimento é excelente, porém ele dá uma ricocheteada dando um segundo pulo, sendo sensível para todos os ocupantes, porém sem perder a estabilidade.
– Para o ocupante do meio um assento com espuma normal, não com densidade maior.
– O sistema da tampa do porta-malas, tirem aquelas alças que só ocupam espaço!!
– 1.6 com 126 cv… hum, sinceramente eu achei ele meio preguiçoso em ultrapassagens…os VW 1.6 103 cv são mais espertos em retomadas, e isso é uma grande arma da concorrente Honda também, o City e o Civic dão um show sobre o Cerato quanto a retomadas de 60-100 km/h.
– Acho muito escura a luz do painel durante o dia se acendo a meia-luz. Aqui em Curitiba pelo menos, que vive chovendo, tenho que acender as luzes durante o dia e mal consigo ver o rádio e o a.c.
– Raspei de leve ele numa lombada com o carro cheio, a altura mínima do solo de 15 cm é baixa, portanto atenção!

Aspectos gerais, comparação entre carros, categorias diferentes, marcas diferentes…spacefox 1.6.. cerato 1.6

– Suspenção: VW e Kia, pessoal, minha spacefox era mais dura que meu cerato, isto é sentia mais o chão, isso que os pneus tinham um perfil maior.
– Motor: VW e Kia, não sei não, mas os 126 cv da Kia não me deixaram boquiabertos, talvez eles sejam mais úteis para manter velocidades de cruzeiro maiores (maior velocidade máxima tb), pois de arranque os dois carros possuem quase o mesmo tempo de 0-100, 13s e 11,9s o que me leva a pensar para onde foram os 23 cavalos a mais quando precisava deles, talvez eles se dissolvam pelo peso maior do carro. Quando me falavam em 126 cavalos eu ficava pensando que seria pouca diferença comparado com a livina 1.8 de 125 cv que meu pai tem, carro esperto, porém acho que como o cerato é mais pesado ele fica pra trás da livina de 0-100 em 1s. Talvez porque o cerato é mais pesado, talvez porque ele é mais silencioso eu não perceba que ele está desenvolvendo, talvez … fica a dúvida, mas os números não mentem, principalmente de retomadas…. =/
Outra questão é quanto à economia e tipo de motor. O que me foi informado, e acho que é de interesse geral, é que o Soul já saiu com motor flex, porém o Cerato ainda está em estudos pois o motor flex sempre faz com que a economia caia e eles estão pesquisando se valerá a pena perder essa arma do mesmo frente ao preconceito de não ser flex. Fonte: concessionária.

Sempre que um motor for flex ele não terá economia tão expressiva como a de combustíveis fixos, o Cerato surpreende a chegar facilmente em médias de 15 a 17km/l na estrada, por isso o pensamento fica.. O preconceito tomou conta de todos nós, se não é flex não quero, muito pelo contrário, veja se é econômico e saia do anos 80 onde o preço da gasolina era completamente instável e veja o preço do etanol sendo inviável.

Outra coisa, o preço da internet (no site da kia) se refere ao valor do carro sem frete, motivo pelo qual em cidades mais afastadas dos grandes centros o Cerato é mais caro. Aqui em Curitiba sempre se compra pelo preço da internet ou mais em conta. Fiquem espertos e aproveitem.

Quanto à manutenção pelo menos aqui já existe a tabelada!

Curti e estou curtindo d+ o carro, o seguro ficou alto, mas fiz no nome do meu pai, 45 anos casado, que caiu para a metade do preço! Econômico, bonito, confortável, roda macio e seguro.

Comparem, pesquisem, é Cerato na certa!!”

Depoimento de um proprietário – PARTE XIV

Eis o 2º depoimento de 2011, desta vez do nosso colega Gleidson, de Brasília (DF), proprietário de um E.283 10/11 vermelho cereja e atualmente com 1.500 km rodados:

“Amigos, dirigir usando o modo esportivo “padlle shift” é o máximo. Para falar a verdade é de tirar o fôlego, super super esportivo!

Na minha primeira viagem percebi que neste modo ele bebe um pouco mais. Consegui uma média na estrada de 10km/l, agora na cidade estou assustado, só consegui 7km/l. Será que é normal?

Ah, quem tem o de 04 marchas sabe que o carro é bom de retomada, esse 06 marchas então… É um carro firme e de muito bom torque.

A saga da compra.
Rodei Brasília, Goiânia e Anápolis, acabei comprando aqui mesmo, atendimento 10 para o pessoal da K-tec.

Prometeram o carro com 10 dias, como não ficou pronto me emprestaram um de test drive (laranjão). Fiquei com ele por 04 dias, muito bom, todo mundo em casa queria que optasse por essa cor, mas resisti. Achei que foi muita gentileza deles, não sei se outros fariam isso, hein?!”

POLÊMICA: Qual é o real segmento do Cerato?

Foto: Quatro Rodas
O Cerato é um sedã médio e a própria Fenabrave o classifica desta forma. O mercado mundial também. Algumas publicações sobre automóveis no Brasil, no entanto, insistem em comparar o modelo da Kia com sedãs menores como o Honda City e o Ford New Fiesta Sedan, dando a entender que o carro não seria um concorrente à altura de modelos como Honda Civic ou Toyota Corolla, por exemplo. Nosso colega Leandro Lien também tem esta mesma preocupação e mandou este pequeno depoimento:
“Adoro o Cerato, acho ele lindo, elegante e ao mesmo tempo esportivo, tem uma lista de equipamentos bem razoável perante por exemplo ao Honda Civic que sai por 70 mil quase pelado, só sinto falta do refrigerador e até mesmo uma luz no porta luvas, e alguns outros itens (poucos), quando o comprei, olhei vários carros, Linea , Focus , Civic , City , Corolla , I30, Mégane, mas mesmo assim preferi o Cerato, porque achei ele superior aos rivais em muitos aspectos embora perdesse em relação ao motor que é 1.6, e fico pensando se eu sou capaz de preferir o Cerato, porque tantas vezes o Cerato é colocado em uma categoria inferior em comparativos, já me cansei de ver por exemplo : Esse veículo vem para brigar em uma categoria inferior (Honda City, New Fiesta , Cerato), ‘Elantra uma ameaça para Civic e Corolla’.
Será que realmente o Cerato está em um patamar realmente abaixo desses dois? Ou eu realmente estou errado quando vejo ambos na rua e penso que estou em um carro de mesma categoria (sedãs médios eu sei que eles são)?”.
A grande verdade é que o bom custo-benefício do Cerato, especialmente nas versões de entrada, acaba por mascarar o real potencial do modelo da Kia diante da percepção de boa parte dos consumidores de que modelos mais caros e de marcas mais consagradas seriam sempre superiores.

Há pontos em que o Cerato é melhor do que a média, outros em que o modelo precisa evoluir, mas é inegável de que é capaz de encarar com valentia os chamados “pesos-pesados” do segmento.  

Qual é a sua opinião? O espaço para comentários está aberto!

Preço de revisões em Brasília – Tabela JANEIRO/11

Um colega nosso seguidor do blog encaminhou os valores praticados por uma das concessionárias Kia de Brasília (DF) para todas as revisões obrigatórias do Cerato durante a garantia de fábrica:
10.000 KM – R$ 280,27
20.000 KM – R$ 537,67
30.000 KM – R$ 316,27
40.000 KM – R$ 1.067,47
50.000 KM – R$ 280,27
60.000 KM – R$ 812,64
70.000 KM – R$ 280,27
80.000 KM – R$ 1.067,47
90.000 KM – R$ 532,27
100.000 KM – R$ 681,67
Pelos preços um proprietário da capital federal gastaria R$ 5.856,27 ao longo de todo o período da garantia, ou R$ 0,058 por quilômetro rodado. Para quem roda aproximadamente 20 mil km por ano o custo mensal médio seria de R$ 97,10.
Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE XIII

Eis o nosso primeiro depoimento vindo da região Norte: nosso colega Johnny Tavares, de Porto Velho-RO, gentilmente escreveu seu depoimento a respeito do seu Cerato recém-adquirido:

“Olá amigos cerateiros, quero trazer minhas impressões sobre o novo cerato de 6 marchas, especificamente o modelo e.233 ou SX.

Eu comprei ele no dia 16.12.10 em Curitiba, pois no PR estava mais barato e tinha o carro disponível no pátio, mas só peguei ele no dia 28.12.10 pq eu moro em Porto Velho-RO atualmente, e só entrei em recesso na última semana do ano. Enfim, bom negócio, preço da internet 59.900 + emplacamento + impostos + película + tapetes de bônus, só faltou o tanque cheio rsrs.

Quanto ao seguro do carro, cotei em vários lugares, realmente o da Kia é imbatível ficava em 2.800, mas eu acabei colocando no seguro de frota do meu pai q saia bem mais barato 1.500, mas p\ quem não tem essa possibilidade, o da Kia é a saída.

Bom, vamos passar para análise do carro em estrada. Eu sai de Guaratuba-PR com destino à Porto Velho-RO, com parada em Cuiabá-MT p\ descansar e curtir um pouco a família.

De Guaratuba-PR à Cuiabá-MT são +- 1.830 km, fiz o trajeto em 13 horas (já descontado tempo de abatecimento e parada p\ almoçar) eu e mais um ocupante, o Cerato fez aproximadamente média de 7,5 km/litro, sempre tentando manter uma velocidade mínima de 160 km/h, mas muitos trechos foi possível manter 200 km/h, e pouquíssimos à 220 km/h (vou postar os videos no youtube, depois posto o link aqui), sempre com rpm acima de 4.000 rpm. De Cuiabá-MT à Porto Velho-RO são 1.400 km, fiz o trajeto em 9 horas, só eu no carro, o Cerato fez média de 7,2 km/l, – idem – sempre tentando manter uma velocidade mínima de 160 km/h, mas muitos trechos foi possível manter 200 km/h, e pouquíssimos à 220 km/h.

O carro tem uma estabilidade enorme, quanto maior a velocidade mais colado no chão fica. Ultrapassagens com tranquilidade, pisou o motor responde de imediato com torque necessário à ocasião em marcha reduzida quando solicitado.

Sobre o carro perder traseiras em curvas, isso não procede, ele tem o comportamento normal de um carro sedã médio, e como tal deve-se em geral entrar aberto e ir fechando no ângulo central e tracionar na vetorial de saída da curva p\ reta, com isso elimina-se muita parte da força centrífuga gerando conforto e segurança.

Em relação à suspensão esta com certeza foi modificada, pois a minha amiga adquiriu o modelo igual o meu só que com 5 marchas à 2 meses atrás e eu o testei em trajeto urbano e na estrada, de fato a suspensão ficou mais macia, o único problema é que como a traseira é muito grande e pesada pode acontecer dependendo da lombada de ela pressionar totalmente a suspensão à ponto de ricochetear no retorno, mas isso ocorre em casos extremos, nada de se preocupar, apenas moderar na velocidade em lombadas, bem como na aceleração demasiada em saída delas.

Em relação ao conforto e posição de dirigir, posso dizer que parece um sofá da sala mesmo em altas velocidades, o isolamento acústico interno é ótimo atende as expectativas de um carro nesse patamar.

O que falta no Cerato que são meros detalhes mas deveriam existir: luz de cortesia no porta luvas, luz de cortesia embaixo do painel nos pés qdo da abertura da porta, bluetooth.

Único problema até o momento verificado: os farois estavam ficando embassados com umidade nos primeiros dias de uso, mas parece que parou… continuarei olhando p\ ver se o problema se repetira, o caminho será ir p\ ccs.

Avaliação: o carro é ótimo, desempenho, conforto, acabamento, melhor do que isso só se tivesse um motor 2.0, porque a carcaça merece e aspira por um, e um plus seria faróis xenon de fábrica na versão top”.

FOTO – Paddle Shift

Nosso colega Márcio Rodrigues gentilmente nos encaminhou foto lateral do paddle shift presente na versão E.283:

Algum proprietário desta versão poderia nos relatar sobre a “experiência” de dirigir o Ceratão com este tipo de câmbio?

BOA NOTÍCIA: Revisões tabeladas a caminho!

A Renault possivelmente foi a primeira montadora brasileira a oferecer preços fixos para as suas revisões. Na sequência outras a seguiram. Há pouco foi a vez da Hyundai. E a Kia, onde fica nesta estória?
Vejam o que diz a edição de janeiro da revista QUATRO RODAS na página 74, no teste do novo Kia Optima:
” No início do ano, a Kia chegou a anunciar que criaria uma tabela de preços de revisões e das principais peças de manutenção, a fim de evitar os valores abusivos cobrados por algumas de suas concessionárias. No entanto, 2010 acabou e nada mudou. Agora o presidente da marca garante: ‘A estratégia de trabalharmos com revisões e peças com preços fixos será colocada em prática nos primeiros meses de 2011’. A se confirmar…”
A Hyundai já está fazendo publicidade dos preços das revisões praticados. Não acredito sinceramente que a Kia perca este argumento de vendas e demore muito a entrar nesta onda. Quero fazer a minha revisão de 20.000 km já sabendo o quanto vou pagar.
Escutai-nos, Kia, escutai-nos!