Depoimento de um propriet

A colaboração agora é do nosso colega Fábio Bordon, o mais recente proprietário de um Cerato E.221:

“Acompanho o Blog Novo Cerato, e recentemente havia lhe enviado um e-mail perguntando algumas coisas sobre o carro. Pois bem, hoje faz um mês que estou com o Cerato, esperei esse tempo para ter argumentos para falar sobre o veiculo. E, mesmo depois desse tempo, não há muito do que se falar a respeito do veículo, que já não tenham dito no Blog.

Minha conclusão sobre o veículo:
Motor: o suficiente para veículo, por ser relativamente leve, e econômico.
Cambio: diferencial dos demais veículos da categoria, muito bom.
Acabamento: não se vê rebarbas, ou partes mal encaixadas, mas o material poderia ser um pouco melhor.
Design: melhor parte do Carro, tanto externo como interno.
Estabilidade: grande problema… não sei se o meu está desalinhado ou algum problema relacionado à suspensão, mas o veículo varia muito na estrada, sofre muito com a variação do vento, ou até mesmo ao passar perto de um caminhão, balança de mais na rodovia. Não sei esse problema é pelo fato do meu Cerato ser o modelo E.221, que vem com rodas 15″ e pneus 195/65.
Conforto: possui boa posição para dirigir, mas o que decepciona é a suspensão, que é um pouco dura, e dá fim de batente facilmente.

Hoje o carro está com 3000km, e já estou preocupado com as revisões que virão, depois de ver todas essas reclamações sobre o preço de revisão não tabelado.
Se puderem me ajudar sobre o problema da estabilidade, se alguém tem esse mesmo problema, ou devo procurar a concessionaria.

Até mais Thiago, parabéns pelo Blog.”

DICA: Substitui

Será que nos lembramos de verificar com frequência o estado do filtro do ar condicionado que equipa nossos carros? Pois bem, nosso colega Júlio Cesar encaminhou dicas interessantes para quem pretende cuidar com mais atenção desta parte do veículo:

“Olá Thiago, gostaria de dar uma dica para o pessoal do Blog.. é quanto à substituição do filtro do ar condicionado..

Bati algumas fotos e tenho alguns valores do serviço e como ele pode ser realizado em casa mais em conta:

Primeiramente gostaria de falar da importância da substituição do filtro. Ele só é trocado na segunda revisão, porém tem validade de 6 meses. As ccs aqui de Curitiba cobram 70 reais o filtro mais 120 da
higienização. Porém pode-se comprar os dois por 22 reais e 17 reais respectivamente. O trabalho é fácil, tira cheiro de bolor, fungo e outros que aparecem quando se utiliza o ar condicionado.

As fotos mostram um filtro original com 1 ano de utilização com uso na cidade comparando com um comprado na ccs novo da marca CleanMil. O produto no frasco é o higienizador, com instruções na embalagem (vide foto)

A grande dica que gostaria de colocar aqui é quanto ao tamanho (especificações) do filtro novo. É o mesmo utilizado pro Tucson e Sportage de 2004. Esse filtro é tabelado e fácil de achar em lojas de peças automotivas.

Recomendo para quem é alérgico e quem quer tirar odores do sistema de ar.

Abraço.

Júlio Cesar”

Mais um cerateiro questiona aus

Indignado com a falta de uma política de revisões tabeladas por parte da Kia, nosso colega Maurício Lordelo encaminhou à marca a mensagem abaixo através do FALE CONOSCO do site oficial, e o atendimento ao cliente já respondeu – embora a resposta, como imaginado, não tenha sido a mais desejada…

De: MAURICIO LORDELO [mailto:site@kiamotors.com.br]
Enviada em: terça-feira, 20 de dezembro de 2011 14:17
Para: site@kia.com.br
Assunto: Kia – Fale Conosco

Há seis meses, sou um proprietário do Cerato E222 e posso dizer que estou satisfeito com minha compra. Em muitos itens, este veículo tem deixado eu e minha família muito feliz. Perto de fazer a primeira revisão, fiquei um tanto quanto assustado com as diferenças de preços cobradas pelas concessionárias KIA. Variações que podem ser consideradas absurdas diante da atual realidade do nosso país. Já fui informado através da central de atendimento que a KIA não interfere nos preços das concessionárias. Tenho certeza que esta política pós-venda esta implicando em uma grande insatisfação por parte dos proprietários (constatado através de fóruns, blogs e sites onde são discutidas e compartilhadas diversas questões sobre o Cerato). Gostaria muito de recomendar o Cerato a várias pessoas que me perguntam sobre ele, porém informo de antemão este grande ponto negativo. Também, quando perguntado se hoje compraria outro Cerato ou qualquer outro carro da KIA, digo sinceramente que não, principalmente pelo fato das montadoras concorrentes terem grandes opções no mercado com preços de revisões tabeladas o que torna a compra muito mais viável a longo prazo. Peço que a KIA reveja esta sua política de pós-venda. Atenciosamente,
Mauricio Lordelo

De: SITE – Kia Motors do Brasil
Para: mslordelo@yahoo.com.br
Enviadas: Terça-feira, 20 de Dezembro de 2011 14:19
Assunto: RES: Kia – Fale Conosco

Boa tarde!

Prezado Sr. Mauricio , agradecemos pelo envio do e-mail e informamos que, de acordo a Legislação vigente, a Kia Motors do Brasil não pode interferir em valores de revisões praticados pelas concessionárias, somente estabelecemos os prazos e itens a serem revisados.

Direcionamos o e-mail aos cuidados da área responsável para conhecimento e processo de melhoria.

Atenciosamente.

Central de Atendimento ao Cliente
Kia Motors do Brasil”

QUE TAL SEGUIRMOS O EXEMPLO DE MAURÍCIO? QUANTO MAIS CLIENTES DEMONSTRAREM SUA INSATISFAÇÃO COM ESTA FALTA DE AÇÃO DA MARCA PARA FIDELIZAR SEUS CLIENTES, MAIOR É A PROBABILIDADE DE SERMOS OUVIDOS.

OS ELEITOS 2011 (Revista QUATRO RODAS): Coment

Praia do Chapadão (Pipa / RN)

O texto abaixo da QUATRO RODAS, postado pelo nosso colega Marcley Dantas, justifica as razões da vitória do Cerato entre os sedãs médios na edição 2011 de OS ELEITOS:

1º Kia Cerato 101,2

Os Elogios: Rapidez de arranque, preço de revenda e consumo rodoviário.
As Críticas: Preço das peças e estabilidade.

O aumento das vendas do Cerato no ultimo ano fez com que ele figurasse entre os 40 mais comercializados do país, condição suficiente para que entrasse em Os Eleitos – e que estreia! Na sua primeira vez, o sedã abocanhou a taça na categoria dos sedãs médios, uma das mais disputadas da pesquisa. Não é fácil logo na chegada colocar para escanteio Toyota Corolla (foi o grande campeão em 2010) e Honda Civic ( outro GC, em 2010).

O Cerato foi mais longe: manteve-se bem a frente do vice-líder do segmento, com 3,2 pontos. Uma rápida olhada nas respostas dos entrevistados ajuda entender o que tanto agrada nesse coreano: ele superou os outros sedãs em 16 das características pesquisadas, enquanto o Civic ganhou apenas em três e City e Corolla ficaram só com duas cada um. Destaque para rapidez de arranque (108,8 ante 103,9 da média do grupo), preço de revenda (103,9 x 97,6), consumo rodoviário (102,2 x 97,8), modernidade do projeto (101,5 x 99,4) e preço de compra (100 x 90,5), entre outros. De negativo, só dois aspectos: pior foi o preço das peças (87,7 x 91,5), seguido pela estabilidade nas curvas (97,7 x 98,5).”

Fonte: Revista Quatro Rodas – Edição 625 Dezembro de 2011 – Texto Zeca Chaves, Ensaio Fotográfico Marco de Bari , Design Leticia Haag Berndt e Ilustração Marcus Penna”

OS ELEITOS 2011 (Revista QUATRO RODAS): Uma

Dêem uma olhada no carro que está em destaque no lado direito da capa da QUATRO RODAS de dezembro acima: sim, ele mesmo, o nosso Ceratão!

Assim que eu tiver recebido a edição deste mês eu comento sobre os pontos que levaram o modelo da Kia a ser destaque na edição deste ano da pesquisa realizada anualmente pela mais importante revista automotiva do país.

Abraços!

VENDAS: Resultados de NOVEMBRO/11

Se há algum motivo de comemoração para o Cerato com o fechamento de novembro é o fato do modelo ter ultrapassado a marca de 20 mil unidades vendidas pela 1ª vez desde sua chegada ao Brasil.

De resto, novembro foi bastante parecido com outubro em relação ao desempenho comercial do modelo. Pelo 2º mês consecutivo em 2011 as vendas ficaram abaixo das mil unidades – 729 para ser exato – e o Cerato ficou fora do top 50 dos automóveis mais uma vez, registrando o 2º pior desempenho no ano. 12º colocado no segmento dos sedãs médios em outubro, o Kia avançou uma posição de um mês para o outro e só ficou à frente do Citroën C4 Pallas (675), do Ford Focus Sedan (552) e do “finado” Chevrolet Vectra (170).

Os estados em que o Cerato teve seu melhor posicionamento foram o Rio Grande do Norte e Tocantins (2º), Rio de Janeiro (4º) e Espírito Santo (5º). No acumulado do ano, entretanto, o Cerato ainda se mantém na 3ª posição geral e deve garantir lugar no pódio no fechamento de 2011.

Vejamos agora os resultados por estados, por regiões e os consolidados – incluindo vendas dos principais concorrentes:

Pre

No último dia 21/11 eu publiquei um post com os novos preços praticados para todos os modelos da Kia. E não é que, menos de um mês depois, a marca apresentou um novo reajuste?

Um Cerato E.221, antes vendido por R$ 53.400 e reajustado para R$ 55.400 no final do mês passado, agora custa R$ 57.400. Se considerarmos que a marca ainda cobra o custo do frete (média de R$ 2 mil) temos a versão “mais em conta” do Cerato sendo vendida por quase R$ 60 mil! A top, com preço pokies free online sugerido de R$ 68.400, ultrapassa os R$ 70 mil.

Agora vamos ao detalhe mais importante: a alíquota do IPI ainda não subiu! O prazo para início da vigência começa a contar no próximo dia 16/12 e seguirá até o final do ano que vem. Considerando isto, até onde a Kia elevará os preços de seus modelos? Qual é a nova justificativa da marca para a subida, já que as concorrentes importadas não estão seguindo este ritmo?

Para conhecer todos os novos preços, vejam a matéria abaixo que publiquei no CARPLACE:

http://carplace.virgula.uol.com.br/kia-reajusta-precos-novamente-antes-do-aumento-da-aliquota-do-ipi/

Trocar

Buscando elucidar parte das dúvidas que surgiram no post anterior, segue uma interessante colaboração técnica do nosso colega Luiz Eduardo Favero:

“Trabalhei alguns anos com oficina especializada em preparação de motores (turbo e aspirado) para competição. Tinha um cliente muito amigo, que era Engenheiro Mecânico com Mestrado na área de lubrificantes. Trabalhou na Volks e GM, foi um dos responsáveis pelo lançamento do Ômega nacional nos anos 90. Pois bem, este cliente já havia me dado diversas aulas sobre tipos e qualidade dos lubrificantes. Com base neste conceito que aprendi com ele, eu sugiro trocar o óleo com os primeiros 1.000 km rodados e depois a cada 5.000 km, e já vou explicar o porquê. Tenho um Cerato E233 2011/2012 e fiz exatamente isto. O veículo tem hoje 7.000 km.

Por que trocar o óleo nos primeiros 1.000 km? Este conceito se aplica à industria nacional e na verdade nem sei como é o procedimento Coreano, mas a explicação é simples. Na montagem do motor (aqui no Brasil) é usado um óleo monoviscoso (normalmente SAE 30). Este óleo tem como função básica acelerar o processo de assentamento de partes móveis como os anéis no cilindro. Porém ele é responsável também por um desgaste prematuro do motor. Andar 10.000 km com este tipo de óleo é péssimo para o motor, além disto este óleo carrega resíduos metálicos, provenientes da usinagem do bloco/cabeçote.
As outras trocas devem acontecer a cada 5.000 km e não a cada 10.000 km. Hoje temos muitos óleos de boa qualidade, mas o nosso combustível não é de boa qualidade, e todos nós sabemos disso.

Principalmente para o caso dos veículos monocombustíveis, que é o caso do CERATO, as variações de quantidade de álcool na gasolina, mudam sobremaneira a eficiência do motor, e o que ocorre nestes casos é que a queima não é completa na câmara de combustão. Parte do combustível passa pelo cilindro e contamina o óleo, reduzindo a sua viscosidade e sua propriedade lubrificante. Não sei se vc sabe o que significa SAE 10/30. O 1º valor se refere à viscosidade na temperatura do motor desligado (frio) e o 2º valor se refere à viscosidade na temperatura do motor em funcionamento normal (quente). Parece estranho não é mesmo? Portanto não se iluda, pois o ser humano não possui viscosímetro no dedo, não dá par saber só de olhar, pois ao contrário do que a maioria pensa, para lubrificante automotivo, quando aquecemos o óleo ele aumenta a viscosidade, pois estes lubrificantes possuem polímeros que aumentam de tamanho com o aumento da temperatura. Para o caso de lubrificante monoviscoso, o aumento da temperatura diminui a viscosidade.

Quanto à questão ambiental, existem várias empresas de reciclagem de lubrificante, portanto não se justifica a preocupação com possível descarte na natureza.

Abraço a todos!”

Cerateiro questiona aus

A ausência de revisões tabeladas é um dos grandes entraves para que a desconfiança que a ainda existe em relação à Kia possa ser “quebrada” junto a consumidores mais tradicionalistas e para que possa haver fidelização para os atuais consumidores.

Nosso colega cerateiro Ogg Ibrahim, que também é jornalista da Record, encaminhou uma carta ao presidente da Kia questionando esta situação:

“Caro Thiago… tudo bem?

Mais uma vez, parabens pelo site que tem ajudado muitos de nós, Cerateiros.
Hoje encaminhei uma carta ao Jose Luis Gandini, presidente da Kia e da Abeiva, indignado com a politica de revisões do modelo que não estabelece uma tabela e gera discrepancias absurdas nos preços dos serviços pelo Brasil afora. Segue abaixo o texto em forma de artigo que, se possível, gostaria que fosse publicado em seu site para que haja uma boa repercussão sobre a questão.

Obrigado e forte abraço.

POLÍTICA DE REVISÕES DA KIA PRECISA SER REVISTA
Carta do Jornalista Ogg Ibrahim (Record) ao presidente da Kia, José Luis Gandini.

Na qualidade de proprietário de um Cerato E.263, 2011, que o sr. mesmo me convenceu a comprar, venho através desta expressar dois tipos de sentimento em relação ao carro e à marca Kia. O primeiro é de satisfação pela qualidade do projeto do carro, modernidade, precisão mecânica, economia e conforto, qualidades que outros veículos de mesmo porte e padrão não tem. Por outro lado quero registrar minha imensa indignação pela falta de uma tabela de preços de revisões o que, por consequência, causa certo desrespeito à nós, consumidores, por parte das concessionárias nessa questão.

Ao precisar fazer a revisão dos 20 mil km do meu carro, tive a ingrata surpresa de constatar que os preços do serviço variam de R$ 680,00 (Kia Mavi – Jardins) a R$ 1.200,00 (Germany – Tatuapé) pela troca de óleo, filtros de óleo, combustível e ar-condicionado e troca do líquido de arrefecimento do radiador. Serviços que, fora das concessionárias, não custariam mais que 300 reais, incluindo a mão de obra. Um verdeiro absurdo que nos faz pensar em abdicar da Marca Kia, já que pesquiso o mercado de SUV’s para fazer uma troca.

Só para servir como exemplo, a revisão de 20 mil km de um Hyundai Santa Fé, um carro superior, de quase o dobro do valor de um Cerato top de linha como o meu, fica em R$ 279 reais, com mão de obra gratuita (dado constatado na tabela de revisões do próprio site da montadora). Um valor que representa pouco mais de UM TERÇO do menor valor orçado para o Cerato nas concessionárias de São Paulo.

A KIA tem conquistado espaço num mercado tão competitivo como o automotivo com belos veículos. Mas essa política sobre as revisões coloca em descrédito todo o trabalho que a montadora vem fazendo para se consolidar no Brasil.

Desculpe a minha franqueza, mas é inaceitável que essa situação perdure. Como consumidor satisfeito com o que o carro me apresentou até o momento, espero que a KIA reveja esta questão, tão importante para a fidelização à marca.”