Depoimento do mais novo cerateiro do pedaço, Wellerson:
“Pessoal,
Gostaria de deixar o meu relato também.
Comprei um modelo E283 Vinho na Kia Brisa (Raja). O atendimento foi normal (quem já comprou numa revenda Honda já se acostumou a não ser bajulado na hora da venda).
O preço saiu por 62900 já com insulfilm e tapete em borracha, paguei mais 1500 pelos bancos em couro, depois que tive um carro com, nunca mais fiquem sem. Aqui já cabe um comentário: os tapetes deveriam ser próprios para o carro. Os que me deram não se encaixam corretamente no lado do motorista. A avaliação do meu usado ficou pouco acima do que havia conseguido em outros locais. Queriam fazer o licenciamento pra mim me cobrando 550 reais, o que recusei. Gastei menos de 200 e algumas horas de uma tarde.
No dia combinado me entregaram o carro. Neste mesmo dia fiz uma viajem de mais de 1000Km. Me agradou a dupla motor e câmbio. Claro que se o motor fosse mais potente seria melhor, mas não fiquei decepcionado (vale ressaltar que só estávamos, eu e minha mulher). O consumo ficou em 12,5km/l. Esperava mais, mas não fiquei muito decepcionado. Durante a viajem fiquei inseguro em algumas manobras, pois, a direção é bem menos direta que a do Civic, e também o Civic é bem mais estável. No final da viajem fiquei muito satisfeito com o carro.
Hoje ele está com 5000Km e está fazendo entre 7,5 e 8,5 Km/l na cidade. Confesso que esperava mais, mas estou pegando um transito que nunca peguei, então tenho que me adaptar. Já tive um Civic EXS e ele fazia entre 7 e 8,5 km/l e não pegava o transito que pego hoje.
Algumas impressões:
– Motor: Se mostra adequado, como já citei, se fosse mais potente seria melhor. Mas estou safisfeito.
– Câmbio: Pra mim é o que o carro tem de melhor, bastante suave e aproveita bem o motor. E tem outra coisa, trocar marchas no volante, é sensacional. No Civic EXS era assim também, mas o Cerato tem 1 marcha a mais, o que faz dele melhor. Mas eu gostaria que ele deixassemos acelerar até o corte da injeção, como o Civic.
– Direção: Poderia ser melhor, pois ela não é muito direta (neste quesito o Civic é imbatível).
– Suspensão: A meu ver é o maior porém do carro. Ela é muito dura, e se eu deixar os pneus com 32 libras, como recomenda o manual, o carro pula muito. Deixo só com 30 e olha que as concessionárias deixam com menos ainda, 28, 27… Mas eu gosto de carros mais esportivos, então, acho que não me incomoda tanto quanto uma pessoa que gosta de carros bem macios. Ela também chega no fim de batente com mais facilidade. Vou comprar o Power Cushion e ver se isso melhora.
– Ruídos: Como a suspensão é dura, o carro vibra mais, consequentemente, aparecem mais ruídos na cabine. Já tive que ir na CS para corrigir um ruído que vinha da porta do motorista.
– Recursos: Gostei dos recursos que vieram com o meu, principalmente o som, o sensor de estacionamento (nunca tive, e estou achando muito bom) e o computador de bordo. O acabamento é bom e o espaço atrás está dentro da média do segmento.
Bem… Agora só falta fazer a primeira revisão para averiguar os preços e o atendimento das autorizadas. Ah, os bancos em couro não ficaram 100%, mas ainda não tive tempo de agendar o reparo. No geral estou satisfeito com o carro, alguns dias mais, outros menos. Depende da aparição, ou não, dos “grilos”.
Tentei ser o mais imparcial possível, não sou daqueles que só porque está com um determinado carro fala pra todo mundo que o carro é o melhor. Quando tiver mais impressões, posto novamente.
Att,
Wellerson”