BOMBA: Cerato Hatch parece que vem mesmo!

Essa informação é quente e tem todos os méritos do nosso colega Jackson Faccioli, de Itu (SP). Passeando com a esposa pela cidade na noite do último sábado, ele descobriu o Cerato Hatch exposto no show room da Kia na cidade paulista e decidiu investigar o que o modelo estava fazendo lá. Vejam o que ele descobriu:

“Prezado Thiago,

Tenho ótimas notícias…

Bom, conforme lhe falei, a minha esposa está apaixonada pelo novo Cerato, contudo, ele prefere carros estilo Hatch pois acredita que estes possuem um apelo de design mais jovem e agressivo, e sem dúvida alguma, neste carro da KIA isto é uma realidade.

Hoje pela manhã liguei na concessionária da KIA em Itu (Kia Caiuás) para saber realmente o que é verdade e mito a respeito do Cerato Hatch. O vendedor Alexandre me atendeu e lhe informei que tinha visto o carro no Showroom da KIA no sábado à noite e, portanto, gostaria de saber se já estava disponível para a venda ou quando estaria. Ele falou exatamente o seguinte (informações que, provavelmente, foram obtidas na internet e revistas especializadas, pois procedem em genero e grau às notícias que eu também tive acesso): ‘Sr. Jackson, acho que o Cerato Hatch não será mais lançado no Brasil, uma vez que o Koup foi recentemente lançado para atender à demanda por um veículo mais esportivo e em breve será lançado o novo Rio, um carro com linhas mais agressivas que o Cerato Hatch (eu particularmente discordo) e ainda mais moderno’.

Contestei a informação, pois sou publicitário e tenho conhecimento de como as empresas atuam na construção de uma marca e na solidificação da mesma, ou seja, seria insanidade da KIA Motors do Brasil após ter conseguido emplacar a marca e o modelo Cerato como segundo do ranking de vendas para sedan médio no Brasil. A lógica seria lançar mais um carro da família Cerato para abranger toda e qualquer demanda do consumidor neste segmento, assim, aqueles que não gostam do modelo sedan (como o caso de minha esposa) terão mais uma chance para se apaixonar e essa é a grande sacada, algo como a Toyota (líder de venda no segmento) projetar e lançar no mercado brasileiro o Corolla Hatch, coisa que não fizeram até agora porque se acomodaram no mercado devido à liderança. Até quando não sabemos…

O vendedor Alexandre falou equivocadamente do KIA Rio como se fosse um veículo projetado sobre a plataforma (Chassi) do Cerato, o que não procede (largura do chassi, comprimento do chassi e distância entre eixos do KIA Rio são muito menores do que o Cerato e na Coréia os fabricantes automotivos não fazem “gambiarras” de pseudo-adaptação como as Fiat’s e Ford’s no Brasil, ou fazem bem feito, ou não fazem).

Diante deste panorama de informações erradas eu resolvi ir diretamente ao Showroom da marca e buscar informações precisas. A consultora que nos atendeu nos deu informações animadoras: ‘Sr. Jackson, o KIA Cerato Hatch ainda não foi lançado e encontra-se em fase de homologação no Brasil para poder ser comercializado em breve’.

Perguntei-lhe sobre o tempo previsto para a conclusão deste procedimento e consequente lançamento das vendas e ela nos informou que irá demorar ainda uns três a quatro meses (previsão de vendas a partir de agosto de 2011) e que a homologação já está na fase de conclusão, contudo, devido ao grande número de venda da nova KIA Sportage, as importações estão voltadas para atender aos compradores das unidades já vendidas e que isso deve demorar uns dois meses, somente depois começarão ser importadas as unidades do Cerato Hatch para suprir as primeiras compras deste modelo pelas concessionárias (próximo à data do lançamento).

Ela informou ainda que o KIA Rio não será importado e lançado no Brasil, ao menos esse ano, pois o valor de venda deste veículo não é competitivo no mercado brasileiro dentro de sua categoria (acessórios imcompatíveis, taxa de importação, etc.).

Finalmente ela informou que o valor de venda do novo Cerato Hatch nas concessionárias será similar ao Cerato, nem mais caro, nem mais barato…

Bom, agora você possui informações em primeira mão e precisas do Cerato Hatch e algumas fotos que segue em anexo.

Ah! Quer saber se entrei no carro e o que achei pessoalmente do veículo?

Só não está na minha garagem ainda porque a quantidade de segurança no local era grande… Senão!

Abraço.

Jackson Faccioli”

PERSONALIZAÇÃO II: Outro Cerato “envelopado” de branco

Depois do nosso colega Romero, seguem agora fotos de outro Cerato envelopado de branco, desta vez do colega Marlon Chaves (Campo Grande / MS), dono de um E.233 10/11

“Boa noite, acompanho seu blog desde antes da compra do meu cerato… muito bom e obrigado pelas dicas.

Envio em anexo as fotos dele. Ele era preto, pintei as rodas de grafite e envelopei de branco fosco deixando o teto preto.”

PERSONALIZAÇÃO: Cerato “envelopado” de branco

Qual é a cor do Cerato acima? Se você respondeu BRANCO, saiba que não está 100% certo…

E por quê? Nosso colega Romero Bianchini, de São Joaquim (SC) – a cidade mais fria do país, como ele ressalta -, fez algo inusitado com o seu Cerato E.233:

“Eu tbm sou um Cerateiro desde DEZ/2009, tenho um SX (E.213). Comprei um branco, só que no dia que chegou a carreta do porto não chegou o Cerato Branco, acabei pegando o completo com desconto, só que cinza. Mas fiquei na cisma de ter um branco!!! Achei a solução, agora em FEV/2011 mandei envelopar de Branco Fosco com o teto em Preto Fosco, ahhh to pensando em pintar as rodas de preto fosco tbm só não me encorajei ainda… e colocar as molas esportivas, mas já vi um e achei que a traseira ficou mais baixa que a dianteira.

Tive que mudar a cor no documento… a empresa que fez o serviço me deu uma nota fiscal, levei no meu despachante e ele fez todo o procedimento no documento, gastei R$ 1.300,00 para envelopar + R$ 200,00 com os documentos.”

Vejam as fotos do processo de transformação:

Portal R7 avalia o Cerato

Destacando o fato das vendas do Cerato terem ultrapassado as do Honda Civic, o portal R7 avaliou o modelo sul-coreano em sua versão E.283. Eis alguns pontos destacados pela matéria de Lucas Bessel:

“No preço, portanto, o Cerato é muito atraente. Mas será que o benefício ao bolso se reflete nas ruas? O R7 avaliou durante uma semana o modelo de topo (E.283) e comprovou que, diante das atuais opções do mercado, o Cerato está entre os carros de melhor custo-benefício.”

“O fato de esse propulsor ainda não ser flex – o que está para mudar no segundo semestre deste ano – não deve assustar o consumidor. Com esses números de consumo, rodar na gasolina é tão ou mais vantajoso do que abastecer com etanol.”

“Todo esse pacote é acompanhado por um projeto de visual moderno – nem muito agressivo, nem muito conservador -, adequado ao segmento. Se o Cerato não desperta paixões, também não é odiado.”

Para acessar a matéria completa, clique em http://noticias.r7.com/carros/noticias/r7-testa-o-kia-cerato-que-desbancou-honda-civic-nas-vendas-20110623.html?question=0.

Dossiê CONCESSIONÁRIAS: Opine!

Depois de avaliarmos o consumo dos nossos carros, que tal agora dedicarmos uma atenção especial às concessionárias da marca? É hora do DOSSIÊ CONCESSIONÁRIAS!

Por dica de alguns dos nossos colegas, decidi lançar esta nova pesquisa para tentarmos traçar um panorama geral a respeito do nosso índice de satisfação com a “primeira ligação” que temos com a Kia.

Envie as informações abaixo para o e-mail thiagoparisio@gmail.com até o próximo dia 30/06. Participe!

CONCESSIONÁRIA:
CIDADE / ESTADO:

NOTAS (0 a 10)
PRÉ-VENDA (negociação / brindes):
ATENDIMENTO:
ESTRUTURA:
SERVIÇOS:
PREÇOS:

Valor de revisões em Recife (PE) – TABELA JUNHO/2011

Com a colaboração do consultor de vendas Luiz Cavalcanti e do consultor de pós-vendas Marcos Teixeira, ambos da concessionária INTERVIA, eis os valores atualizados de revisões em Recife (PE):

10.000 Km = R$ 365,00.
20.000 Km = R$ 689,00.
30.000 Km = R$ 365,00.
40.000 Km = R$ 1.500,00.
50.000 Km = R$ 365,00.
60.000 Km = R$ 1.280,00.
70.000 Km = R$ 365,00.
80.000 Km = R$ 1.500,00.
90.000 Km = R$ 365,00.
100.000 Km = R$ 689,00

De acordo com a informação, para pagamentos à vista a concessionária concede até 10% de desconto.

OS ELEITOS 2011: Cerato é um dos participantes da nova edição da pesquisa da QUATRO RODAS

Demorou, mas chegou a hora: pela primeira vez desde sua chegada ao país o Kia Cerato está entre os 40 participantes de OS ELEITOS 2011, pesquisa realizada desde 2001 pela revista Quatro Rodas em parceria com o instituto GfK Brasil e que elege os veículos que mais satisfazem aos seus proprietários.

Os carros selecionados para a pesquisa representam os modelos mais vendidos no país entre janeiro e abril desde ano. Na categoria dos sedãs médios estão, além do Cerato, o Toyota Corolla, o Honda Civic e o Honda City (!).

Eu já respondi e o tempo médio foi de aproximadamente 13 minutos.

Vamos lá, este é o momento de expormos nossa satisfação – ou insatisfação – com os nossos carros.

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:
http://quatrorodas.abril.com.br/eleitos/quem-pode-responder/

MODELOS PARTICIPANTES:
http://quatrorodas.abril.com.br/eleitos/modelos-participantes/

PARA RESPONDER À PESQUISA:
http://www.questmanager.com/questmanager_survey/(S(biqst1a2fpxkgc45o5wgtl55))/survey.aspx?cod=35303F08-DC0B-47DC-B4E9-544052461F14&cpc=12958

Um grande abraço!

POLÊMICA: Power Cushion é legal ou não?

O uso dos power cushions, acessórios que ampliam a firmeza das molas de suspensão do Cerato e evitam um rebaixamento excessivo quando o carro está sobrecarregado, geraram muitos comentários nos últimos meses e vários colegas já compraram e instalaram em seus veículos. Os resultados, ao que parece, têm sido bastante satisfatórios.

Mais eis que surge uma questão importante: eles são permitidos pela lei?

Pois bem: nosso colega Thiago Mothé enviou parte da Resolução Nº 292/2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que dispõe sobre modificações de veículos. Vejam o que diz o Artigo 8º:

“Art. 8º Ficam proibidas:

I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados
IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.

Particularmente entendo que o uso deste tipo de acessório ALTERA as características originais das molas, mas não estou seguro quanto à minha compreensão.

O que acham? As discussões estão abertas!

Valor de revisões em Uberlândia (MG) – TABELA JUNHO/2011

Valores de revisões praticados em Uberlândia (MG) e informados pelo nosso colega Renato, a quem agradeço pela colaboração:

“Há algum tempo eu e minha esposa temos avaliado a possibilidade de adquirirmos um Cerato e temos acompanhando o site em paralelo.

Nossa compra se concretizou neste fim de semana. Somos os felizes proprietários de um Cerato Modelo E233, 11/11.

Em breve pretendo escrever sobre nossa aquisição, enviar fotos e falar sobre minhas impressões e consumo do carro, para compartilhar com os demais cerateiros de plantão.

Por enquanto, lhe envio a tabela de revisão praticada na concessionária A. Alves da Kia em Uberlândia, MG. Se for do seu interesse compartilhar, tá aí:

– 10.000 Km: 3 x 97,97
– 20.000 Km: 3 x 130,40
– 30.000 Km: 3 x 189,71
– 40.000 Km: 3 x 217,30
– 50.000 Km: 3 x 111,31