Nosso colega Julio Cesar (Curitiba / PR) enviou um bom depoimento sobre o acessório Power Cushion que ele instalou na suspensão do seu Cerato:
“Comprei o Power Cushion por recomendação do nosso colega Eduardo Alves, e sinceramente, achei um excelente investimento! Para começar a história, procurei no e-bay o produto, e achei no seguinte link um que me interessou:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-FORTE-2010-CERATO-TTC-Urethane-Wheel-Cushion-4EA_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem45f8efeff6QQitemZ300529217526QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories#ht_4036wt_939
Entrei em contato com o vendedor antes para confirmar o tamanho das peças que iriam vir. Pois bem, eram essas mesmo as recomendadas. Fiz o pedido e paguei no dia 24 de abril.
Depois de ter feito o pedido entrei em contato com o vendedor, pra perguntar se ele declararia com o valor abaixo do US$ 135.00, afinal se parasse na Receita podia me custar alguns reais de imposto. Infelizmente ele disse que já tinha despachado o produto e que tinha declarado como US$ 135 mesmo, ele me pediu desculpas e disse que se eu tivesse avisado antes ele declarava com um valor inferior.
Pois bem, o kit chegou e, para minha surpresa, passou pela Receita sem qualquer cobrança, mas o que o vendedor fez foi marcar o produto como presente. Sinceramente não sei se foi por isso que não pararam na Receita.
Aí está o produto, com as duas caixas, ou seja, vieram quatro. Duas de tamanho B+ e duas do tamanho B.
A grande diferença é quanto ao comprimento delas. A B (foto) quase fecha 360º, já a B+ é um pouco menor, portanto tem uma fresta maior entre as duas pontas. A B+ é recomenda para instalação na traseira, a B para a dianteira.
A instalação é simples, não precisa nem tirar a roda, mas tem que erguer o carro. É só pegar limpa-vidros ou água e sabão para borrifar na suspensão, não para limpar, mas para ajudar na instalação.
Bom, como utilizo bastante o carro em viagens e com bastante carga (dentro do limite de carga útil), resolvi medir com um carregamento de caixas que eu tinha que entregar.
O peso? Aproximadamente 400 Kg. Sem o Power Cushion o carro ficava baixo, com apenas 16,5 cm do chão!
Tirei então toda a carga, medi a altura do carro, agora tinha 19,5 cm.
Instalei, baixei o carro, carreguei e… o resultado foi muito bom. Sim, são quase 2 cm mais alto!
Com a carga toda e com o Power Cushion, o vão entre a roda e a lataria é maior do que sem o Power Cushion. Na altura, o carro se manteve mais alto em quase dois centímetros (foto abaixo):
Comparativo:
Altura:
Na altura, no geral, houve um ganho de dois centímetros, tanto na dianteira, quanto na traseira.
Carga:
Mesmo com o carro mais alto, não deve-se iludir que “aguenta” mais carga, pois danifica outras partes da suspensão e força o motor.
A suspensão:
Sinceramente, o acessório cumpre o que promete, levanta o carro, tira barulhos da suspensão, diminui barulhos internos, não senti aumento na maciez, mas sim, uma suspensão mais eficiente, ou seja, continua sendo rígida, porém com uma absorção melhor.
Quanto às curvas, tive uma confiança maior. Mesmo só testando em cidade, em curvas que o Cerato começava a sair com a traseira o acessório ajuda um pouco, ALERTA PARA NÃO ABUSAR, POIS QUEM SEGURA O CARRO SÃO OS PNEUS NO CHÃO.
Mesmo com o acessório, com a carga que tinha e com pessoas no banco de trás, a suspensão chegou no fim do curso, quando passei em travessias elevadas a certa velocidade.
O que mais gostei foi passar em ruas de antipó e lombadas! Nossa, o carro é outro! Em lombadas dá pra passar até mais rápido que o carro não sofre tanto, nem quem está dentro!
Vale a pena colocar na traseira e dianteira?
Testei com os 4 Power Cushions. Os da traseira dão um resultado muitoooo maior, porém recomendo também na dianteira, pois senti diferença nas ruas de antipó e principalmente nas lombadas.
Instalação:
Fácil, não precisa tirar roda, precisa somente do macaco e de um limpa vidros.
Garantia do carro:
Não tenho coragem levar o carro para algum pedido de garantia, como barulhos na suspensão, ou alguma outra coisa, pois pode acarretar na perda da garantia. Portanto prefiro tirar e colocar toda a vez que levar o carro lá, já que a instalação/retirada demora entre 15 a 20 minutos em casa, ou 5 minutos em lojas que tenham elevador de carros.
Detran:
Legalmente não teria problema, afinal não está alterando a suspensão em si, portanto, se alguém algum dia parar o carro para verificar a suspensão (IMPOSSÍVEL AQUI NO BRASIL, até porque não está rebaixado), é só levantar o carro e retirar o acessório.
Abraço a todos!”