UM DIA PARA A DEMOCRACIA!

Hoje não vou falar sobre o Cerato. Nem sobre o Picanto. Nem sobre qualquer outro carro.
Vou falar sobre o nosso dever cívico que deve ser exercido amanhã: escolher nosso próximo governante.
Tivemos umas das mais ácidas campanhas eleitorias de nossa história, 02 candidatos sem carisma, poucas propostas e nenhuma discussão sobre as verdadeiras reformas que precisam ser feitas para garantir a sobrevivência do nosso país nos próximos anos.
Respeito a opinião dos que pensam em votar em branco ou nulo, mas estamos num momento crucial para definirmos pontos importantes que afetarão as nossas vidas de alguma forma. É importante se posicionar. É importante acreditar que algo diferente, de bom pode ser feito para todos nós.
Seja o seu coração azul ou vermelho neste segundo turno (eu já fiz a minha opção), o importante é participar deste processo democrático de maneira efetiva. Se o eleito ou a eleita não nos agradar teremos uma nova eleição daqui a 04 anos e aí teremos uma nova chance de tentar mudar o rumo da nação.
Pensem nisto!
Abraços e bom voto a todos!

Cerato com novidades!

Época de Salão do Automóvel é época de novidades. A Kia, é claro, não poderia ficar de fora da festa e já se apresentou como a marca com o maior número de maiores novidades para o mercado brasileiro. Algumas, mais especificamente, nos interessam bastante: os novos Cerato Hatch e Koup, além de alterações no conjunto do Cerato sedã:
“A adolescência é uma fase das mais complicadas na vida, como muitos sabem. Para a Kia não é diferente. Há 19 anos no Brasil, a marca coreana está em franco crescimento e, passada toda a incerteza com o futuro, a empresa amadureceu e ficou exigente também.
A família Cerato é outra que se beneficiará do motor 1.6 flex, mas apenas no final do 1º semestre de 2011. Até lá, o Cerato sedã ganhará a companhia do hatch com as mesmas versões e ambições de vendas, ou seja, acima de mil unidades por mês, e do Koup, o cupê de duas portas com motor 2.0 16V de 156 cv e câmbio automático de seis marchas. Por falar nisso, o Cerato sedã agora virá equipado com a transmissão de seis marchas tanto automática quanto manual.”
Para os “cerateiros”, uma certeza: as vendas vão crescer bastante!

Depoimento de um proprietário – PARTE VII

Novo depoimento no ar, mais um do nosso colega Ogg Ibrahim:
“Estava com o carro há um mês mas não o tinha colocado ainda na estrada para uma viagem mais longa. No último fim de semana fui a Ribeirão Preto e vai aí minha avaliação.

Um detalhe que notei logo de cara: como não gosto de encher o tanque até a boca (por recomendações de especialistas que dizem que isso pode prejudicar o sensor do respiro que fica próximo ao bocal), sempre peço para o frentista parar no primeiro clique da bomba. Na estrada percebi que o ponteiro de combustível começou a “cair” rápido. Aos 40 km rodados já tinha descido pra pouco mais de tres quartos. Na volta pedi pra encher até a boca e percebi que a diferença com a primeira abastecida foi de uns 5 litros e demorou um pouco mais pra começar a baixar. Me lembro que no meu antigo Megane, o ponteiro só começava a se mecher depois dos 130 km rodados.

Outra coisa que achei estranho é o fato do computador de bordo exibir uma autonomia muito pequena com o tanque cheio, mesmo que o consumo médio estivesse em 12 km/l. Nessas condições, com 52 litros no tanque, a autonomia deveria ser de, mais ou menos, 630 km. Mas o marcador “distance to empty” insistia em não passar de 420 km. Passei a duvidar da precisão do CB.

Sobre o consumo, não consegui a marca que muitos dizem ter atingido (14 km/l). Andando com apenas duas pessoas, ar ligado e pé em torno dos 120/160 km/h, não passou de 10,5 a 12 km/l. Talvez seja pelo fato do motor ainda estar meio “amarrado” (tem apenas 1.500 km rodados). Vamos ver se mais adiante ele fica mais econômico.

Rodar com o Cerato por pistas boas é um dos maiores prazeres. O carro é macio e silencioso, mesmo com o giro do motor alto. A 160 km/h, por exemplo, em asfalto sem defeitos, pode ouvir música baixinho sem ser incomodado pelo “urro” do motor. Direção precisa, carro firme nas curvas e suspensão na medida certa completam o conforto e a sensação de segurança.

A posição de dirigir, para um cara como eu de 1,90, é excelente. O ajuste do banco mais baixo é essencial para esse conforto. Associado ao encosto de cabeça um pouco mais pronunciado à frente que em outros carros e o banco na reclinação adequada, dá pra se sentir “abraçado” pelo banco. O apoio de braço aumenta ainda mais o conforto.

Peguei um pouco de chuva fraca e pude ver que os limpadores funcionam perfeitamente, “lambendo” com eficiência o parabrisas. Só sinto falta de um sensor de chuva (que o vendedor tinha me dito que o modelo tinha mas não tem).

Agora, falando do motor, vem a melhor parte: os 126 cavalos desse 1.6 16v são mais que suficientes pra tocar bem o carro. Dá pra perceber que, mesmo a 160 por hora, há espaço pra pisar ainda mais fundo sem reclamações. Em alguns momentos a subida para 180 km/h se dá de maneira tranquila e quase “imperceptivelmente”. Só achei o câmbio automático um pouco lento nas retomadas, exigindo uma pisada mais forte no acelerador. Mas não chega a ser um incômodo quando você usa a troca sequencial.
Enfim, som original puro e potente, bela empunhadura do volante, materiais agradáveis ao toque e um revestimento que não esquenta nem esfria demais (de tecido especial na cor preta com costuras vermelhas, original do E-263) complementam a boa vida à bordo. Sem dúvida nenhuma uma carro muitíssimo superior em vários aspectos ao meu antigo Megane e que chamou atenção, durante as paradas, até de proprietários de Civic e Corolla que não conseguiam esconder a curiosidade através de olhadas demoradas para o carrão.
De zero a dez? Posso dar 15 pro Cerato?”

E VOCÊ, COLEGA PROPRIETÁRIO,  GOSTARIA DE DAR UM DEPOIMENTO SOBRE A CONVIVÊNCIA COM O SEU CERATO, RESSALTANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CARRO? ENVIE PARA thiagoparisio@gmail.com QUE PUBLICAREI COM SATISFAÇÃO.

Cerato concorre a prêmio no BEST CARS WEB SITE – Vamos votar?

O BEST CARS WEB SITE, um dos mais importantes e confiáveis sites sobre automóveis do país, está promovendo a 13ª edição do prêmio ELEIÇÃO DOS MELHORES CARROS, a mais tradicional da internet no ramo. O Cerato está concorrendo como SEDÃ MÉDIO e encara concorrentes como Civic, City, Vectra, C4 Pallas, Corolla, Sentra, Focus e Mégane, entre outros.
Eu já votei. E aí, quem mais vai participar?

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS: Comparação entre Cerato e Civic por ex-proprietário de um Honda

02 novas avaliações sobre o Cerato foram publicadas de ontem para hoje no NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS. Na primeira delas, comentários sobre o comportamento do carro em trânsito urbano, enquanto na segunda um ex-proprietário de um Civic compara os 02 modelos. Detalhe para um dos comentários deste motorista:
“Quando ele ficou sabendo do preço do Kia, afirmou categoricamente que se fosse comprar hoje o Civic, que aliás pagou 73.000 reais na época, e visse um Cerato como o nosso, por 56.900, não pensaria duas vezes e ficaria com o Cerato.”
1ª parte:
2ª parte

O que eu não gosto no Cerato

Muito já falamos sobre o que gostamos no Cerato. É bonito, é econômico, é espaçoso, tem 05 anos de garantia, entre outras coisas.
Mas nem todo carro é perfeito, não é verdade? Certamente cada um dos proprietários de um Cerato deve ter uma pequena lista de coisas que poderiam ser melhores em nossos carros.
Vou começar pela minha relação de itens:
BUZINA
– É verdade que este não é um item essencial na escolha de um carro, mas o som de uma mobilete querendo passagem quando apertamos o centro do volante não é animador nem impõe respeito…
COMPUTADOR DE BORDO
– Não falo do CB em si (bastante completo, por sinal), mas da posição em que o botão de seleção está instalado. Convenhamos: manuseá-lo quando se está dirigindo requer uma atenção maior.
CHAVE
– Esta certamente será unanimidade: uma chave simples como a original não condiz com o padrão de equipamentos e de tecnologia oferecido pelo carro. Um modelo canivete não sairia caro para a Kia e certamente agregaria valor ao produto.
VIDROS ELÉTRICOS
– Neste ponto, duas observações: ao menos o do motorista poderia ter acionamento ONE-TOUCH para subida e descida, e os traseiros poderiam ser iluminados como os dianteiros.
DIREÇÃO HIDRÁULICA
– Não é pesada, mas seria bem melhor uma elétrica similar à do Soul ou do Picanto.
REGULAGEM DO VOLANTE
– Embora a posição de dirigir seja muito boa, poderia ser ainda melhor se tivéssemos a regulagem de profundidade.
SUSPENSÃO
– Firme e segura em vias de excelente qualidade, sofre um pouco em pisos inferiores. Poderia ser um pouco mais macia e ainda assim manter o equilíbrio entre conforto e segurança.
Façamos agora um exercício coletivo: alguém listaria mais alguma coisa? 

SUGESTÃO: jogo de tapetes personalizado

Nosso colega Cláudio Henrique enviou uma sugestão de acessório para o Cerato: ele comprou um jogo de tapetes personalizado para o carro, com o nome CERATO e o logotipo da KIA bordados na lateral. Ainda segundo Cláudio, a qualidade do produto é muito boa e o atendimento da loja foi considerado muito satisfatório. O ponto negativo é a falta de um complemento para o túnel do piso traseiro.
Para quem tiver interesse:
Abraços e bom domingo!

P.S.: Amanhã tem post polêmico entrando no ar. Aguardem!!!

Contagem regressiva para o Cerato Hatch

Com a colaboração do nosso colega Cláudio Henrique, segue matéria publicada no site da revista AUTO ESPORTE sobre a chegada do Cerato Hatch ao mercado brasileiro:

“A Kia começa a vender a versão hatch do Cerato em vários países depois de ter apresentado o carro oficialmente no Salão de Nova York (EUA) em abril. No Brasil, o carro chega entre dezembro e janeiro do ano que vem para concorrer com Hyundai i30, Ford Focus e companhia. Começa a ser vendido com motor 1.6 de 124 cavalos disponível atualmente no sedã, ainda apenas a gasolina, mas com planos de ser tornar buicombustível a curto prazo. Mantém o visual arrojado dos recentes lançamentos da marca sul-coreana e deverá ter notoriedade no segmento se vier com preço em torno dos R$ 50 mil.


Entre os detalhes visuais, destacam-se os retrovisores com leds dos repetidores de direção laterais, hastes próximas do volante para trocas de marchas da versão automática e ignição por botão no painel, além da câmera embutida no retrovisor interno que ajuda nas manobras ao engatar a ré. O Cerato hatch será um adas atrações da marca no próximo Salão do Automóvel, em São Paulo, que abrirá suas portas para a imprensa a partir da próxima segunda-feira, dia 25.