Resultado da enquete: o preço da 1ª revisão

De antemão, agradeço à participação dos 31 colegas que responderam à nossa enquete. 73% (23) dos que participaram disseram ter pago até R$ 400 pela 1ª revisão, enquanto 9% (3) disseram ter pago entre R$ 401 e R$ 500. 16% (5), no entanto, pagaram acima de R$ 501 pelos primeiros 10.000 km.
A este último grupo, peço uma colaboração: comentem o que foi feito para que o preço tenha sido esse, bem como a concessionária em que o serviço tenha sido realizado. Vamos auxiliar aos colegas que ainda não realizaram suas revisões a encontrarem os melhores preços e a questionarem o porquê desta diferença.
Abraços!

150 seguidores!

Na tarde deste domingo, o NOVOCERATO superou a barreira dos 150 seguidores – estamos neste exato momento com 152. Mais uma vez eu gostaria de agradecer a todos pela participação, pela colaboração e pelo estímulo para que eu continue tendo prazer em escrever sobre o Cerato.
Um grande abraço!

Kia Motors lidera crescimento de vendas no Brasil

Notícia encaminhada pelo colega Alexandre Baima sobre o crescimento expressivo da Kia nos 09 primeiros meses de 2010:

“Vendas da Kia crescem 158% e da Hyundai, 69,7%. Veja o ranking
Da equipe do DiárioNet
14/10/2010

A Kia é a marca que mais cresce no Brasil. De janeiro a setembro, a empresa coreana elevou as vendas em 158,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 39.285 carros e comerciais leves, ante 15.223 nos nove meses de 2009. De acordo com a empresa, o crescimento só não foi maior porque faltou carro para vender. A GM foi a única das grandes que cresceu acima da média do mercado: 8,3%.

Outra coreana, a Hyundai, também apresenta números expressivos este ano: cresceu 69,9%, com vendas de 77.477 unidades de janeiro a setembro. A segunda posição no ranking de crescimento é da BMW, que praticamente dobrou as vendas, mas em números bem inferiores às líderes: subiu de 3.065 para 6.063 (+97,8%), de acordo com a agência especializada AutoInforme.

Land Rover, Nissan e Mitsubishi também registraram forte crescimento. E entre as dez marcas mais vendidas, a Renault registrou a maior evolução, 34,2% ou 110.758 unidades. A Citroën cresceu 15,8% este ano, seguida pela Peugeot, com 8,7%, e da Toyota, com 8,6%, na comparação com janeiro a setembro de 2009.

Entras as grandes, a GM vendeu 471.339 unidades, crescendo 8,3%, acima da média do marcado, que está em 7,1%. Ford e Fiat ficaram abaixo da média, enquanto a Volkswagen teve o pior desempenho, com queda de 3,7%. Foram 495.188 unidades vendidas, ante 514.254 em 2009. A Honda ficou em último, com queda de 7,6%. Confira os números:

Evolução de vendas por marca
Jan-Set 2009 x 2010

Pos. Marca  jan-set/09  jan-set/10  Var.%

1°  Kia  15.223  39.285  158,1
2°  BMW  3.065  6.063  97,8
3°  Hyundai  45.647  77.477  69,7
4°  Land Rover  2.311  3.791  64
5°  Nissan  16.360  23.160  41,6
6°  Mercedes-Benz  6.647  9.090  36,8
7°  Suzuki  2.252  3.058  35,8
8°  Renault  82.562  110.758  34,2
9°  Mitsubishi  26.640  32.134  20,6
10°Citroën  50.020  57.931  15,8
11°Peugeot  60.237  65.487  8,7
12°Toyota  64.893  70.502  8,6
13°Chevrolet  435.188  471.339  8,3
MÉDIA MERCADO 7,1
14°Ford  225.595  239.272  6,1
15°Fiat  542.676  548.019  1
16°Volkswagen  514.254  495.188  -3,7
17°Honda  95.271  88.071  -7,6

Fonte: Renavam / AutoInforme”

Nova enquete: o preço da 1ª revisão

Para tentar esclarecer a possíveis interessados pela compra de um Cerato e diante da dúvida sobre preços de revisões, lanço a enquete de outubro:

QUANTO VOCÊ PAGOU PELA 1ª REVISÃO (10.000 KM) DO SEU CERATO?
Peço a colaboração de quem já ultrapassou esta barreira. A pesquisa estará no ar até o próximo domingo (17/10).
Abraços!

Depoimento de um proprietário – PARTE VI

A opinião agora é do nosso colega CevaTsss!!!:


“Fiquei devendo a comparação da minha antiga Zafira com meu Cerato atual, mas publica na primeira página heim!

Apesar de serem segmentos diferentes, e de que o custo da Zafira é 10 mil maior, atendendo a pedidos de amigos meus que tem Zafira e estão colocando olho gordo no meu carro (sai olho gordo! …rs), vamos lá:

Motor:

O 2.0 16V da GM tem muito mais torque em baixas rotações, então pra andar na cidade a Zafira era mais “tranquila”, não necessitando afundar o pé como no Cerato. Em compensação o Cerato tem àquele “entrar” das 16 válvulas mais nítido e isso empolga mais na hora de acelerar… Na pista, andam a mesma coisa de final devido aos conjuntos diferentes, mas a Zafira chega lá mais rápido, mesmo sendo bem mais pesada com seus 2.050kg. Se fosse uma Zafira 8V iria perder de final e acho que acelerava junto.

Suspensão:

Aí ficou difícil pro Cerato, perdeu feio no conforto. Em compensação minha Zafira quase mudava de faixa quando pegava vento lateral forte em velocidade por volta de 120 (até assustava, mesmo com a suspensão em ordem), já o Cerato é uma rocha! Já tive um gol quadradinho rebaixado (quando moleque) que foi o melhor carro que eu dirigi nas curvas… foi… porque o Cerato é melhor! Eu até pensei que por causa do eixo rígido atrás ele iria sair de traseira (acho que por causa de tanto blá, blá, blá da ford com o focus), mas a frente escapa primeiro (o que é bom pra quem não está acostumado a corrigir tais situações como um piloto de stock…)

Freios:

O Cerato tem o melhor freio entre todos os carros que já dirigi. Ganha de Gol, Palio, (que são bem mais leves), ganha disparado de qq um da linha GM, ganha de Civic, Novo Focus… Não dá pra comparar, é muito, mas muito bom mesmo

Conforto:

Não deu pro Cerato nessa… a suspensão até poderia ter seu efeito amenizado se os bancos fossem mais macios. (Kia, eu não sou o primeiro a dizer isso! Que tal resolver???!!! E, por favor, pensem em quem já tem um Cerato, como nós!

Espaço interno:

A Zafira parece grande né? Parece! O Cerato é maior por dentro e por fora.

Bagagem: 

Realmente a Zafira tem porta-malas maior por causa da altura, mas se vc não passar da linha dos vidros acabam sendo praticamente idênticos (deixando de lado estas medições técnicas).

Status:

Precisa falar? Vou dar um exemplo: Fui jantar em um restaurante da moda e meu carro foi levado pelo manobrista. Quando liberou uma vaga na frente do local, adivinha qual carro eles colocaram alí? Me lembrei de dois comerciais, o do manobrista que brigava para estacionar um carro e o da mãe que vai levar a filha na balada com o carro feio e a filha pede pra deixar a 2 quadras do local, depois vai com o carro bonito e a filha pede para parar em frente e ainda a convida para entrar…. chorei de tanto rir…

Câmbio:

O engate do Cerato não é ruim não, mas o da Zafira 16V tem escalonado 3 marchas para frente e 3 para trás (ré inclusa) e isso aumenta a distância entre 1-3-5 e 2-4-ré, facilitando muito o engatar corretamente, fora isso o da Zafira é de “dois estágios”, ele pára no meio e parece o de um ônibus… O do Cerato é justinho, parece muito o de um Gol para passar as marchas (quem já dirigiu um gol sabe o quanto é bom), mas na hora da ré também parece o do gol, “raspa” se vc tentar fazer rápido. E tem o impecilho de ser dividido em ré-1-3-5 na frente e 2-4 atrás…

E achei a primeira curta e a segunda longa, então fica um buraco no meio que o motor não consegue engolir direito, isso te obriga a esticar a primeira, principalmente com ar ligado.

Farol:

Pois é, raramente alguém fala disso, mas quem anda bastante de noite (meu caso) sabe da importância e sente na pele em nossas ruas esburacadas. Ganha da Zafira, perde pro Palio (aliás, a Fiat, neste quesito, é o padrão a ser buscado).

Faltou o ajuste de altura do facho, que permitiria até colocar um xenon.

Som:

Na Zafira eu havia substituído os falantes originais das portas por Pioneers e estava com um módulo Piramyd Super Blue 600W, mais cx selada e CD Pioneer 8080BT com bluetooth, tudo ligado com cabos RCA blindados. Passei pro Cerato só o módulo e a cx selada. O som do Cerato está com volume máximo menor, mas a qualidade está beeeem melhor. Só sinto (muita) falta do bluetooth para atender ao celular. Kia: Libere um som opcional com saídas RCA e bluetooth!!!

Consumo:

Dizem que a Zafira é beberrona, mas a minha eu não achava não… era mais econômica que o Fox 1.0 da patrôa… Mas perde pro Cerato. Embora meu Cerato não esteja nem perto do consumo que os outros proprietários divulgam aqui, está fazendo por volta de 9km/l (mas meu pé é pesado, fazendo-o andar na cidade no mesmo ritmo que a Zafira andava e portanto aumentando mais o giro antes das trocas de marcha). A Zafira fazia 8, só gasolina, mesmo posto de sempre(e a m…. do Fox faz 6,5 no álcool e 7,5 na gasolina)

Conclusão:

Apesar da Zafira andar mais (2.0 16V contra 1.6 16V, e por melhor que seja este segundo é covardia né…), eu não fiquei decepcionado não!!! Muito pelo contrário!!! Como o carro “convida” a pisar a gente pisa e aí ele responde!

– Saí de um carro de “tiozão” pra um “da moda”;
– O Cerato é bonito, lindo, show de bola!!!;
– Estabilidade é com ele mesmo, e isso pra quem gosta de acelerar acaba valendo o mesmo peso que tem o motor neste quesito;
– Espaço tá sobrando… e eu tenho 1,86 de altura e minha família só tem gente grande (meu sogro tem 1,98);
– Segurança é uma coisa que vc “sente” no Cerato (já na Zafira é o contrário… talvez pela altura do vidro das portas mais baixo nela pra quem está dentro…);
– O “clima” a bordo é de modernidade (daí ficou difícil pra Zafira que é a mesma coisa desde “mirnovecentosebóbra”);

E é isso. Eu acho que se a Kia ouvisse minhas lamúrias acima e tivesse um motorzinho 1.8 que fosse, mas na mesma proporção de potência deste, e com maior torque, ia matar a pau e ninguém mais comprava Astra, Civic ou i30… Se os quesitos que descrevi acima não lhe “apetecem” (parafraseando um amigo meu…), entre um Cerato e uma Zafira, ainda assim fique com o Cerato: é 10 mil mais barato!

Bom…. amor é assim, a gente sabe dos defeitos, mas ama e ponto final. E comigo então, foi amor à primeira vista!!!

E você? Tá esperando o quê pra ir buscar o seu? Vai esperar subir o preço? O flex vai lhe fazer tanta diferença assim? Supondo que ele deverá ser uns R$5mil mais caro em relação ao preço de hoje, com diferença de 1 real no preço dos combustíveis e com 1 litro rendendo mais na gasolina que no álcool, faça a conta e veja quantos mil km demora pra pagar a diferença!!! Fiz uma continha besta aqui (alguém confira depois por favor): R$1,30 no álcool e R$2,30 na gasolina, fazendo 7km/l no álcool e 9km/l na gasolina, com custo de R$0,185714 e R$0,255556 por km rodado (respectivamente com álcool e com gasolina), diferença de R$0,069841 por km rodado. Para pagar a diferença de R$5mil vc vai levar mais de 71.590Km!!!! VAI LOGO BUSCAR O SEU!!!

Abraços!”

Depoimento de um proprietário – PARTE V

Agora o depoimento é do colega Cláudio Henrique (Rio de Janeiro / RJ), proprietário de um E.252 10/11:

“Viagem de estréia do Cerato (Rio de Janeiro – RJ / Serra do Caraça – MG). Gostei muito do comportamento do carro, mesmo com 4 ocupantes e bagagem. Na serra de Ouro Branco para Ouro Preto, teve um excesso de troca de marchas do câmbio automático, mas nada que comprometa o desempenho.

A única coisa que estava incomodando mesmo, foi o excesso de calibragem que os pneus sairam da concessionária (35 lbs). Após diminuir para 32 lbs ficou muito mais confortável, principalmente para os ocupantes do banco traseiro, pois estava “quicando” muito.
Sobre a estabilidade não tenho do que reclamar, o carro faz curva acima de 120 km/h tranquilamente, diferente do que li no blog. Deve ser pela razão do E.252 ter controle de estabilidade (ESP). No mais, estou muito satisfeito com o carro. Sonho realizado, agora é curtir a ótima escolha.

Distância: 1200 Km aproximadamente
Consumo: 11,45 km/l”