Cerato ganha prêmio de segurança nos EUA

Boa notícia para os proprietários e para os interessados pelo Cerato: o modelo da Kia recebeu prêmio de segurança nos EUA. Veja a notícia publicada pelo site MAXPRESS e encaminhada pelo nosso colega Henrique:
“Seguindo os passos do crossover urbano Kia Soul, o sedã Kia Cerato (conhecido como ‘Forte’ em alguns mercados) foi reconhecido pelo Instituto de Segurança para Proteção nas Estradas (IIHS, sigla em inglês), dos Estados Unidos, e recebeu o prêmio ‘Top Safety Pick” 2010 na categoria Carro Pequeno. O novo Cerato, que substituiu o modelo Kia Sephia no segmento de sedãs compactos, recebeu a honra máxima da organização ao ganhar a nota ”Bom” – a mais alta de todas – em crash test de segurança frontal, lateral, traseiro e capotamento.
‘A marca Kia tem crescido rapidamente nos Estados Unidos graças a novos veículos, como o Cerato, que incorporam nossas filosofias fundamentais de qualidade, valor, estilo e segurança’, disse Michael Sprague, vice-presidente de Marketing da Kia Motors América. “O Cerato é um veículo de estilo jovem e dinâmico, com uma variedade impressionante de itens de segurança de série. Ser honrado com um prêmio ‘Top Safety Pick’ o promove a candidato top em seu segmento e a um veículo que oferece aos consumidores um pacote completo’.
As notas do Instituto são baseadas em resultados de crash test frontal, lateral e traseiro. Pela primeira vez, uma boa performance em teste de força do teto para medir a proteção em um capotamento foi exigida para ganhar. A avaliação geral de cada veículo foi baseada em várias medidas específicas para cada ângulo de batida e para o impacto geral nos bonecos de teste dentro do veículo no momento da colisão. Todos os veículos deveriam ter controle eletrônico de estabilidade para serem eleitos.
A Kia Motors está passando por uma transformação drástica de design, que tem resultado em veículos de estilo dinâmico em muitos dos importantes segmentos e tem contribuído para o contínuo ganho de market share global da marca. Com o lançamento de quatro novos veículos e várias outras iniciativas importantes previstas para 2010, a Kia está pronta para manter esse ímpeto e continuar a construir a marca através de inovação em design, qualidade, valor, itens de segurança e novas tecnologias’.

Onde está o cárter?

Uma das coisas que me chamou atenção quando comprei o Cerato foi a ausência do protetor de cárter como item de série e a sua indisponibilidade até mesmo como acessório nas concessionárias aqui de Pernambuco. A justificativa do vendedor era a de que o cárter do modelo estava instalado num ponto mais elevado e seguro de qualquer pancada. Pesquisando na comunidade oficial do carro no orkut, outros proprietários relataram a mesma situação. Até então, no entanto, eu não havia tido a curiosidade de ver o carro por baixo e se há realmente algum perigo em não haver qualquer proteção especial.
Hoje à tarde, ao levá-lo a um posto de serviço para a realização do 1º alinhamento e balanceamento, pedi ao funcionário que levantasse o carro ao máximo no elevador para que eu pudesse enfim tirar uma dúvida de algum tempo: o protetor realmente faria falta? Antes de qualquer comentário, vejam a foto a seguir:
A duas pequenas linhas em amarelo, que eu desenhei, servem para demonstrar a distância da parte mais baixa da dianteira do carro para a parte mais baixa do cárter.
A foto abaixo mostra o carro visto de frente:
Conclusão: pelo que pude constatar, o protetor de cárter para o Cerato não é realmente algo essencial, já que a altura em relação ao solo me pareceu suficiente. Somente uma pancada muito, muito forte seria capaz de fazer com que a peça pudesse ser comprometida.
De qualquer forma, aos que ainda não se sentirem seguros em deixar o carro totalmente desprotegido, é bom ficar atento com o possível surgimento desta peça como acessório nas concessionárias ou mesmo no mercado paralelo.
Abraços!

50 seguidores!

Como uma ótima forma de iniciar a semana, hoje eu gostaria de agradecer pelo número 50. Este o total de seguidores deste blog desde o seu lançamento, em 01/01/2010.
Durante este período, procurei postar pontos de interesse para proprietários e curiosos sobre o carro. Peço desculpas se ainda não foi possível esclarecer a tudo o que me perguntaram, mas saibam que terei imenso prazer em continuar a auxiliá-los sempre que surgir alguma dúvida.
Gostaria de agradecer, também, os elogios que tenho recebido. São um estímulo para continuar a fazer do blog um espaço virtual agradável e, sobretudo, útil aos colegas.
Abraços!
P.S.: Alguns pontos interessantes dos últimos dias:
– Cheguei aos 7.000 km rodados na última sexta-feira (16/04). O Cerato continua em ótima forma, gostoso de dirigir e econômico como sempre; e
– A média diária de vendas no acumulado de abril permite supor, com boa segurança, vendas acima de 1.000 unidades pelo 2º mês consecutivo. Até sexta-feira (16/04), já haviam sido 718 unidades comercializadas.

AUTO ESPORTE entrevista Peter Schreyer

Sé há um grande responsável pela mundança de imagem que a Kia vem sofrendo nos últimos anos, este é Peter Schreyer, chefe de design da montadora sul-coreana. Oriundo da Audi, onde foi o “pai” do TT, um verdadeiro marco da montadora alemã, Peter é o responsável pelos mais recentes modelos da Kia. A AUTO ESPORTE entrevistou o designer e transcrevemos, com o devido crédito, a matéria realizada pela importante revista brasileira:
“Alemão da Bavária, ele não fala coreano. Mas, nos últimos quatro anos, traduz com sucesso a linguagem que a Kia quer imprimir em seus automóveis. Nascido em 1953, Peter Schreyer assumiu a diretoria geral de design da marca com a missão de definir um estilo exclusivo para toda a linha. E conseguiu: comanda a equipe que criou o bem-sucedido Soul, além de modelos como Cerato, Cadenza, Sorento e Sportage – sem falar do novo Magentis. Com um currículo de dar inveja, Schreyer atuou oito anos na Audi, onde foi o responsável pela criação do icônico cupê TT, referência em estilo ainda hoje.
O que quis expressar com o novo visual do Sportage?
Estou muito orgulhoso. É um grande passo em relação ao antigo Sportage. Se você olhar para toda a proporção, verá uma bela relação entre as formas da carroceria e dos vidros, bem baixos, como em um esportivo. Apesar disso, o espaço interno é amplo. O carro tem desenho mais fluido, mais aerodinâmico e “clean”. E, ao comparar o Sportage com o conceito Kue, apresentado há três anos em Detroit, você vê que ele carrega muita inspiração daquele protótipo. Isso mostra como é possível transferir ideias de um “show car” para um carro de produção.

Do que você mais gosta nele? Não posso dizer que gosto mais de uma parte ou de outra. Gosto do conjunto. Desenvolvemos nossa própria linguagem, nossa “face”, o que é importante. Há um detalhe, por exemplo, no topo do para-brisa, que não é totalmente reto… A intenção é que você possa reconhecê-lo a distância.

Qual era seu objetivo quando foi para a Kia? Você o alcançou?

Nos últimos anos desenvolvemos diversos novos modelos e mudamos quase toda a linha. Novo Sportage, Sorento. Todos ficaram muito bonitos. Então, para mim, é uma satisfação. Estou gostando muito disso.


Como você vê o design da Kia antes e depois do seu trabalho?
Os carros da Kia eram muito bons, mas neutros em design. Não tinham distinção característica real. Agora você pode reconhecer um Kia. E a Kia está se tornando mais forte como marca, o que se deve aos novos produtos e ao design consistente.

Você concorda com o conceito de “family face”? Ele não deixa os carros muito parecidos?
Depende de como você faz isso. Há marcas em que todos os modelos realmente parecem o mesmo, como no caso da Audi. Mas nossa intenção inicial é que todos os veículos pareçam um Kia. Eles podem ser similares, mas não queremos que todos sejam iguais, queremos que sejam reconhecidos como parte de uma família.
É preciso mudar o visual dos carros em cada região?
Um BMW é o mesmo em todos os países e eles são muito bem-sucedidos. Então, acho que isso não é um problema.
Qual o carro preferido entre os que você desenvolveu?
Isso é sempre muito difícil. Todos são como bebês, é difícil apontar seu filho preferido. O mais recente acaba se destacando e, nesse momento, é o Sportage.

Qual o elemento mais importante nos seus projetos?
É a “face”, a identidade. Assim como você reconhece alguém por seu rosto e pode apontar as características através do formato dos seus olhos, a dianteira do carro também é muito importante.
Quais são suas influências?
Tudo. Tudo que ouço, que vejo, música, arte, arquitetura, uma máquina de café… Tudo.

O que o design significa para o consumidor?

O design é o que define a compra do carro. Algumas pessoas até fazem compras racionais, mas você não pode evitar a influência do design.
É mais difícil saber o que as novas gerações esperam de um carro no futuro?
Acho que é mais difícil para eles mesmos saberem o que querem. Fazemos o que achamos que deve ser feito para daqui a dez anos, mas eles não sabem o que esperam.

Qual o próximo desafio do design automobilístico? Provavelmente será combinar baixo consumo de combustível à liberdade de escolha dos consumidores e à liberdade de criar carros variados, de tamanhos. O desenvolvimento de materiais mais leves deverá ter muita influência. Mas a estrutura básica não vai mudar. Daqui a dez anos ainda será possível reconhecer carros como carros.
É mais difícil projetar carros com as novas exigências de segurança e emissões?
Sempre é difícil. Sempre há novos desafios. E sempre temos de correr atrás deles. Não há monotonia em nosso trabalho.
E qual o futuro do design na Kia?
O Sportage é um novo passo. De carro para carro, estamos dando um passo adiante, e também aprendendo coisas para implementar no próximo. No futuro, teremos mais híbridos e alguns modelos elétricos. Assim como o Kue serviu de inspiração para o Sportage, você pode olhar para o Ray, um estudo aerodinâmico feito pelo estúdio da Kia nos EUA, e imaginar que ele provavelmente inspirará nossos carros daqui a três, quatro ou cinco anos.”

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI132377-10142,00-ENTREVISTAMOS+PETER+SCHREYER+O+FAMOSO+DESIGNER+DA+KIA.html

Março, mês de recorde!

Resultados de março finalmente divulgados e uma ótima notícia veio junto: com 1.323 unidades comercializadas, o Cerato bateu seu recorde de vendas no Brasil. Comparando com o seu melhor resultado até então (732 unidades, em dezembro de 2009), o crescimento foi de 80,74%. Em relação a fevereiro, foram 596 unidades a mais, ou 81,98% de aumento. O mês passado, é bom ressaltar, foi o melhor da história da indústria automobilística nacional.

Seguem algumas análises sobre o comportamento de mercado do Kia:

COMPARAÇÃO EM RELAÇÃO À CONCORRÊNCIA
À FRENTE DE:
– C4 Pallas (1.164)
– Focus Sedan (576)
– Sentra (505)
– 307 Sedan (258)
– Mégane (409)
– Bora (106)
ATRÁS DE:
– Corolla (5.761)
– Civic (4.112)
– City (3.112)
– Vectra (2.332)
– Linea (1.368)
RANKING POR REGIÕES
1. Sudeste – 565
2. Sul – 293
3. Nordeste – 277
4. Centro-Oeste – 133
5. Norte – 55
SUDESTE
Rio de Janeiro
– 223 unidades naquele que continua a ser o maior mercado do carro no país. Com este resultado, ficou à frente de Linea, C4 Pallas, Sentra, Focus Sedan e Mégane e apenas 28 unidades atrás do Vectra.
São Paulo
– A falta de uma motorização flex continua pesando para o Cerato no estado mais rico do país: foram 215 unidades, que o colocaram à frente apenas de concorrentes como Sentra, Focus Sedan e Mégane, entre outros. No Estado, a título de informação, o Honda City tem registradas quase 50% de suas vendas totais no Brasil.
SUL

Santa Catarina
– 105 unidades o colocaram em 4º lugar geral, atrás de Corolla, Civic e Vectra, mas à frente do City.
Rio Grande do Sul
– As 102 unidades fizeram do Kia o 5º mais vendido nos pampas, a apenas 09 unidades do City, 4º colocado.

NORDESTE

Bahia
– Na terra do axé, as 79 unidades colocaram o Cerato em 3º lugar geral, à frente de City, Vectra, Linea e Sentra.
Rio Grande do Norte
– As 34 unidades deixaram o Cerato atrás apenas do Corolla e com vantagem de 08 unidades em relação ao Civic, 3º colocado.
CENTRO-OESTE
Distrito Federal
– Na capital do país, as 64 unidades fizeram do coreano o 6º mais vendido, a apenas 02 unidades do Linea, 5º colocado.
NORTE
Tocantins
– Único Estado do Brasil em que o Cerato é líder de vendas. Em março, foram 25 unidades, 05 à frente do vice-líder Corolla e 12 sobre o Civic, 3º lugar.
RANKING POR ESTADOS
1.   Rio de Janeiro – 223
2.   São Paulo – 215
3.   Santa Catarina – 105
4.   Rio Grande do Sul – 102
5.   Paraná – 86
6.   Bahia – 79
7.   Espírito Santo – 67
8.   Distrito Federal – 64
9.   Minas Gerais – 60
10. Rio Grande do Norte – 34
Abraços!

Pegando uma estrada – PARTE III

Ontem (03/04) encarei mais uma viagem com o Cerato.
O percurso de Jaboatão dos Guararapes (PE) até a praia de Serrambi (para quem não conhece muito bem Pernambuco, fica próxima à famosa praia de Porto de Galinhas) foi relativamente curto – 118 km ida e volta -, mas voltei ainda mais satisfeito com o consumo do carro: com 03 pessoas à bordo, ar ligado o tempo inteiro, porta-malas com pouco peso e velocidade média de 90 km/h, consegui a excelente média de 15,75 km/l.
O único ponto negativo foi a relativa imprecisão do computador de bordo: a marca de 6,8 l / 100 km indicava um consumo acumulado de 14,71 km/l, uma diferença de aproximadamente 7% – nada absurda, é bem verdade. Durante os poucos mais de 04 meses em que estou com o carro, o CB tem se mantido bastante preciso em condições normais.
De resto, a mesma sensação de segurança garantida pelo motor eficiente e pelo equilíbrio da suspensão.

Abraços!
 

P.S.: Estou aguardando a atualização do site da FENABRAVE para postar a análise de vendas do Cerato em março. Espero fazê-lo ainda nesta semana.

BOMBA!!!

Aos muitos (como eu) que imaginavam tratar-se apenas de uma especulação, eis mais uma grande e agradável surpresa da Kia, o Cerato Hatch. Eis a matéria do site PIT STOP publicada há pouco: 
“Essa deve pegar muitos de surpresa. A Kia apresentou nesta quinta-feira (1º), no Salão de Nova York, a versão de cinco portas do sedan Cerato, conhecido como Forte em alguns mercados. O hatchback havia sido flagrado em testes uma única vez e seu lançamento oficial era pouco cogitado, mas a montadora sul-coreana decidiu seguir sua nova filosofia e surpreendeu mais uma vez. Suas vendas se iniciam ainda este ano nos Estados Unidos e não há previsão de lançamento no Brasil.
O Cerato hatch é idêntico ao irmão três-volumes até a porta traseira. Daí para trás é (quase) tudo novo. Uma terceira janela dá ao modelo o aspecto típico da categoria e reforça a sensação de esportividade, já presente nas linhas da porta traseira com caímento acentuado – herança do sedan. A traseira inclinada exibe amplas lanternas que invadem a tampa do porta-malas e lembram o conjunto utilizado no utilitário Sportage.

Aerofólio, vidro com cortes retos e para-choque com aplique plástico que imita um extrator de ar dão o toque final de esportividade à traseira do hatch. Por dentro a Kia promete novidades, mas não divulgou imagens. Segundo a assessoria de imprensa da marca, o console central foi levemente redesenhado e há paddle-shift (borboletas atrás do volante) e sistema de ignição por botão para todas as versões.

Falando nelas, o Cerato hatch será comercializado nos Estados Unidos em duas opções de motorização: uma 2.0 e outra 2.4. Caso o modelo venha a ser lançado no Brasil, é bem provável que esteja disponível com o propulsor 1.6l de 126 cv e, na melhor das hipóteses, também com o 2.0 bicombustível.”
Se a lógica prevalecer, este modelo deverá estar no Brasil em 2011 para uma dura batalha no concorrido segmento dos hatches médios. Com este design, com os 05 anos de garantia e com o provável motor flex, é de se esperar um bom desempenho. O i30 que se cuide!
Abraços!

Conquistando o internauta

Eis a notícia publicada pelo site INTERPRESS ontem:
“O sedã médio Kia Cerato empatou na preferência do internauta com o Honda Civic e o Toyota Corolla, com 25,43% dos votos cada um na enquete Interpress Motor da última semana, que incluía ainda o Citroën C4 Pallas (10,40%), o Chevrolet Vectra (8,67%) e o Honda City (4,62). A pergunta que ficou no ar foi: ‘Qual dos seguintes sedãs é o seu preferido?’. Responderam à enquete 346 internautas que navegam pelo site”
Não deixa de ser uma conquista ganhar a simpatia de consumidores tão acostumados a preferir Corolla e Civic em enquetes como essa.
Abraços!
P.S.: Num dos próximos posts, análise das vendas do Cerato em março. E tem coisa boa…

Uma situação inusitada…

Pessoal,

O Cerato está numa curva ascendente de vendas (até ontem, 888 unidades haviam sido comercializadas em todo o país, um novo recorde para o modelo) e começa a aparecer mais nas ruas.

Hoje à noite, no entanto, passei por uma situação inusitada: na saída do estacionamento do supermercado em que eu estava, encontrei um Cerato exatamente igual ao meu (versão E.201, prata). Como não podia deixar passar em branco, voltei, estacionei ao lado dele e registrei este “encontro de irmãos”:

Obs.: O meu está à direita na 1ª foto, à esquerda na 2ª.

É ou não uma situação curiosa?

Abraços!