Nosso colega Breno encaminhou a primeira avaliação completa da nova geração do Cerato. Vamos a ela?
“Faz pouco mais de um mês que peguei um Novo Cerato Automático aqui em São Paulo. Paguei 68 mil reais, ganhei insulfilm e tapete. Só pra esclarecer meu perfil: tenho 23 anos e sou funcionário público. Me apaixonei pelo design desde as primeiras foto na internet e, pessoalmente, o carro é ainda mais bonito.
Já rodei um pouco mais de 3000km, grande parte em estrada. Com esse tempo e quilometragem, já consigo avaliar algumas coisas com mais propriedade, claro que segundo a minha mera opinião.
Começando pela DIRIGIBILIDADE, ponto fortíssimo. O volante, além de menor que o ‘padrão’ (o que dá uma sensação de maior controle, esportividade), é revestido num couro muito macio, de toque muito agradável. A direção elétrica, com seus três modos de ‘dureza’ (SPORT, CONFORT e NORMAL) parece frescura, mas acaba sendo muito interessante a versatilidade. No modo ‘CONFORT’, ela fica MUITO LEVE, extremamente fácil para manobrar. Já no modo ‘SPORT’ endurece um pouco a rotação do volante, trazendo mais segurança e controle, quando se dirige na estrada.
Sobre o tão criticado motor 1.6 e seu consumo: é óbvio que tem que se pisar mais para ter a potência nas ultrapassagens e retomadas. Isso faz com que o motor 1.6, que teoricamente seria mais econômico que um motor 1.8, gaste um pouco mais. Mas não tanto. Pelas médias até agora mostradas no painel, tenho conseguido fazer por volta de 14,5km/l com gasolina na estrada e 9,5km/l com alcool. Na cidade, acaba sendo beberrão, mas ainda não posso afirmar com precisão o consumo, pois ainda não medi certinho, já que rodo muito mais estrada que cidade.
Sobre o câmbio automático: como li em uma reportagem e concordo plenamente, sinto que as marchas são trocadas um pouco “antes da hora”, não aproveitando tão bem o torque de cada marcha. Como falado na reportagem, a embreagem é um pouco “ansiosa” para trocar as marchas e, às vezes, ela fica um pouco indecisa em qual marcha ficar, dependendo do quanto se pisa. Mas, no fim, as retomadas são bem ágeis com o carro, quando se pisa um pouco mais. Algumas vezes chego a usar a troca sequencial de marchas no volante (Borboletas), que é um item diferencial no carro (não muito comum na faixa de preço). Gosto de usar essa troca de marchas nas reduzidas para entrar em curvas, diminuindo o uso dos freios.
Sobre a suspensão, barulho de rodagem e estabilidade. A suspensão está mais para rígida do que macia, mas num nível ideal, a meu ver. Passando por buracos e irregularidades, o impacto sentido nos bancos não é exagerado, nem o barulho, que é bem grave e não chega a incomodar. O barulho de rodagem dos pneus é um pouco maior em determinados tipos de asfaltos (mais antigos ou “ásperos”), mas na MAIORIA DAS ESTRADAS E ASFALTOS (Bandeirantes e Anhanguera, por exemplo), o barulho é MÍNIMO. Nessas estradas, aos 120km/hora, praticamente só se ouve o vento nos vidros do carro e um pouquinho do motor, que é isolado acusticamente da cabine, fazendo do novo Cerato um carro muito SILENCIOSO, até mesmo aos 140km/hora. Além disso, se sente muita estabilidade no carro a velocidades altas, ao fazer curvas, ao frear mais intensamente. O entre-eixos de 2,70m, a estrutura e e distribuição de peso no carro provavelmente ajudam muito nessa boa estabilidade, que traz, acima de tudo, segurança. Por falar em segurança, o New Cerato, segundo o site da Kia: “o novo Kia Cerato foi projetado para conquistar cinco estrelas em testes de segurança do Departamento de Transporte norte-americano, o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), em colisões frontais, laterais e capotamento, e também para ganhar o título de ‘Top Safety Pick’ pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), instituto dos EUA especializado em seguranças nas rodovias. Ele foi projetado e ganhou as certificações e é o único da categoria com a certificação 2013.”
Estética e conforto interno. O acabamento do painel interno é outra coisa que me agradou muito. Materiais e formas de muito bom gosto. O painel do rádio talvez poderia ter um visual mais moderno, mas a retro-iluminação vermelha dá um clima aconchegante no carro à noite. O ar condicionado digital dual zone facilita muito tudo. É ligar, setar a temperatura uma vez e esquecer. Pros passageiros, o espaço interno também ajuda. Mesmo com os bancos da frente bastante rebatidos, têm-se bastante espaço nos de trás para as pernas. O porta-malas é um dos maiores da categoria, dá pra carregar muita mala. (Fala-se em 3 malas grandes.)
O conjunto de acessórios dele, apesar de faltarem algumas coisas que os concorrentes tem (bluetooth, airbags laterais, gps, controle eletrônico de tração e de estabilidade) me agradou muito. O rebatimento automático dos retrovisores, a saída de ar condicionado para os bancos traseiros, a troca de marchas sequencial no volante, são um diferencial na faixa de preço.
No fim, o que me fez, absolutamente, decidir por esse carro, além da confiabilidade dos 5 anos de garantia (ou 100.000km), foi principalmente o design externo: acho que é o mais bonito entre os outros sedãs da mesma faixa de preço (65-75 mil reais). As linhas da lataria, os faróis e lanternas com LEDs e os detalhes cromados sem exagero (maçaneta e portas), fazem o Novo Cerato ficar sensacional de todos os ângulos. Os LEDs são um dos pontos fortes no design. Os LEDs dianteiros ficam acesos o tempo todo (com luminosidade mais intensa durante o dia, trazendo visibilidade e segurança e menor intensidade à noite, em conjunto com o farol). Os LEDs traseiros deixam a lanterna traseira linda à noite.
Além de beleza, estou me surpreendendo com o conforto, excelente dirigibilidade, maciez e baixo nível de ruídos. Não esperava que essas qualidades fossem ser tão boas nesse carro. Já dirigi por algum tempo Corolla 2005 e Civic 2009. O Corolla foi um dos carros mais macios e silencioso que eu já dirigi. Já o Civic, muito barulhento na rodagem dos pneus e um pouco duro na suspensão. Sinto que o Novo Cerato veio no ponto ideal pra mim, na beleza e conforto.”